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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra L e suas regularidades contextuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.

Materiais necessários: Projetor de slides, cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades utilize perguntas e reflexões coletivas.

c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte: “O que faremos nesta aula?”
  • Projete o slide ou escreva no quadro a adivinha: “ O que falta em uma casa para formar um casal?”

Espera-se que os alunos respondam que o que falta para a

casa virar casal é a letra L.

Materiais complementares: Projetor de slides ou quadro.

Dificuldades antecipadas: Se os alunos não adivinharem, dê dicas com: é uma letra formada por duas linhas retas mas que não são paralelas ou é a décima primeira letra do alfabeto.

Referências:

ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Leia o trecho do texto do livro Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante - “Os pais de Chapeuzinho Vermelho eram donos de uma acolhedora pensão, e as pessoas vinham de longe para provar seu borbulhante famoso refrigerante. Chapeuzinho Vermelho adorava encontrar os viajantes e ouvir as histórias dos perigosos confrontos com audaciosos salteadores e temíveis lobos.” (n/p.).
  • Projete o slide ou escreva no quadro o trecho do texto indicado no item 1 sem as seguintes palavras: vermelho, acolhedora, borbulhante, longe, lobo, salteadores.
  • Distribua a cada aluno fichas com as palavras suprimidas do trecho do texto. Link para impressão..
  • Leia o trecho do texto em voz alta, os alunos deverão levantar as fichas com as palavras que completam de forma correta as lacunas.
  • Preencha as palavras no slide ou no quadro.
  • Questione:

- O que estas palavras têm em comum?

- Podemos fazer agrupamentos de palavras?

- Qual critério podemos utilizar?

- Como vocês agrupariam essas palavras?

- Vamos fazer isso juntos?

Espera-se que os alunos respondam que a letra L é o que há de comum nas palavras e que podem ser agrupadas de acordo com a posição da letra L na sílaba, sendo L inicial, L final e L no dígrafo.

  • Pergunte:

- Nas aulas anteriores descobrimos mais uma regularidade contextual da letra L, alguém se lembra qual foi?

- Para recordar preste atenção na dica: “ Todos vocês conhecem histórias de lobo não é mesmo? Para descobrir a regularidade contextual que falta neste trecho da história respondam: qual é o local onde o lobo mora?

Espera-se que os alunos se recordem das reflexões e atividades das aulas anteriores. Caso não se lembrem dê a dica indicada, cuja resposta é floresta e reforce que a letra L aparece também no encontro consonantal (entre uma consoante e uma vogal).

Materiais complementares: Projetor de slides, cópias do material impresso.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de identificar as regularidades contextuais circule/grife a L letra nas posições das sílabas com cores diferentes e faça as perguntas reflexivas indicadas nas orientações.

Referências:

ROBERTS, Lynn (Reconto); DOGNINI, Denise Katchuian (tradução). Chapeuzinho Vermelho: Uma aventura Borbulhante. São Paulo: Ed. Zastras, 2009. n.p.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva as adivinhas no quadro.
  • Leia a adivinha e oriente o aluno levantar a mão se souber a resposta.
  • Caso o aluno acerte pergunte se a palavra se escreve com L ou U.
  • Se a resposta da adivinha ou da regularidade contextual for errada o jogo segue com outro aluno até que seja encontrada a resposta correta.
  • Ao final do jogo digite as respostas no slide ou escreva no quadro. As respostas são: a) pneu; b) chapéu; c) anzol; d) papel.
  • Questione:

- Como descobriu que a palavra era com L ou U?

Espera-se que os alunos respondam que foi através do plural das palavras, sendo palavras com plural terminado em “is” usamos a letra L e no plural terminado em “us” a palavra deve ser escrita com U.

Materiais complementares: Projetor de slides ou quadro.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de identificar as regularidades contextuais faça no quadro junto com os alunos os plurais das palavras.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua aos alunos cópias do material impresso. Link para impressão do material..
  • Oriente aos alunos para que as atividades 1 e 2 devem ser resolvidas individualmente.
  • Explique que, na atividade 1n o aluno deve consultar o banco de palavras para completar as lacunas dos textos; e na atividade 2, deverá ler as adivinhas completando com a palavra correta com atenção especial a ortografia (L ou U).
  • Realize a correção das atividades de forma coletiva no quadro.
  • Registre as regularidades contextuais. Atividade coletiva no quadro:

- L em início de sílaba.

- L em final de sílaba.

- L em encontro consonantal.

- L em dígrafo.

- L no plural “is” e U no plural de “us”,

  • Se perceber que algum aluno não está conseguindo realizar a atividade, ajude-o com perguntas reflexivas ou peça que um outro aluno ajude-o a realizar a atividade.

Materiais complementares: Cópias de folhas impressas.

Referências:

BEDRAN, Bia. Chora Manuel. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-girassol. Acesso em: 18 de outubro de 2018.

MORAES, Vinícius de. O girassol. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-girassol. Acesso em: 18 de outubro de 2018.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.

Materiais necessários: Projetor de slides, cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades utilize perguntas e reflexões coletivas.

c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte: “O que faremos nesta aula?”
  • Projete o slide ou escreva no quadro a adivinha: “ O que falta em uma casa para formar um casal?”

Espera-se que os alunos respondam que o que falta para a

casa virar casal é a letra L.

Materiais complementares: Projetor de slides ou quadro.

Dificuldades antecipadas: Se os alunos não adivinharem, dê dicas com: é uma letra formada por duas linhas retas mas que não são paralelas ou é a décima primeira letra do alfabeto.

Referências:

ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Leia o trecho do texto do livro Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante - “Os pais de Chapeuzinho Vermelho eram donos de uma acolhedora pensão, e as pessoas vinham de longe para provar seu borbulhante famoso refrigerante. Chapeuzinho Vermelho adorava encontrar os viajantes e ouvir as histórias dos perigosos confrontos com audaciosos salteadores e temíveis lobos.” (n/p.).
  • Projete o slide ou escreva no quadro o trecho do texto indicado no item 1 sem as seguintes palavras: vermelho, acolhedora, borbulhante, longe, lobo, salteadores.
  • Distribua a cada aluno fichas com as palavras suprimidas do trecho do texto. Link para impressão..
  • Leia o trecho do texto em voz alta, os alunos deverão levantar as fichas com as palavras que completam de forma correta as lacunas.
  • Preencha as palavras no slide ou no quadro.
  • Questione:

- O que estas palavras têm em comum?

- Podemos fazer agrupamentos de palavras?

- Qual critério podemos utilizar?

- Como vocês agrupariam essas palavras?

- Vamos fazer isso juntos?

Espera-se que os alunos respondam que a letra L é o que há de comum nas palavras e que podem ser agrupadas de acordo com a posição da letra L na sílaba, sendo L inicial, L final e L no dígrafo.

  • Pergunte:

- Nas aulas anteriores descobrimos mais uma regularidade contextual da letra L, alguém se lembra qual foi?

- Para recordar preste atenção na dica: “ Todos vocês conhecem histórias de lobo não é mesmo? Para descobrir a regularidade contextual que falta neste trecho da história respondam: qual é o local onde o lobo mora?

Espera-se que os alunos se recordem das reflexões e atividades das aulas anteriores. Caso não se lembrem dê a dica indicada, cuja resposta é floresta e reforce que a letra L aparece também no encontro consonantal (entre uma consoante e uma vogal).

Materiais complementares: Projetor de slides, cópias do material impresso.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de identificar as regularidades contextuais circule/grife a L letra nas posições das sílabas com cores diferentes e faça as perguntas reflexivas indicadas nas orientações.

Referências:

ROBERTS, Lynn (Reconto); DOGNINI, Denise Katchuian (tradução). Chapeuzinho Vermelho: Uma aventura Borbulhante. São Paulo: Ed. Zastras, 2009. n.p.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva as adivinhas no quadro.
  • Leia a adivinha e oriente o aluno levantar a mão se souber a resposta.
  • Caso o aluno acerte pergunte se a palavra se escreve com L ou U.
  • Se a resposta da adivinha ou da regularidade contextual for errada o jogo segue com outro aluno até que seja encontrada a resposta correta.
  • Ao final do jogo digite as respostas no slide ou escreva no quadro. As respostas são: a) pneu; b) chapéu; c) anzol; d) papel.
  • Questione:

- Como descobriu que a palavra era com L ou U?

Espera-se que os alunos respondam que foi através do plural das palavras, sendo palavras com plural terminado em “is” usamos a letra L e no plural terminado em “us” a palavra deve ser escrita com U.

Materiais complementares: Projetor de slides ou quadro.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de identificar as regularidades contextuais faça no quadro junto com os alunos os plurais das palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua aos alunos cópias do material impresso. Link para impressão do material..
  • Oriente aos alunos para que as atividades 1 e 2 devem ser resolvidas individualmente.
  • Explique que, na atividade 1n o aluno deve consultar o banco de palavras para completar as lacunas dos textos; e na atividade 2, deverá ler as adivinhas completando com a palavra correta com atenção especial a ortografia (L ou U).
  • Realize a correção das atividades de forma coletiva no quadro.
  • Registre as regularidades contextuais. Atividade coletiva no quadro:

- L em início de sílaba.

- L em final de sílaba.

- L em encontro consonantal.

- L em dígrafo.

- L no plural “is” e U no plural de “us”,

  • Se perceber que algum aluno não está conseguindo realizar a atividade, ajude-o com perguntas reflexivas ou peça que um outro aluno ajude-o a realizar a atividade.

Materiais complementares: Cópias de folhas impressas.

Referências:

BEDRAN, Bia. Chora Manuel. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-girassol. Acesso em: 18 de outubro de 2018.

MORAES, Vinícius de. O girassol. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-girassol. Acesso em: 18 de outubro de 2018.

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