14828
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Nesta proposta, prepare um cesto de descobertas com materiais e portadores de texto que remetam a aves.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Apresente a proposta

Busque na internet fotos de animais que seja da preferência do seu grupo e textos que remetam a ele (podem ser revistas, livros, brinquedos etc.). Se tiver um registro do grupo interagindo com elementos de histórias, envie, para tornar mais significativa a proposta. Aproveite e convide:

- Que tal uma brincadeira para descobrirem juntos, aí em casa, sobre os animais?

Você pode gravar uma mensagem de áudio ou breve vídeo, e encaminhar da forma que sua rede estiver usando para se comunicar com as famílias.

Adaptações necessárias

Explique que poderão usar uma caixa surpresa e, nela, guardarem os elementos. Os materiais usados devem ser os que tiverem disponíveis em casa, já que não é recomendado sair para compras. Sugira que imprimam o que você enviou. Caso não seja possível fazer a impressão, sugira que recortem imagens de revistas ou de outra fonte, para colocarem na caixa surpresa. Outra opção é usar um dispositivo digital, que reunirá os portadores, as imagens e a história, sendo desta forma a fonte dos elementos para a história.

Sugira às famílias

Convide os familiares a apresentarem a caixa de forma instigante, balançando e aguçando a curiosidade ao perguntarem sobre qual animal se referem as surpresas ali contidas. Oriente que permitiram a livre exploração, que conversem com o bebê e validem as iniciativas dele. Por exemplo: um bebê menor pode pegar um bicho enquanto o familiar retira uma imagem real para despertar a curiosidade. Sugira que o familiar convide o bebê para a história da forma como for possível: com um livro que tenha em casa ou pelo link (disponível aqui). 

Oriente que gesticulem e façam pausas para que o bebê possa interagir com o momento, e finalizem relacionando a história com os elementos ainda presentes na brincadeira. 

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias a enviarem, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo Whatsapp, o registro da brincadeira que fizeram com os elementos da história. Socialize os registros com as outras famílias, pois, através dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertirem ainda mais em casa. No retorno, se organize para reviverem esses momentos significativos vindos de casa. Assim, as experiências vividas em casa farão conexão com as escolares e darão suporte ao retorno.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Bruna Bonfá Terra da Silva


Código: EDI1_13UND02

(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas