14827
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Apresentando a rotina às famílias

Usando fotos e com o apoio dos familiares, os bebês irão ajudar a definir as atividades que acontecerão em um dia na instituição.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Fernanda Alves da Silva

Mentora: Adriana Silva da Costa Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência:   O EU, O NÓS E O OUTRO

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Objetivos e códigos da Base:

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Abordagem didática: A construção dos vínculos afetivos dos bebês, das famílias e dos professores vão sendo construídos, cotidianamente, em especial nos momentos de chegadas e despedidas.

É interessante quando os familiares são convidados para entrar na escola, diariamente ou de vez em quando, pois assim constrói-se uma relação de confiança e corresponsabilidade pelo cuidado e pela educação do bebê.

Ao chegar, quando o bebê é bem acolhido e despede-se tranquilamente da família ou do responsável, ele passará bem o dia para explorar, investigar, interagir e aprender. Algumas reações e sentimentos podem surgir por parte do bebê, como por exemplo, os choros, que precisam ser acolhidos pelos professores, por meio do diálogo e do olhar cuidadoso.

É importante também pensar nas despedidas entre os pares e dos professores, para que os bebês saibam que o dia na escola terminou e que tenham o desejo de retornar para aquele ambiente alegre e acolhedor.


Código: EDI1_06UND03

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas