14826
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincando de Cadê? Achou!

Nesta atividade, as famílias são convidadas a brincar com as crianças no momento da despedida da sala.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Fernanda Alves da Silva

Mentora: Adriana Silva da Costa Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos.

Objetivos e códigos da Base:

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Abordagem didática: A construção dos vínculos afetivos dos bebês, das famílias e dos professores vão sendo construídos, cotidianamente, em especial nos momentos de chegadas e despedidas.

É interessante quando os familiares são convidados para entrar na escola, diariamente ou de vez em quando, pois assim constrói-se uma relação de confiança e corresponsabilidade pelo cuidado e pela educação do bebê.

Ao chegar, quando o bebê é bem acolhido e despede-se tranquilamente da família ou do responsável, ele passará bem o dia para explorar, investigar, interagir e aprender. Algumas reações e sentimentos podem surgir por parte do bebê, como por exemplo, os choros, que precisam ser acolhidos pelos professores, por meio do diálogo e do olhar cuidadoso.

É importante também pensar nas despedidas entre os pares e dos professores, para que os bebês saibam que o dia na escola terminou e que tenham o desejo de retornar para aquele ambiente alegre e acolhedor.


Código: EDI1_06UND02

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas