Nesta atividade, uma brincadeira serve como mote para abordar a importância do autocuidado e do cuidado com o outro.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Djenane Martins Oliveira
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática: São momentos cotidianos imprescindíveis que possibilitam a construção de hábitos, a prevenção de doenças e, consequentemente, a promoção da saúde e bem-estar. Ademais, por meio do olhar atento e da conversa, o vínculo afetivo é construído e o bebê, ao ser cuidado, constrói uma imagem de respeito consigo e com o outro.
Neste sentido, as situações de cuidado, mesmo as mais velozes, como lavar as mãos, ou as mais morosas, como um banho (que pode ser acompanhado por música ou brincadeira), devem ser planejadas para garantir o cuidado entrelaçado com o prazer, a construção do autocuidado e a aprendizagem de bons hábitos.
Código: EDI1_03UND04
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes