Nesta proposta, conheça orientações sobre como tornar o momento da troca de roupa uma oportunidade de aprendizagem sobre o corpo e o autocuidado.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Djenane Martins Oliveira
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O Eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática: São momentos cotidianos imprescindíveis que possibilitam a construção de hábitos, a prevenção de doenças e, consequentemente, a promoção da saúde e bem estar. Ademais, por meio do olhar atento e da conversa, o vínculo afetivo é construído e o bebê, ao ser cuidado, constrói uma imagem de respeito consigo e com o outro.
Nesse sentido, as situações de cuidado, mesmo as mais velozes, como lavar as mãos, ou as mais morosas, como um banho (que pode ser acompanhado por música ou brincadeira), devem ser planejadas para garantir o cuidado entrelaçado com o prazer, a construção do auto cuidado e a aprendizagem de bons hábitos
Código: EDI1_03UND02
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes