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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra L: onde e como utilizar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Letra L: onde e como utilizar

Finalidade da aula: Identificar e usar de forma correta os diferentes valores contextuais do grafema: L em final de sílaba; L em início de sílaba e L em encontros consonantais; L em dígrafos; tomar consciência da regularidade ortográfica do uso do L ou U, através dos plurais das palavras.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.

Orientações:

  1. Antes da aula confeccione uma base e os cartões com palavras em um tabuleiro de papelão, color set ou papel cartão em tamanho (a definir).
  2. Cole as casas do jogo no tabuleiro e se achar necessário encape com papel contact para melhorar a estética do jogo. Estas casas deverão ter os seguintes nomes: RUAS, AVENIDAS, SORTE ou REVÉS, IMPOSTO, CASA DO L ou U.
  3. Confeccione em papelão (color set ou papel cartão) o banco de palavras, se quiser encape com papel contact ou plastifique de forma caseira. Link para impressão do Banco de palavras.

- Encontro consonantal: BL = bíblia, Pablo, emblema, blusa, problema, público, biblioteca, bloco, publicação, neblina, blusão; clima, bicicleta, ciclo, clínica, chiclete, Cláudia, classe, motocicleta, reclamar, claro; FL= flor, Flávio, floricultura, flanela, aflição, flauta, floresta, flamengo, flúor, flecha; GL = globo, Glória, Inglaterra, anglo, glicose, iglu, glicemia; PL = placa, planta, planejamento, diploma, pleno, plural, placar, planeta, plano; TL = atleta, atlas, atletismo, atlântico.
- L/U: varal, policial, cacau ,degrau, mingau, sarau, pica-pau, curau, sideral, barril, troféu ,carnaval , berimbau, hotel, funil, degrau, numeral, punhal, mel, girassol, pardal, automóvel, jornal, chapéu, pincel, céu, litoral, anel, caracol, sol.
- L início da palavra ou da sílaba: lata, leão, lixo, livro, leite, lobo, lua, luva, laço, balaio, beleza, cebola, óleo, palácio, colega, família, colisão, desligar, palito, fertilizante, alimento, loja, Zulu, Omolu, Zilú.
- L em final de sílaba ou palavra: altar, papel, algodão, alça, avental, quintal, quartel, , cascavel, papel, alto, azul, último, futebol, alfinete, difícil, ultraje, Brasil, fiel, carretel.

- L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.

Materiais necessários: papelão, papel cartão ou color set, papel contact, peões (os peões ( que devem ser coloridos) podem ser de plástico ou feito em EVA, de preferência um material durável que possa ser utilizado várias vezes).

Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou esteja no processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José et al. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_II_Prof.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2018.


Código: LPO3_03ATS02

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


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