14820
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra L: onde e como utilizar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp;
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Vídeo com a música "Colar de Carolina", disponível aqui;
Tabela de regularidades contextuais, disponível aqui;
Banco de palavras para o jogo de tabuleiro, disponível aqui.

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Vamos brincar de caçar palavras? Compartilhe o link do vídeo disponível aqui e os textos sugeridos nas orientações do plano. Envie o texto por e-mail ou WhatsApp, e desafie os alunos a identificarem todas as palavras escritas com “L”. Peça para compartilharem pelo WhatsApp a lista encontrada.

Desenvolvimento
Para o jogo de cartas, oriente os alunos que as figuras poderão ser impressas, recortadas ou desenhadas em peças individuais. Siga as orientações do plano. Para sorteio das palavras, as peças podem ser colocadas num saco e retiradas aleatoriamente.
Para o jogo Banco Ortográfico, monte um tabuleiro com as palavras propostas no banco de palavras do plano para mostrar aos alunos. Pode ser através de uma foto com orientações em áudio pelo WhatsApp.
Para o jogo das adivinhas, as frases sugeridas no slide poderão ser compartilhadas através do WhatsApp.
Crie um formulário para cada jogo com as principais perguntas das orientações, para reflexão dos alunos. Se você preferir, poderá fazer uma videochamada pelo Meet para realizar os jogos e proporcionar o momento de reflexão com os alunos.
Prepare um mural no Padlet (utilize a configuração em colunas) com a proposta da Tabela de Regularidades Contextuais, compartilhe o link pelo WhatsApp ou, se preferir, elabore a tabela em um Google Docs para cada aluno, para que eles organizem as palavras do jogo e do texto (escritas com “L”) em grupos. Peça que façam o registro da tabela no caderno, pois ela será usada em todas as aulas desta sequência.

Fechamento
Peça que eles analisem coletivamente a Tabela de Regularidades (em um documento do Google ou mural no Padlet) para responderem às perguntas propostas nas orientações do plano. Elas poderão ser feitas através de audios pelo WhatsApp, escritas no mural do Padlet ou no documento compartilhado pelo e-mail. Siga as orientações do plano e espere que os alunos cheguem à conclusão de que: a letra L pode estar no início da sílaba, no final da sílaba, no encontro consonantal e no dígrafo LH; quando o plural das palavras termina em “eis”, devemos escrever o singular com L; quando o plural das palavras é terminado em “us”, devemos escrever o singular desta palavra com U.

Convite às famílias
Quem será que é bom em adivinhar? Convide os familiares a participarem dos jogos propostos. Também é possível utilizar as peças do jogo para jogar bingo ou jogo da memória.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_03ATS02

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas