Atividade para impressão - Ficha de Análise Comparativa
Plano de Aula
Plano de aula: Soneto, linguagem poética e o universo multimídia
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Sonetos impressos e/ou digitais. Projetor ou quadro digital para exibição de alguns video-poemas. Ficha comparativa para registro das observações e considerações dos alunos.
Informações sobre o gênero: Soneto é um poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Não identificar os elementos linguísticos e os recursos de efeito nos poemas trabalhados. Não estabelecer relação entre o soneto e seus efeitos de sentido e recursos linguísticos verbais com os outros dois gêneros, que exploram também as imagens - estimular a discussão em sala para esclarecer possíveis dúvidas, esclarecendo as dificuldades identificadas.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva o título da aula e peça que os alunos conceituem linguagem poética e socializem o que entendem por multimídia.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Pergunte se os alunos sabem o que é um video-poema.
- Projete o slide com as duas perguntas e informe que eles irão assistir a três vídeos, uma animação, a declamação de um soneto e outro com um video-poema. Todos sobre o mesmo soneto.
- Antes da exibição dos vídeos, solicite que observem como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz e as pausas contribuem para o sentido do texto. Eles devem também observar a postura corporal e a gestualidade na declamação do poema, bem como a função da imagem para a construção do sentido do soneto no video-poema e na animação.
- Peça que observem, ainda, os efeitos de sentido decorrentes do uso das figuras de linguagem.
- Eles podem, se desejarem, fazer anotações enquanto assistem aos vídeos.
- Exiba os vídeos.
- Espera-se que os alunos percebam que no soneto a imagem vai sendo construída por meio das palavras escolhidas pelo poeta, ao se valer de recursos como as figuras de linguagem. A emoção é alcançada pelo ritmo dos versos, as pausas e rimas. Já na declamação, a entonação, a linguagem corporal, as expressões faciais contribuem para a interpretação do soneto, sugerindo ao espectador algumas emoções. Na animação, por sua vez, a sequência de imagens e a transição entre elas igualmente favorecem a compreensão do texto. Nela também, uma vez que o soneto também é declamado, as pausas e o ritmo contribuem para emocionar o espectador. O desenho tem um papel enfático na animação, reforçando alguns elementos do poema (solidão, pranto, espanto etc.) que são essenciais para a construção do sentido, que é a separação dos amantes.
Materiais complementares: Para acessar o vídeo da animação do soneto, clique aqui.
TANAKA, André. Soneto da Separação - Vinícius de Moraes. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3ANzjsBjGWU>.
Para acessar o video-poema, clique aqui.
FURLETTI, Andressa. Separation Sonet. 2012. Disponível em: <https://vimeo.com/53133829>.
Para acessar a declamação do soneto, clique aqui.
GIL, Daniel. Vinícius de Moraes - Soneto de Separação. 2007. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nHsp3mqOUHE>.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Após a exibição, peça a leitura do soneto apresentado nos vídeos.
- Separe a classe em trios para favorecer a cooperação e troca de impressões, colaborando para a realização da atividade.
- Os alunos devem preencher uma ficha de análise comparativa, com algumas características dos gêneros, que o aluno deve analisar se estão ou não presentes nos exemplares apresentados na aula, percebendo pontos de aproximação e de divergência. Entregue uma ficha por trio.
- Após a realização da atividade, peça que a classe forme uma roda, para facilitar a discussão sobre o tema da aula.
- Inicialmente, peça que discutam sobre o espaço do soneto no século XXI e como o universo multimídia pode contribuir para renovar o gênero e perpetuá-lo. Espera-se que os alunos percebam que a internet permite resgatar poemas antigos, de célebres escritores, facilitando seu compartilhamento. Também que as tecnologias digitais permitem dar uma nova roupagem a esses textos, como no caso do video-poema e da animação apresentadas na aula. Quanto ao espaço, diante da pluralidade da internet, que admite a diversidade e dá espaço para múltiplas manifestações culturais, é importante inserir nesse contexto os sonetos e outros poemas, no intuito de preservar parte tão importante da literatura mundial.
Materiais complementares: Para acessar o soneto desta aula, clique aqui.
Para acessar a ficha de análise comparativa, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Ainda na roda de conversa, peça que os alunos compartilhem as respostas da ficha de análise.
- Estimule a reflexão sobre a função do som, da imagem, do ritmo e da pausa, relacionando-os com a caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações no soneto objeto da aula. Na declamação, por exemplo, o eu lírico assume a forma do seu trovador. O som e a imagem contribuem para emocionar o público. De certa forma, o ato de entoar um poema transfigura seu tempo e seu espaço, tornando-o contemporâneo e universal. No soneto em análise, a experiência da separação é uma temática que pode alcançar todas as pessoas, não se restringindo a uma época, local, faixa etária, gênero.
- Resgate o conceito de metáfora e metonímia e peça que os alunos debatam como esses recursos estão presentes nos vídeos. Enquanto que na leitura do texto escrito esta percepção é mais subjetiva, exigindo mais do leitor, no vídeo, o uso de imagens, objetos, desenhos e outro elementos visuais preenchem algumas lacunas e esclarecem sentidos que poderiam passar despercebidos pelo leitor/espectador.
Materiais complementares: Para acessar a resolução da ficha de análise comparativa, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Explique o tema da aula e peça que eles relatem rapidamente o que entendem por linguagem poética e multimídia. Peça que os alunos enviem as suas respostas.
Introdução
Em um vídeo, áudio ou mensagem de texto, faça uma pergunta retórica questionando se os alunos sabem o que é um vídeo-poema. Depois disso, avise que você os enviará três textos (uma declamação, um vídeo-poema e uma animação, disponíveis no plano de aula, todos referentes ao Soneto da Separação, de Vinícius de Moraes). Peça que os alunos assistam/escutem os textos e percebam as semelhanças e diferenças entre eles, registrando-as no caderno. Oriente, após a atividade, que os alunos enviem fotos das suas anotações.
Desenvolvimento
Envie um novo áudio ou vídeo e peça que os alunos se organizem em duplas, nas quais podem, por meio do WhatsApp, criar um grupo de comunicação para dialogar sobre as atividades. Disponibilize o Soneto da Separação, de Vinícius de Moraes, e peça que os grupos leiam-no e façam comparações com os vídeos assistidos anteriormente, por meio do preenchimento da ficha de comparação, disponível em materiais complementares. Se for possível, quando acabarem a atividade, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que os alunos façam as análises em conjunto, com a participação do professor. Caso contrário, peça que um aluno de cada grupo envie as suas respostas ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso.
Fechamento
Para finalizar, por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos expliquem, com as suas palavras, a função do som, da imagem, do ritmo e da pausa, relacionando-os com a caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações no soneto objeto da aula. Resgate o conceito de metáfora e metonímia e peça que os alunos escrevam, em forma de síntese, como esses recursos estão presentes nos vídeos. Peça que enviem as suas respostas ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso.
Convite às famílias
Convide a família a assistir às adaptações do soneto de Vinícius de Moraes e a procurar, no Youtube, outros vídeos-poemas. Procure no acervo de criado pela TV Cultura, no próprio Youtube do programa infantil Castelo-Rá-Tim-Bum, vários vídeos-poemas interessantes e lúdicos. Sugiro a playlist disponível aqui. Convide algum aluno a registrar esse momento em família por meio de fotos e vídeos e enviar aos outros alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Soneto, linguagem poética e o universo multimídia
Finalidade da aula: Analisar os efeitos dos recursos paralinguísticos e cinésicos, percebendo semelhanças entre o soneto e o vídeo-poema para relacionar o uso de figuras de linguagem no soneto com a função da imagem no vídeo-poema.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.