14816
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Soneto, linguagem poética e o universo multimídia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Soneto, linguagem poética e o universo multimídia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Explique o tema da aula e peça que eles relatem rapidamente o que entendem por linguagem poética e multimídia. Peça que os alunos enviem as suas respostas.

Introdução
Em um vídeo, áudio ou mensagem de texto, faça uma pergunta retórica questionando se os alunos sabem o que é um vídeo-poema. Depois disso, avise que você os enviará três textos (uma declamação, um vídeo-poema e uma animação, disponíveis no plano de aula, todos referentes ao Soneto da Separação, de Vinícius de Moraes). Peça que os alunos assistam/escutem os textos e percebam as semelhanças e diferenças entre eles, registrando-as no caderno. Oriente, após a atividade, que os alunos enviem fotos das suas anotações.

Desenvolvimento
Envie um novo áudio ou vídeo e peça que os alunos se organizem em duplas, nas quais podem, por meio do WhatsApp, criar um grupo de comunicação para dialogar sobre as atividades. Disponibilize o Soneto da Separação, de Vinícius de Moraes, e peça que os grupos leiam-no e façam comparações com os vídeos assistidos anteriormente, por meio do preenchimento da ficha de comparação, disponível em materiais complementares. Se for possível, quando acabarem a atividade, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que os alunos façam as análises em conjunto, com a participação do professor. Caso contrário, peça que um aluno de cada grupo envie as suas respostas ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso.

Fechamento
Para finalizar, por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos expliquem, com as suas palavras, a função do som, da imagem, do ritmo e da pausa, relacionando-os com a caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações no soneto objeto da aula. Resgate o conceito de metáfora e metonímia e peça que os alunos escrevam, em forma de síntese, como esses recursos estão presentes nos vídeos. Peça que enviem as suas respostas ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso.

Convite às famílias
Convide a família a assistir às adaptações do soneto de Vinícius de Moraes e a procurar, no Youtube, outros vídeos-poemas. Procure no acervo de criado pela TV Cultura, no próprio Youtube do programa infantil Castelo-Rá-Tim-Bum, vários vídeos-poemas interessantes e lúdicos. Sugiro a playlist disponível aqui. Convide algum aluno a registrar esse momento em família por meio de fotos e vídeos e enviar aos outros alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_02SQA09

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas