14815
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Figuras de linguagem: Um jogo de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Figuras de linguagem: Um jogo de palavras

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Antes desta aula, solicite que os alunos façam um estudo orientado sobre as seguintes figuras de linguagem: comparação, hipérbole e prosopopeia. Peça que incluam o conceito e alguns exemplos das figuras de linguagem exploradas na aula anterior (antítese, paradoxo, metáfora e metonímia). Caso julgue necessário, acesse aqui uma sugestão de roteiro para a o estudo orientado.

Materiais necessários: Pesquisa feita pelos alunos, sonetos impressos, ficha de avaliação online, papelão, cartolina, papel e papel cartão de cores diversas, cola, tesoura, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, tablets, um notebook ou computador desktop com conexão com internet (podem ser usados ainda os celulares dos alunos).

Informações sobre o gênero: Soneto é um poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Não compreender as figuras de linguagem apresentadas. Dificuldade para estruturar o jogo por não ter realizado a pesquisa prévia. Não conseguir identificar as figuras de linguagem presentes nos textos. Para superar esses impasses, forneça acesso a um computador ou outro equipamento que viabilize a consulta sobre o tema da aula e dê suporte aos alunos, esclarecendo suas dúvidas.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Use um computador desktop ou notebook ou disponha de tablets com internet para dar apoio às atividades desta aula.
  • Divida a classe em grupos para favorecer a colaboração e a comunicação e também para otimizar o tempo a fim de alcançar o objetivo da aula, que é a criação de um jogo.
  • Projete ou escreva o título da aula e peça que os alunos expliquem qual a relação do título com a pesquisa que realizaram previamente sobre figuras de linguagem.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é a criação de jogos de carta ou dominó sobre as figuras de linguagem exploradas: antítese, paradoxo, metáfora, metonímia, comparação, hipérbole e prosopopeia. Para isso, eles deverão compartilhar as informações coletadas no estudo orientado (sugestão de roteiro).
  • Em seguida, peça que discutam sobre a elaboração de um jogo cujo tema são as figuras de linguagem trabalhadas. O jogo pode ser de cartas, dominó ou outro tipo. No jogo, os participantes devem ser capazes de identificar algumas figuras de linguagem usadas em sonetos. Eles devem pensar nas regras, peças, tabuleiro (se for o caso) e demais elementos relacionados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o material que eles poderão usar (papel, cola, tesoura etc.) e oriente os alunos a desenvolverem o jogo levando em consideração esses recursos disponíveis.
  • Uma vez que eles pesquisaram o conceito e exemplos das figuras de linguagem, distribua nos grupos sonetos impressos que se valeram desses recursos de sentido. Os sonetos selecionados já foram trabalhados em aulas anteriores.
  • Ressalte que eles devem concluir o planejamento no tempo estabelecido, pois o momento seguinte da aula deverá ser usado para a confecção do jogo. Peça que dividam as tarefas, estabelecendo a função de cada componente do grupo. Por exemplo, quem vai escrever as regras, quem vai criar as peças ou cartas etc.
  • Forneça o material necessário para o desenvolvimento do jogo.

Materiais complementares: Para acessar a coletânea de sonetos desta aula, clique aqui.

Para a indicação de figuras de linguagem nos sonetos, clique aqui.

Para acessar um modelo de dominó, acesse aqui.

Observação: o objetivo é que os alunos criem o jogo. O modelo disponibilizado é uma referência e pode ser alterado. Caso ache mais adequado, considerando o perfil da turma, pode ser utilizado em sala.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Após a etapa de elaboração e divisão de tarefas, os grupos deverão criar o jogo que inventaram.
  • Ofereça suporte às equipes e esclareça eventuais dúvidas.
  • Neste momento, circule entre os grupos e verifique se o conteúdo do jogo está adequado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os grupos troquem os jogos entre si.
  • Eles terão os momentos finais da aula para experimentar a criação de outro grupo.
  • Projete ou escreva o link da ficha de avaliação do jogo e peça que, individualmente, os alunos avaliem o jogo que experimentaram.
  • Sugere-se o uso de um formulário online para a avaliação dos jogos. Para isso, consulte o tutorial indicado nos materiais complementares e o modelo da ficha de avaliação. Caso prefira, poderá imprimir o modelo e pedir que os alunos preencham a avaliação.
  • Recolha os jogos para que possa avaliá-los. Se julgar necessário, reserve outra aula para que esta etapa de degustação seja mais proveitosa e oportunize a valorização do trabalho dos alunos.

Materiais complementares: Para acessar a ficha de avaliação dos jogos, clique aqui.

Para acessar o tutorial do Google Forms, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Antes desta aula, solicite que os alunos façam um estudo orientado sobre as seguintes figuras de linguagem: comparação, hipérbole e prosopopeia. Peça que incluam o conceito e alguns exemplos das figuras de linguagem exploradas na aula anterior (antítese, paradoxo, metáfora e metonímia). Caso julgue necessário, acesse aqui uma sugestão de roteiro para a o estudo orientado.

Materiais necessários: Pesquisa feita pelos alunos, sonetos impressos, ficha de avaliação online, papelão, cartolina, papel e papel cartão de cores diversas, cola, tesoura, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, tablets, um notebook ou computador desktop com conexão com internet (podem ser usados ainda os celulares dos alunos).

Informações sobre o gênero: Soneto é um poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Não compreender as figuras de linguagem apresentadas. Dificuldade para estruturar o jogo por não ter realizado a pesquisa prévia. Não conseguir identificar as figuras de linguagem presentes nos textos. Para superar esses impasses, forneça acesso a um computador ou outro equipamento que viabilize a consulta sobre o tema da aula e dê suporte aos alunos, esclarecendo suas dúvidas.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Use um computador desktop ou notebook ou disponha de tablets com internet para dar apoio às atividades desta aula.
  • Divida a classe em grupos para favorecer a colaboração e a comunicação e também para otimizar o tempo a fim de alcançar o objetivo da aula, que é a criação de um jogo.
  • Projete ou escreva o título da aula e peça que os alunos expliquem qual a relação do título com a pesquisa que realizaram previamente sobre figuras de linguagem.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é a criação de jogos de carta ou dominó sobre as figuras de linguagem exploradas: antítese, paradoxo, metáfora, metonímia, comparação, hipérbole e prosopopeia. Para isso, eles deverão compartilhar as informações coletadas no estudo orientado (sugestão de roteiro).
  • Em seguida, peça que discutam sobre a elaboração de um jogo cujo tema são as figuras de linguagem trabalhadas. O jogo pode ser de cartas, dominó ou outro tipo. No jogo, os participantes devem ser capazes de identificar algumas figuras de linguagem usadas em sonetos. Eles devem pensar nas regras, peças, tabuleiro (se for o caso) e demais elementos relacionados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o material que eles poderão usar (papel, cola, tesoura etc.) e oriente os alunos a desenvolverem o jogo levando em consideração esses recursos disponíveis.
  • Uma vez que eles pesquisaram o conceito e exemplos das figuras de linguagem, distribua nos grupos sonetos impressos que se valeram desses recursos de sentido. Os sonetos selecionados já foram trabalhados em aulas anteriores.
  • Ressalte que eles devem concluir o planejamento no tempo estabelecido, pois o momento seguinte da aula deverá ser usado para a confecção do jogo. Peça que dividam as tarefas, estabelecendo a função de cada componente do grupo. Por exemplo, quem vai escrever as regras, quem vai criar as peças ou cartas etc.
  • Forneça o material necessário para o desenvolvimento do jogo.

Materiais complementares: Para acessar a coletânea de sonetos desta aula, clique aqui.

Para a indicação de figuras de linguagem nos sonetos, clique aqui.

Para acessar um modelo de dominó, acesse aqui.

Observação: o objetivo é que os alunos criem o jogo. O modelo disponibilizado é uma referência e pode ser alterado. Caso ache mais adequado, considerando o perfil da turma, pode ser utilizado em sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Após a etapa de elaboração e divisão de tarefas, os grupos deverão criar o jogo que inventaram.
  • Ofereça suporte às equipes e esclareça eventuais dúvidas.
  • Neste momento, circule entre os grupos e verifique se o conteúdo do jogo está adequado.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os grupos troquem os jogos entre si.
  • Eles terão os momentos finais da aula para experimentar a criação de outro grupo.
  • Projete ou escreva o link da ficha de avaliação do jogo e peça que, individualmente, os alunos avaliem o jogo que experimentaram.
  • Sugere-se o uso de um formulário online para a avaliação dos jogos. Para isso, consulte o tutorial indicado nos materiais complementares e o modelo da ficha de avaliação. Caso prefira, poderá imprimir o modelo e pedir que os alunos preencham a avaliação.
  • Recolha os jogos para que possa avaliá-los. Se julgar necessário, reserve outra aula para que esta etapa de degustação seja mais proveitosa e oportunize a valorização do trabalho dos alunos.

Materiais complementares: Para acessar a ficha de avaliação dos jogos, clique aqui.

Para acessar o tutorial do Google Forms, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano