Atividade para impressão - Roteiro para pesquisa
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras de linguagem: Um jogo de palavras
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Antes desta aula, solicite que os alunos façam um estudo orientado sobre as seguintes figuras de linguagem: comparação, hipérbole e prosopopeia. Peça que incluam o conceito e alguns exemplos das figuras de linguagem exploradas na aula anterior (antítese, paradoxo, metáfora e metonímia). Caso julgue necessário, acesse aqui uma sugestão de roteiro para a o estudo orientado.
Materiais necessários: Pesquisa feita pelos alunos, sonetos impressos, ficha de avaliação online, papelão, cartolina, papel e papel cartão de cores diversas, cola, tesoura, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, tablets, um notebook ou computador desktop com conexão com internet (podem ser usados ainda os celulares dos alunos).
Informações sobre o gênero: Soneto é um poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Não compreender as figuras de linguagem apresentadas. Dificuldade para estruturar o jogo por não ter realizado a pesquisa prévia. Não conseguir identificar as figuras de linguagem presentes nos textos. Para superar esses impasses, forneça acesso a um computador ou outro equipamento que viabilize a consulta sobre o tema da aula e dê suporte aos alunos, esclarecendo suas dúvidas.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Use um computador desktop ou notebook ou disponha de tablets com internet para dar apoio às atividades desta aula.
- Divida a classe em grupos para favorecer a colaboração e a comunicação e também para otimizar o tempo a fim de alcançar o objetivo da aula, que é a criação de um jogo.
- Projete ou escreva o título da aula e peça que os alunos expliquem qual a relação do título com a pesquisa que realizaram previamente sobre figuras de linguagem.
- Explique aos alunos que o objetivo desta aula é a criação de jogos de carta ou dominó sobre as figuras de linguagem exploradas: antítese, paradoxo, metáfora, metonímia, comparação, hipérbole e prosopopeia. Para isso, eles deverão compartilhar as informações coletadas no estudo orientado (sugestão de roteiro).
- Em seguida, peça que discutam sobre a elaboração de um jogo cujo tema são as figuras de linguagem trabalhadas. O jogo pode ser de cartas, dominó ou outro tipo. No jogo, os participantes devem ser capazes de identificar algumas figuras de linguagem usadas em sonetos. Eles devem pensar nas regras, peças, tabuleiro (se for o caso) e demais elementos relacionados.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o material que eles poderão usar (papel, cola, tesoura etc.) e oriente os alunos a desenvolverem o jogo levando em consideração esses recursos disponíveis.
- Uma vez que eles pesquisaram o conceito e exemplos das figuras de linguagem, distribua nos grupos sonetos impressos que se valeram desses recursos de sentido. Os sonetos selecionados já foram trabalhados em aulas anteriores.
- Ressalte que eles devem concluir o planejamento no tempo estabelecido, pois o momento seguinte da aula deverá ser usado para a confecção do jogo. Peça que dividam as tarefas, estabelecendo a função de cada componente do grupo. Por exemplo, quem vai escrever as regras, quem vai criar as peças ou cartas etc.
- Forneça o material necessário para o desenvolvimento do jogo.
Materiais complementares: Para acessar a coletânea de sonetos desta aula, clique aqui.
Para a indicação de figuras de linguagem nos sonetos, clique aqui.
Para acessar um modelo de dominó, acesse aqui.
Observação: o objetivo é que os alunos criem o jogo. O modelo disponibilizado é uma referência e pode ser alterado. Caso ache mais adequado, considerando o perfil da turma, pode ser utilizado em sala.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Após a etapa de elaboração e divisão de tarefas, os grupos deverão criar o jogo que inventaram.
- Ofereça suporte às equipes e esclareça eventuais dúvidas.
- Neste momento, circule entre os grupos e verifique se o conteúdo do jogo está adequado.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os grupos troquem os jogos entre si.
- Eles terão os momentos finais da aula para experimentar a criação de outro grupo.
- Projete ou escreva o link da ficha de avaliação do jogo e peça que, individualmente, os alunos avaliem o jogo que experimentaram.
- Sugere-se o uso de um formulário online para a avaliação dos jogos. Para isso, consulte o tutorial indicado nos materiais complementares e o modelo da ficha de avaliação. Caso prefira, poderá imprimir o modelo e pedir que os alunos preencham a avaliação.
- Recolha os jogos para que possa avaliá-los. Se julgar necessário, reserve outra aula para que esta etapa de degustação seja mais proveitosa e oportunize a valorização do trabalho dos alunos.
Materiais complementares: Para acessar a ficha de avaliação dos jogos, clique aqui.
Para acessar o tutorial do Google Forms, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Peça que se organizem em grupos, no WhatsApp, para dialogar e trocar ideias, e explique que, na aula, eles terão que criar um jogo sobre as figuras de linguagem.
Introdução
Em um vídeo, áudio ou mensagem de texto, peça que os grupos pesquisem as figuras de linguagem e vejam alguns exemplos na internet. Junto a esse comando, oriente que os grupos leiam alguns sonetos enviados previamente (disponíveis em materiais complementares) e, com eles, criem jogos sobre figuras de linguagens. Dê alguns exemplos (dominó) disponíveis como material complementar. Oriente os alunos a planejar os seus jogos, criando um documento de Word no Google Docs, no qual poderão, juntos e de forma colaborativa, escrever e planejar o jogo.
Desenvolvimento
Depois de planejar os seus jogos, peça que os grupos iniciam a produção, utilizando os recursos do Word, Paint ou PowerPoint (pense em ferramentas de fácil acesso a eles e que permitam impressão, para que consigam jogar em suas casa, em família). Se possível, avise os grupos que, se tiverem habilidades para isso, criem jogos para o celular por meio de aplicativos (veja algumas sugestões disponíveis aqui).
Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio ou mensagem de texto, que os alunos enviem e expliquem os jogos criados pelas turmas, por meio de um áudio ou enviando um rápido manual do jogo junto com o material para impressão (para que todos tenham acesso e possibilidade de jogar). Se preferir, faça isso por meio de um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, quando todos podem compartilhar suas produções e explicar os jogos. Se algum grupo criar um jogo pelo celular, peça que eles compartilhem o link e o jogo.
Convite às famílias
Convide a família a jogar os jogos produzidos pela turma, principalmente se o jogo for impresso e necessitar de participação presencial. Os alunos podem explicar aos familiares os conceitos das figuras de linguagem e praticá-los com eles, de forma lúdica, por meio do jogo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Figuras de linguagem: Um jogo de palavras
Finalidade da aula: Explorar o uso das figuras de linguagem de efeito semântico: comparação, hipérbole e prosopopeia, para compreender a linguagem poética presente nos sonetos. Identificar, através de um jogo feito pelos alunos, as figuras de linguagem exploradas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.