14814
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A linguagem figurada nos sonetos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A linguagem figurada nos sonetos

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Dicionário, instruções e atividades impressas, caixa de papelão, cola, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, fones de ouvido, tablets ou notebooks, celulares dos alunos e conexão com internet.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a linguagem poética e seus recursos. Leitura mecânica e superficial do poema, ignorando sua construção estética e emotiva - Esclarecer, quando necessário, eventuais dúvidas na identificação das figuras de linguagem, solicitando que os alunos formulem exemplos.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Prepare a sala, organizando mesas e cadeiras em três estações. Imprima o material das estações, sempre considerando a necessidade de três conjuntos de textos e atividades. Deixe as instruções e atividades em cada estação. Na estação com uso de tecnologia, serão necessários vários fones de ouvido, tablets e notebooks, pois os alunos responderão individualmente.
  • Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Resgate rapidamente as características do soneto e o que foi visto em aula anterior sobre recursos expressivos e os efeitos sonoros. Verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre metáfora, antítese e metonímia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos (Sendo 10 minutos o tempo em cada estação)

Orientações:

  • Instrua os alunos de que a aula é uma rotação por estações (uma espécie de circuito dentro da sala de aula). A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos de 4, 5 ou 6 pessoas, façam um rodízio por três estações.
  • Projete um cronômetro digital ou use outro instrumento para controlar o tempo. Ao término do tempo estabelecido, os grupos devem trocar de estação.
  • Sempre que o tempo esgotar, zere o cronômetro e o reinicie. Este procedimento será realizado três vezes.
  • Cada estação tem uma atividade a ser realizada, individualmente ou em grupo. A correção destas atividades será feita posteriormente. A intenção é usar essas atividades para avaliar o quanto cada aluno aprendeu e assim aprimorar o planejamento da próxima aula, focando nas dificuldades dos alunos e diminuindo o tempo de aula expositiva.

Materiais complementares: Para acessar o cronômetro online, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Estação 1: metáfora - nesta estação os alunos devem assistir a um trecho do filme “O carteiro e o poeta”, sobre metáfora, disponível nos materiais complementares. Disponibilize as instruções da estação com algumas informações sobre Pablo Neruda, contextualizando o filme dentro da biografia do escritor.
  • Depois, os alunos devem realizar a atividade da estação, que consiste em localizar a metáfora em um soneto de Gregório de Matos, interpretando seu sentido. Os alunos devem registrar individualmente sua resposta no Google Forms, cujo link deverá estar na folha de instruções. Na rotação por estações, ao menos uma das estações deve contar com uma tecnologia digital. Sugere-se o uso do Google Forms, por ser uma ferramenta gratuita, fácil de usar e que permite ao professor acessar instantaneamente as respostas da atividade.

Materiais complementares: Para acessar as instruções desta estação, clique aqui.

Para acessar o vídeo do filme “O carteiro e o poeta”, clique aqui.

Para informações biográficas sobre Pablo Neruda, acesse aqui.

Para acessar o modelo da atividade desta estação, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade desta estação, clique aqui.

Tutorial do Google Forms, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Estação 2: antítese - os alunos devem localizar no dicionário o significado de antítese. Depois, sorteando em uma caixa uma palavra, colaborativamente, criar uma estrofe que apresente uma antítese, que deve ser registrada na ficha que estará disponível na estação.
  • Depois, o grupo deve pesquisar a palavra paradoxo e, na mesma ficha de atividade, diferenciar as duas figuras de linguagem.

Materiais complementares: Para acessar as instruções, a lista de palavras para o sorteio desta estação e o modelo da ficha da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Estação 3: metonímia - Na estação haverá um papel com as instruções e o conceito de metonímia, além de um exercício com classificações (possibilidades de construção): autor pela obra; continente pelo conteúdo; parte pelo todo; instrumento pela pessoa que o utiliza; gênero pela espécie; singular pelo plural; marca pelo produto; matéria pelo objeto; sinal pela coisa significada, e frases soltas (podem ser versos de sonetos).
  • Os alunos devem discutir sobre os exemplos disponíveis na estação, relacionando os versos com a classificação, posicionando-os na folha da atividade. Use uma resposta por grupo, e peça que os participantes registrem seus nomes na folha.

Materiais complementares: Para acessar as instruções e o material a ser utilizado nesta estação desta estação, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Ao final do tempo estabelecido para a rotação por estações, peça que os alunos compartilhem suas impressões sobre a aula. Informe-os que, para finalizar a aula, eles irão participar de um quiz. Para isso, sugere-se a utilização de uma ferramenta digital como o Plickers.
  • Dê breves instruções sobre a ferramenta digital escolhida. Sugere-se o uso do Plickers, que é fácil de usar e necessita apenas da instalação do aplicativo no celular do professor. Os alunos recebem folhas com um QR code impresso. cada folha é identificada com um número e a posição como o aluno mostra a imagem para o professor indica a alternativa que este escolheu: A, B, C, D. O Plickers é muito útil para ter um feedback rápido de uma atividade e promover a interação em sala de aula. Outra vantagem é a inserção de um tecnologia sem custo para a escola e/ou professor.
  • Projete no quadro o quiz sobre as três figuras de linguagem trabalhadas.
  • Peça que os alunos votem nas respostas.
  • Projete as respostas e discuta os resultados com a classe, compartilhando as respostas certas e comparando com o resultado obtido.

Materiais complementares: Para acessar as questões do quiz, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas das questões do quiz, clique aqui.

Para acessar um tutorial do Plickers, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Dicionário, instruções e atividades impressas, caixa de papelão, cola, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, fones de ouvido, tablets ou notebooks, celulares dos alunos e conexão com internet.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a linguagem poética e seus recursos. Leitura mecânica e superficial do poema, ignorando sua construção estética e emotiva - Esclarecer, quando necessário, eventuais dúvidas na identificação das figuras de linguagem, solicitando que os alunos formulem exemplos.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Prepare a sala, organizando mesas e cadeiras em três estações. Imprima o material das estações, sempre considerando a necessidade de três conjuntos de textos e atividades. Deixe as instruções e atividades em cada estação. Na estação com uso de tecnologia, serão necessários vários fones de ouvido, tablets e notebooks, pois os alunos responderão individualmente.
  • Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Resgate rapidamente as características do soneto e o que foi visto em aula anterior sobre recursos expressivos e os efeitos sonoros. Verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre metáfora, antítese e metonímia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos (Sendo 10 minutos o tempo em cada estação)

Orientações:

  • Instrua os alunos de que a aula é uma rotação por estações (uma espécie de circuito dentro da sala de aula). A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos de 4, 5 ou 6 pessoas, façam um rodízio por três estações.
  • Projete um cronômetro digital ou use outro instrumento para controlar o tempo. Ao término do tempo estabelecido, os grupos devem trocar de estação.
  • Sempre que o tempo esgotar, zere o cronômetro e o reinicie. Este procedimento será realizado três vezes.
  • Cada estação tem uma atividade a ser realizada, individualmente ou em grupo. A correção destas atividades será feita posteriormente. A intenção é usar essas atividades para avaliar o quanto cada aluno aprendeu e assim aprimorar o planejamento da próxima aula, focando nas dificuldades dos alunos e diminuindo o tempo de aula expositiva.

Materiais complementares: Para acessar o cronômetro online, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Estação 1: metáfora - nesta estação os alunos devem assistir a um trecho do filme “O carteiro e o poeta”, sobre metáfora, disponível nos materiais complementares. Disponibilize as instruções da estação com algumas informações sobre Pablo Neruda, contextualizando o filme dentro da biografia do escritor.
  • Depois, os alunos devem realizar a atividade da estação, que consiste em localizar a metáfora em um soneto de Gregório de Matos, interpretando seu sentido. Os alunos devem registrar individualmente sua resposta no Google Forms, cujo link deverá estar na folha de instruções. Na rotação por estações, ao menos uma das estações deve contar com uma tecnologia digital. Sugere-se o uso do Google Forms, por ser uma ferramenta gratuita, fácil de usar e que permite ao professor acessar instantaneamente as respostas da atividade.

Materiais complementares: Para acessar as instruções desta estação, clique aqui.

Para acessar o vídeo do filme “O carteiro e o poeta”, clique aqui.

Para informações biográficas sobre Pablo Neruda, acesse aqui.

Para acessar o modelo da atividade desta estação, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade desta estação, clique aqui.

Tutorial do Google Forms, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Estação 2: antítese - os alunos devem localizar no dicionário o significado de antítese. Depois, sorteando em uma caixa uma palavra, colaborativamente, criar uma estrofe que apresente uma antítese, que deve ser registrada na ficha que estará disponível na estação.
  • Depois, o grupo deve pesquisar a palavra paradoxo e, na mesma ficha de atividade, diferenciar as duas figuras de linguagem.

Materiais complementares: Para acessar as instruções, a lista de palavras para o sorteio desta estação e o modelo da ficha da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Estação 3: metonímia - Na estação haverá um papel com as instruções e o conceito de metonímia, além de um exercício com classificações (possibilidades de construção): autor pela obra; continente pelo conteúdo; parte pelo todo; instrumento pela pessoa que o utiliza; gênero pela espécie; singular pelo plural; marca pelo produto; matéria pelo objeto; sinal pela coisa significada, e frases soltas (podem ser versos de sonetos).
  • Os alunos devem discutir sobre os exemplos disponíveis na estação, relacionando os versos com a classificação, posicionando-os na folha da atividade. Use uma resposta por grupo, e peça que os participantes registrem seus nomes na folha.

Materiais complementares: Para acessar as instruções e o material a ser utilizado nesta estação desta estação, clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Ao final do tempo estabelecido para a rotação por estações, peça que os alunos compartilhem suas impressões sobre a aula. Informe-os que, para finalizar a aula, eles irão participar de um quiz. Para isso, sugere-se a utilização de uma ferramenta digital como o Plickers.
  • Dê breves instruções sobre a ferramenta digital escolhida. Sugere-se o uso do Plickers, que é fácil de usar e necessita apenas da instalação do aplicativo no celular do professor. Os alunos recebem folhas com um QR code impresso. cada folha é identificada com um número e a posição como o aluno mostra a imagem para o professor indica a alternativa que este escolheu: A, B, C, D. O Plickers é muito útil para ter um feedback rápido de uma atividade e promover a interação em sala de aula. Outra vantagem é a inserção de um tecnologia sem custo para a escola e/ou professor.
  • Projete no quadro o quiz sobre as três figuras de linguagem trabalhadas.
  • Peça que os alunos votem nas respostas.
  • Projete as respostas e discuta os resultados com a classe, compartilhando as respostas certas e comparando com o resultado obtido.

Materiais complementares: Para acessar as questões do quiz, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas das questões do quiz, clique aqui.

Para acessar um tutorial do Plickers, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano