14813
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Português formal ou informal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Português formal ou informal

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é produzir textos que apresentem características do português informal e do português formal e sistematizar ideias relacionadas aos conceitos de variedade da língua e norma-padrão.

Materiais necessários:Computador conectado à internet, projetor multimídia e tela.

Folhas avulsas, para a produção de texto.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades para materializar, “no papel”, a linguagem mais informal que fala naturalmente. Pode ter dificuldades para encontrar argumentos convincentes e persuasivos para a carta de solicitação.

Referências sobre o assunto: http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Saber-uma-li?ngua-e?-separar-o-certo-do-errado.pdf

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BAGNO, Marcos. O preconceito linguístico. São Paulo: Ed. Loyola, 2002

BAGNO, Marcos. Não é errado falar assim. Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Compartilhe o tema da aula com os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula perguntando aos alunos: Em quais situações vocês falariam inteiramente “à vontade” (português informal)? Em quais teriam mais cuidado, escolhendo as palavras e refletindo mais sobre a impressão que irão causar (português formal)? Para ajudá-los a refletir, leia as situações projetadas no slide ou escritas no quadro.
  • Converse sobre os recursos linguísticos mobilizados em cada situação. É importante os alunos perceberem que cada variedade é legítima, pois é eficiente nas situações em que é usada.
  • Explique que a linguagem com certo grau de formalidade é chamada variedade culta. Essa variedade linguística é a que se aprende na escola. O uso da língua não padrão (informal) em situações formais é considerado inadequado, pois a norma culta é a esperada nessas ocasiões.
  • Ao final da conversa, diga aos alunos que irá desafiá-los a escrever dois textos: um em português informal e outro em português formal.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações

  • Proponha aos alunos escreverem dois textos: um WhatsApp para colegas e uma carta ao diretor da escola. Leia o texto projetado no slide para contextualizar a proposta.
  • Antes de os alunos iniciarem a produção, converse com eles sobre a situação comunicativa:
  • Quem é o enunciador?
  • Quem é o destinatário?
  • Quais são os objetivos do enunciador?
  • Qual é o lugar físico ou virtual em que o texto será veiculado?
  • Qual o registro a ser empregado? Mais formal ou informal?
  • Esclareça as dúvidas que surgirem durante a produção.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide alguns dos alunos a lerem em voz alta suas produções.
  • Proponha que a turma, durante a leitura do colega, anote algumas evidências do uso do português informal e do formal.
  • Para ambas as situações, é necessário escolher a linguagem adequada. Isso pode incluir, no caso do WhatsApp, fazer uso de emoji, por exemplo.
  • Se achar necessário, recolha as produções e faça uma lista dos recursos linguísticos utilizados pelos estudantes em cada situação de escrita. Você pode, em outra aula, apresentar aos alunos os recursos que foram mobilizados por eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é produzir textos que apresentem características do português informal e do português formal e sistematizar ideias relacionadas aos conceitos de variedade da língua e norma-padrão.

Materiais necessários:Computador conectado à internet, projetor multimídia e tela.

Folhas avulsas, para a produção de texto.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades para materializar, “no papel”, a linguagem mais informal que fala naturalmente. Pode ter dificuldades para encontrar argumentos convincentes e persuasivos para a carta de solicitação.

Referências sobre o assunto: http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Saber-uma-li?ngua-e?-separar-o-certo-do-errado.pdf

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BAGNO, Marcos. O preconceito linguístico. São Paulo: Ed. Loyola, 2002

BAGNO, Marcos. Não é errado falar assim. Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Slide Plano Aula

Orientações: Compartilhe o tema da aula com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula perguntando aos alunos: Em quais situações vocês falariam inteiramente “à vontade” (português informal)? Em quais teriam mais cuidado, escolhendo as palavras e refletindo mais sobre a impressão que irão causar (português formal)? Para ajudá-los a refletir, leia as situações projetadas no slide ou escritas no quadro.
  • Converse sobre os recursos linguísticos mobilizados em cada situação. É importante os alunos perceberem que cada variedade é legítima, pois é eficiente nas situações em que é usada.
  • Explique que a linguagem com certo grau de formalidade é chamada variedade culta. Essa variedade linguística é a que se aprende na escola. O uso da língua não padrão (informal) em situações formais é considerado inadequado, pois a norma culta é a esperada nessas ocasiões.
  • Ao final da conversa, diga aos alunos que irá desafiá-los a escrever dois textos: um em português informal e outro em português formal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações

  • Proponha aos alunos escreverem dois textos: um WhatsApp para colegas e uma carta ao diretor da escola. Leia o texto projetado no slide para contextualizar a proposta.
  • Antes de os alunos iniciarem a produção, converse com eles sobre a situação comunicativa:
  • Quem é o enunciador?
  • Quem é o destinatário?
  • Quais são os objetivos do enunciador?
  • Qual é o lugar físico ou virtual em que o texto será veiculado?
  • Qual o registro a ser empregado? Mais formal ou informal?
  • Esclareça as dúvidas que surgirem durante a produção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide alguns dos alunos a lerem em voz alta suas produções.
  • Proponha que a turma, durante a leitura do colega, anote algumas evidências do uso do português informal e do formal.
  • Para ambas as situações, é necessário escolher a linguagem adequada. Isso pode incluir, no caso do WhatsApp, fazer uso de emoji, por exemplo.
  • Se achar necessário, recolha as produções e faça uma lista dos recursos linguísticos utilizados pelos estudantes em cada situação de escrita. Você pode, em outra aula, apresentar aos alunos os recursos que foram mobilizados por eles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP55 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP56 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano