Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é produzir textos que apresentem características do português informal e do português formal e sistematizar ideias relacionadas aos conceitos de variedade da língua e norma-padrão.
Materiais necessários:Computador conectado à internet, projetor multimídia e tela.
Folhas avulsas, para a produção de texto.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades para materializar, “no papel”, a linguagem mais informal que fala naturalmente. Pode ter dificuldades para encontrar argumentos convincentes e persuasivos para a carta de solicitação.
Referências sobre o assunto: http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Saber-uma-li?ngua-e?-separar-o-certo-do-errado.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BAGNO, Marcos. O preconceito linguístico. São Paulo: Ed. Loyola, 2002
BAGNO, Marcos. Não é errado falar assim. Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Tema da aula
Orientações: Compartilhe o tema da aula com os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Comece a aula perguntando aos alunos: Em quais situações vocês falariam inteiramente “à vontade” (português informal)? Em quais teriam mais cuidado, escolhendo as palavras e refletindo mais sobre a impressão que irão causar (português formal)? Para ajudá-los a refletir, leia as situações projetadas no slide ou escritas no quadro.
- Converse sobre os recursos linguísticos mobilizados em cada situação. É importante os alunos perceberem que cada variedade é legítima, pois é eficiente nas situações em que é usada.
- Explique que a linguagem com certo grau de formalidade é chamada variedade culta. Essa variedade linguística é a que se aprende na escola. O uso da língua não padrão (informal) em situações formais é considerado inadequado, pois a norma culta é a esperada nessas ocasiões.
- Ao final da conversa, diga aos alunos que irá desafiá-los a escrever dois textos: um em português informal e outro em português formal.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações
- Proponha aos alunos escreverem dois textos: um WhatsApp para colegas e uma carta ao diretor da escola. Leia o texto projetado no slide para contextualizar a proposta.
- Antes de os alunos iniciarem a produção, converse com eles sobre a situação comunicativa:
- Quem é o enunciador?
- Quem é o destinatário?
- Quais são os objetivos do enunciador?
- Qual é o lugar físico ou virtual em que o texto será veiculado?
- Qual o registro a ser empregado? Mais formal ou informal?
- Esclareça as dúvidas que surgirem durante a produção.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Convide alguns dos alunos a lerem em voz alta suas produções.
- Proponha que a turma, durante a leitura do colega, anote algumas evidências do uso do português informal e do formal.
- Para ambas as situações, é necessário escolher a linguagem adequada. Isso pode incluir, no caso do WhatsApp, fazer uso de emoji, por exemplo.
- Se achar necessário, recolha as produções e faça uma lista dos recursos linguísticos utilizados pelos estudantes em cada situação de escrita. Você pode, em outra aula, apresentar aos alunos os recursos que foram mobilizados por eles.