14812
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie a carta disponível no Plano no link Materiais para Impressão (junto com ela, já está o quadro que os alunos deverão preencher). Envie um áudio a seus alunos pedindo que leiam a carta enviada prestando atenção nas palavras em destaque.
Diga que, nesta aula, irão estudar a COESÃO, palavras que ajudam a tornar o texto uma coisa só. Encerre o áudio pedindo que se organizem em duplas para realizar a atividade da folha e estabelecendo o prazo de entrega (sugestão de meio de entrega: compartilhamento de Google Docs em pasta específica no Google Drive).

Desenvolvimento
Encaminhe, por escrito, uma mensagem dizendo que, após preencherem o quadro, devem responder à pergunta:
1. Os termos em destaque deixam o texto mais organizado? Por quê?
Você encontra sugestões de respostas no Plano de Aula. Acompanhe seus alunos pelos canais combinados por vocês, auxiliando para que cada dupla consiga relacionar os termos destacados aos seus referenciais.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas das duplas e faça os destaques e observações que achar necessários em um novo áudio à turma comentando esses aspectos, enfatizando o papel da coesão nas cartas de reclamação (há diversas Orientações no Plano sobre isso). Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
Você pode propor para as famílias que se desafiem jogando Encanamento Textual, disponível aqui. É um jogo bastante interessante, pois é colorido, intuitivo e exercita a coesão textual em pequenos textos narrativos. As famílias que toparem o desafio podem fotografar esse momento e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA08

(EF69LP28) Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.”

(EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas