Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a serem utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 6º ano do Ensino Fundamental é destacar o poder que a leitura tem para ocasionar mudanças nas pessoas.
Justificativa: Essa atividade pode contribuir para ampliar o repertório do sujeito-leitor participativo, direcionando os alunos como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.
Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Disponibilizar caixinha de som para reproduzir os podcasts do professor e dos alunos.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. Timidez para gravar as impressões de leitura.
Referências sobre o assunto:
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
- Professor, para sua própria exposição, para estimular o interesse dos alunos, selecione um livro e grave um podcast contando para a turma como a obra modificou sua vida. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária. Em obras em que haja uso de elementos multissemióticos, analise os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro que demonstre mudança de atitudes, pensando em elementos que podem ser relacionados com a transformação da realidade. Indique o depoimento da experiência com o livro, ou seja, as impressões de leitura serão também gravadas em um podcast.
Introdução
A leitura é uma atividade que tem o poder de desenvolver nos estudantes a criticidade e a reflexão sobre o mundo e sobre ele mesmo. Dessa maneira, a roda de leitura objetiva consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Inicie a paráfrase do livro que você escolheu indicando qual é o poder da obra: o que ele aborda, o que propõe para transformar a realidade, o que ele mudou em você mesmo.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Indique aos estudantes, após a escolha do livro, que se organizem para o compartilhamento das impressões da obra literária lida. Para as discussões, os alunos podem focalizar elementos como:
- Esse livro retrata a realidade de...;
- O trecho de que mais gostei foi esse…;
- A proposta de mudança abordada no livro é...;
- Esse livro tem poder porque…;
- Esse livro mudou a maneira que eu pensava sobre...
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Indique que os estudante registrem as impressões da leitura em podcasts.
- Permita que esse seja um momento para que o aluno dê ênfase à experiência particular que obteve a partir da leitura da obra literária, como um momento intimista de reflexão sobre a sociedade e sobre ele mesmo.
- Os alunos que se sentirem mais à vontade, podem reproduzir o podcast em sala de aula e, posteriormente, compartilhar as gravações nas redes sociais da escola.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Nessa variação, os estudantes podem selecionar obras poéticas que foram musicalizadas ou serviram de inspiração para alguma canção. Esse é um momento para introduzir a leitura de determinada obra e também realizar considerações comparativas.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Essa variação serve para a criação de espaços de interação entre discentes, docentes, a comunidade escolar, a família e o meio social em que se encontra a escola. É importante pensar em estratégias para que os participantes não atuem apenas como platéia, mas também em oficinas, situando os alunos como replicadores do conhecimento e das aprendizagens. Como exemplo de atividade, pode-se convidar algum familiar para contar uma história marcante, que o fez ver alguma situação de outra forma, ou até mesmo que o permitiu uma auto-aceitação.
Variação da atividade
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Orientações:
Nessa variação, o foco é incluir obras best-sellers que fazem parte do universo juvenil. Pode-se continuar a ideia da dinâmica principal indagando aos estudantes: Qual o poder dos best-sellers? Por que eles vendem tanto? Por que atraem tantas pessoas? Por qual motivo você admira a história dele? Quais passagens têm o poder de te encantar? Para a leitura desses livros, que, geralmente, apresentam maior extensão, utilizar a estratégia de iniciar a leitura do primeiro capítulo na aula e indicar o término como atividade extraclasse ou realizar a leitura de um capítulo por sessão de roda de leitura.