14809
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto - Introdução

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Discurso direto e indireto - Introdução

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Ferramentas de aula online, como Google Meet, Hangouts e Zoom.

Introdução
Faça uma orientação sobre a atividade para os alunos através de vídeo, áudio ou mensagem de texto, e envie pelo WhatsApp ou por e-mail. Diga que eles lerão crônicas e relembre as descobertas da aula anterior, sobre o tipo de narrador, fazendo uma explicação de como as falas dos personagens geralmente são apresentadas no texto, fazendo questionamentos como: "Vocês se recordam de algum texto em que as falas de personagens aparecem, por exemplo, depois de um travessão? Que outros modos de apresentar as falas de personagens você conhece?" Proponha aos alunos que reflitam sobre a questão e tentem se lembrar de textos lidos.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade. Oriente que leiam o texto A bola, de Luis Fernando Verissimo, e respondam às questões propostas na atividade. Faça uma orientação clara, explicando cada questão da atividade para dar o máximo de condições para que os alunos realizem a atividade com autonomia. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Em outro momento, realize uma videoaula utilizando ferramentas como Google Meet, Hangouts ou Zoom, para dialogar sobre a atividade com os alunos e regular possíveis compreensões distorcidas sobre discurso direto e indireto.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem o que aprenderam com essa atividade. Para isso, utilize a consigna apresentada no slide do Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem com um familiar o que aprenderam sobre discurso direto e indireto, e o trecho da crônica reescrita alterando o tipo de discurso.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05SQA07

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas