Nesta atividade, organizar um percurso que permita que as crianças explorem o espaço com grama de diferentes manerias.
Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, fotos de crianças brincando em diferentes espaços com grama. Se tiver fotos do seu grupo na escola, envie junto, para que o contexto se torne ainda mais significativo, principalmente para os bebês. Explique que a ideia é organizar um percurso sobre uma superfície gramada (ou, alternativamente, com algo parecido) para que a explorem com o corpo de diferentes maneiras. Aproveite e faça o convite: “Depois de olhar as imagens, que tipo de superfície parecida vocês têm aí em casa para inspirar uma divertida brincadeira?”
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a escolher a superfície: com grama ou com textura parecida em casa, para forrar o espaço e, assim, compor o percurso descrito no plano. Nesse caso, ofereça sugestões: cobertor peludo, pedaço de carpete, plástico bolha etc. Recomende que façam as substituições com os materiais que tiverem em casa: bambolês podem ser substituídos por pneus de bicicleta; uma mesa poderá ser usada para passar por baixo e garrafas PET poderão formar as fileiras também. É recomendado que acompanhem o bebê durante toda a atividade, para sua segurança. Sugira que uma pessoa registre o momento enquanto outra interage com o bebê.
Sugira às famílias
Convide as famílias a preparar o local “gramado” ou com textura parecida dialogando com o bebê e convidando-o, de forma animada, para as ações envolvidas ali: engatinhar, rolar, caminhar etc. No plano, há uma sugestão para que você oriente as famílias com adaptações possíveis de acordo com a região onde vivem. É importante recomendar que façam a atividade num espaço livre, para que os bebês se desloquem com segurança. Recomende que acompanhem com atenção quais são os interesses dos bebês, permitindo que voltem e refaçam parte dos desafios que desejam, auxiliando-os se necessário. Sugira que nomeiem suas ações e reações, bem como as expressões durante o trajeto. Proponha momentos divertidos como, por exemplo: brincar que estão atravessando uma lagoa e há um jacaré ali que vai pegar o pé. Certamente serão momentos animados que trarão leveza e união para a família em casa, estreitando os laços afetivos.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar os registros e socialize-os com as demais, para que se sintam estimuladas a realizar a atividade também. Selecione os registros para compor uma exposição quando o distanciamento social terminar. Você poderá fazer um varal na área externa e gramada da escola para inspirar as brincadeiras ali. Converse com os bebês sobre o que fizeram em casa. Convide as famílias a reviver esses momentos na escola, numa exposição interativa, unindo os fazeres de casa com os da escola e estabelecendo conexão concreta e real entre eles. Proponha, ao final, que escrevam sobre o que sentiram nessa vivência. Essa pode ser uma interessante forma de construir uma base emocional positiva, como apoio para a retomada da rotina escolar.
Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca
Código: EDI1_30UND03
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes