14806
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Exercitar o uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador, texto impresso, folhas de questões, folhas e papel A3 ou tiras grandes de papel, lápis, borracha, caneta, quadro e giz (ou caneta).

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado. O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de expressão por escrito ou oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades, são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: “Gênero notícia no uso da vírgula”. Regina Cláudia Custódio de Lima e Juarez Nogueira Lins, disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID712_15082016161253.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: Conhecendo os sinais de pontuação de forma divertida, Mariane Ellen da Silva,

disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54738. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva, disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Fonte: Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em quatro grupos e organize a sala de maneira que as crianças possam ver e ouvir umas às outras. Para pensar formas de fazer a divisão dos grupos, um critério interessante é ler a folha de questões e pensar cada equipe de trabalho de acordo com o nível de dificuldade dos trechos da notícia que deverão ser pontuados. Outro aspecto a ser observado diz respeito às características individuais das crianças, é importante colocar juntos, alunos que colaborem entre si.
  • Peça a uma das crianças que leia o título da aula em voz alta e à turma, que explique o que foi lido.
  • Esclareça dúvidas e certifique-se de que todos se lembram o que são textos jornalísticos. Apenas para recordar, conforme já observado anteriormente: É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Explique para a turma que o início da atividade deverá ser feito individual e silenciosamente. Neste momento, a leitura silenciosa tem como objetivo deixar que as crianças interpretem livremente a oração, atribuindo a ela o sentido e pontuação que considerarem os mais adequados.
  • Projete o slide e peça aos alunos que imaginem uma ou mais cenas que combinem com a oração. Determine um tempo de três minutos para esta tarefa.
  • Peça, em seguida, que os grupos decidam qual pontuação utilizar para expressar a cena imaginada, conforme já solicitado no slide.
  • Decorrido o tempo estabelecido, abra a discussão. Observe que, embora o tema da aula esteja voltado para a pontuação usada em notícias, esta etapa do trabalho abordará de modo mais amplo os efeitos de sentido de acordo com a pontuação escolhida. A intenção é “ soltar a imaginação” das crianças e prepará-las para as atividades que virão a seguir.
  • Incentive a participação e escuta da turma, esclareça que não há uma única resposta correta nesta atividade e que todas as que forem apresentadas têm igual valor. Ser capaz de ouvir e conciliar ideias são atitudes que exercem papel fundamental no desenvolvimento de habilidades voltadas para a convivência em grupos. Além disso, conhecer as formas de pensar dos colegas estimula a criatividade e a interação, gera um ambiente de envolvimento e disposição para o trabalho.
  • Solicite às equipes que leiam a(s) frase(s) que conseguiram elaborar, expliquem quais pontuações usaram e o porquê.
  • Escreva no quadro as frases e pontuações apresentadas; discuta e conclua junto com a turma as diferenças de sentido que decorrem da escolha da pontuação.
  • Encerre a atividade, relembrando a pontuação comumente usada em notícias (quadro elaborado na aula 07).
  • Deixe o quadro exposto na sala de aula para que possa ser consultado na próxima atividade.

Materiais complementares:

Para ver as respostas da atividade, acesse aqui

Para imprimir o quadro, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (10 minutos para leitura compartilhada do texto, 15 minutos para realizar a atividade em grupo e 10 minutos para a socialização das respostas).

Orientações:

  • Projete o slide e peça que alguns dos alunos leiam em voz alta o título, a linha fina, nome da autora, nome do jornal, meio, local e data de publicação. Se necessário, esclareça o significado da sigla ES (Espírito Santo).
  • Aproveite para realizar um exercício de antecipação do conteúdo do texto a partir das informações veiculadas pelo título da notícia:
  • O que significa a expressão “dar show” que aparece no título da notícia?
  • Qual show as baleias devem ter apresentado?
  • Onde o show foi apresentado?
  • Por qual motivo vocês imaginam que os banhistas foram surpreendidos?

3. Chame a atenção dos alunos para o conteúdo da linha fina: Pergunte qual ideia está presente nela e quem a defende?

4. Entregue o texto impresso aos alunos. Faça a leitura compartilhada com a turma; no decorrer da atividade, esclareça dúvidas e verifique se as hipóteses levantadas (item 2) correspondem ao texto. Ler com os alunos é uma estratégia de trabalho importante, pois estimula o hábito da leitura, favorece a reflexão e a troca de ideias sobre o conteúdo do texto. Além de garantir a compreensão do assunto do texto, oferece às crianças a possibilidade de realizar com maior segurança a atividade que será proposta a seguir, sobre o uso da pontuação em notícias.

5. Terminada a leitura, peça para que os alunos guardem o texto lido, distribua para cada grupo as questões impressas em folha A3 e os sinais de pontuação para serem recortados pelas crianças (ou já recortados por você). Observe que as letras maiúsculas em início de oração foram mantidas nos trechos da notícia para facilitar a compreensão do texto e a tomada de decisão quanto à pontuação que será utilizada.

6. Oriente os alunos a lerem juntos o trecho da notícia recebido e a discutirem qual pontuação devem utilizar para expressar o sentido pretendido pela autora no trecho recebido. Em caso de dúvida quanto às intenções da autora, sugira às crianças que recordem da leitura realizada e se apoiem nas discussões e explicações realizadas durante a leitura compartilhada. Lembre que todos podem consultar o quadro de pontuações comumente usadas em notícias e estabeleça 10 minutos para a realização desta tarefa. Peça aos alunos que apenas sinalizem a pontuação a lápis, a colagem deverá ser feita no momento da socialização das respostas, após a correção. Estabeleça um local onde cada grupo deverá deixar seu texto pronto, com as devidas pontuações, ao final da atividade.

7. Faltando 5 minutos para o final desta etapa da aula, solicite aos alunos que se organizem para concluir a atividade e exponham o resultado do trabalho no local previamente combinado.

Material complementar:

Para imprimir o texto Baleias dão show durante visita ao ES e surpreendem banhistas, de Lais Magesky, acesse <https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2018/07/baleias-dao-show-durante-visita-ao-es-e-surpreendem-banhistas-1014141733.html>. Acesso em 10 de outubro de 2018.

Para imprimir a folha de questões, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Defina a ordem de apresentação dos grupos e reorganize a sala em forma de círculo ou semicírculo, junto ao local onde estão expostos os textos pontuados. Combine com a turma que os sinais de pontuação sejam colados após a correção e discussão dos trabalhos.
  • Organize o momento de socialização das respostas, designando duplas de grupos onde um assumirá a função de “analista” do outro, de maneira que cada equipe comente e tenha seu trabalhado comentado.
  • Oriente os alunos a considerarem os seguintes critérios para avaliarem a atividade de pontuação realizada:
  • A pontuação é adequada às características de um texto do gênero “notícia”?
  • A pontuação usada está de acordo com os efeitos de sentido percebidos durante a leitura do texto?
  • Dê início às apresentações. Peça que cada grupo justifique a escolha das pontuações usadas no trecho da notícia e que a equipe responsável por analisar o trabalho se manifeste. Auxilie as crianças durante a socialização das respostas, fazendo mediações que conduzam à análise e reflexão quanto ao uso da pontuação escolhida.
  • Após a análise de cada um dos trechos, consulte o texto original com os alunos, promovendo uma comparação entre a pontuação utilizada pelo grupo e pela autora e, só então, oriente os alunos a colarem os sinais de pontuação. Acompanhe abaixo as propostas de intervenção e correção dos trechos da notícia:
  • Na questão 1, espera-se que os alunos não utilizem as aspas e os dois pontos. Contudo, caso isso ocorra, ajude-os observar que:
  • No texto não há palavras que demandem algum destaque especial e também não há expressões que indiquem que alguém está falando (verbos “de dizer”, como “disse” ou “explicou”).
  • Da mesma forma, não há necessidade de complementação de uma informação ou explicação nesta parte do texto, o que justificaria o uso de dois pontos. Nesta parte do texto, os alunos podem escolher usar vírgula no lugar do travessão, o que não estaria errado, mas daria outro efeito ao texto, observe:

Com a passagem das baleias jubarte pelo litoral capixaba, muita gente tem registrado imagens do momento, que é de deixar qualquer um emocionado e de queixo caído.

Caso isso ocorra, pergunte às crianças:

- Ao usar o travessão neste trecho do texto original, qual foi a intenção da autora?

- Qual é a diferença entre o efeito causado pelo uso da vírgula ou do travessão neste trecho da notícia?

- Vamos reler o que diz o quadro de pontuação sobre o uso do travessão em notícias? Por que o travessão combina mais nesse trecho do que a vírgula?

  • Na questão 2, espera-se que os alunos também não utilizem as aspas e os dois pontos. Caso isso ocorra, siga as orientações indicadas no texto 1.

- Os alunos podem não perceber a possibilidade de uso da vírgula para separar expressões explicativas. Chame a atenção da turma para o fato de a conjunção “porém” ter sido escrita com letra minúscula, o que indica que não se trata de início de oração. Retome com eles a função da vírgula em notícias, já listada no quadro elaborado na aula anterior.

  • Na questão 3, espera-se que os alunos não utilizem as aspas e os dois pontos. Caso isso ocorra, siga as orientações indicadas no texto 1. Se as crianças não perceberem que o texto apresenta a fala de uma pessoa, pergunte:

- Quais palavras do texto nos dão dicas de que há uma fala nesta parte da notícia (os verbos dicendi “informou” e “explicou”).

- Em textos com diálogos, usamos o travessão para indicar a fala dos personagens. Em uma notícia, qual é o sinal de pontuação utilizado?

  • Na questão 4, espera-se que os alunos não utilizem os dois pontos. Caso isso ocorra, siga as orientações indicadas no texto 1.

Pode acontecer de os alunos aqui também não perceberem que o texto apresenta um depoimento. Assim, se necessário, ajude-os a localizarem:

- O nome do depoente no início do parágrafo.

- A expressão “de acordo com”, indicativa de que alguém “irá dizer algo”.

- Os verbos “disse” e “brincou”.

Materiais complementares:

Para ver as respostas, acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

  • Finalize a aula organizando, junto com os alunos, um painel para consultas posteriores. Nesse painel devem estar: O quadro de sinais de pontuação usados em notícias (elaborado na aula 7) e os textos pontuados pelas crianças com as devidas correções (os sinais de pontuação já devem estar colados).
  • Encerre a aula valorizando o empenho da classe na realização das atividades, afinal, foi um trabalho que demandou atenção e disposição para falar, ouvir e administrar ideias divergentes. Na nossa ação pedagógica, assegurar a troca de ideias e a elaboração coletiva são maneiras de favorecer o aprimoramento da convivência e o desenvolvimento cognitivo do grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador, texto impresso, folhas de questões, folhas e papel A3 ou tiras grandes de papel, lápis, borracha, caneta, quadro e giz (ou caneta).

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado. O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de expressão por escrito ou oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades, são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

Fonte: “Gênero notícia no uso da vírgula”. Regina Cláudia Custódio de Lima e Juarez Nogueira Lins, disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID712_15082016161253.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: Conhecendo os sinais de pontuação de forma divertida, Mariane Ellen da Silva,

disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54738. Acesso em 12 de outubro de 2018.

Fonte: A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva, disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Fonte: Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em quatro grupos e organize a sala de maneira que as crianças possam ver e ouvir umas às outras. Para pensar formas de fazer a divisão dos grupos, um critério interessante é ler a folha de questões e pensar cada equipe de trabalho de acordo com o nível de dificuldade dos trechos da notícia que deverão ser pontuados. Outro aspecto a ser observado diz respeito às características individuais das crianças, é importante colocar juntos, alunos que colaborem entre si.
  • Peça a uma das crianças que leia o título da aula em voz alta e à turma, que explique o que foi lido.
  • Esclareça dúvidas e certifique-se de que todos se lembram o que são textos jornalísticos. Apenas para recordar, conforme já observado anteriormente: É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Explique para a turma que o início da atividade deverá ser feito individual e silenciosamente. Neste momento, a leitura silenciosa tem como objetivo deixar que as crianças interpretem livremente a oração, atribuindo a ela o sentido e pontuação que considerarem os mais adequados.
  • Projete o slide e peça aos alunos que imaginem uma ou mais cenas que combinem com a oração. Determine um tempo de três minutos para esta tarefa.
  • Peça, em seguida, que os grupos decidam qual pontuação utilizar para expressar a cena imaginada, conforme já solicitado no slide.
  • Decorrido o tempo estabelecido, abra a discussão. Observe que, embora o tema da aula esteja voltado para a pontuação usada em notícias, esta etapa do trabalho abordará de modo mais amplo os efeitos de sentido de acordo com a pontuação escolhida. A intenção é “ soltar a imaginação” das crianças e prepará-las para as atividades que virão a seguir.
  • Incentive a participação e escuta da turma, esclareça que não há uma única resposta correta nesta atividade e que todas as que forem apresentadas têm igual valor. Ser capaz de ouvir e conciliar ideias são atitudes que exercem papel fundamental no desenvolvimento de habilidades voltadas para a convivência em grupos. Além disso, conhecer as formas de pensar dos colegas estimula a criatividade e a interação, gera um ambiente de envolvimento e disposição para o trabalho.
  • Solicite às equipes que leiam a(s) frase(s) que conseguiram elaborar, expliquem quais pontuações usaram e o porquê.
  • Escreva no quadro as frases e pontuações apresentadas; discuta e conclua junto com a turma as diferenças de sentido que decorrem da escolha da pontuação.
  • Encerre a atividade, relembrando a pontuação comumente usada em notícias (quadro elaborado na aula 07).
  • Deixe o quadro exposto na sala de aula para que possa ser consultado na próxima atividade.

Materiais complementares:

Para ver as respostas da atividade, acesse aqui

Para imprimir o quadro, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (10 minutos para leitura compartilhada do texto, 15 minutos para realizar a atividade em grupo e 10 minutos para a socialização das respostas).

Orientações:

  • Projete o slide e peça que alguns dos alunos leiam em voz alta o título, a linha fina, nome da autora, nome do jornal, meio, local e data de publicação. Se necessário, esclareça o significado da sigla ES (Espírito Santo).
  • Aproveite para realizar um exercício de antecipação do conteúdo do texto a partir das informações veiculadas pelo título da notícia:
  • O que significa a expressão “dar show” que aparece no título da notícia?
  • Qual show as baleias devem ter apresentado?
  • Onde o show foi apresentado?
  • Por qual motivo vocês imaginam que os banhistas foram surpreendidos?

3. Chame a atenção dos alunos para o conteúdo da linha fina: Pergunte qual ideia está presente nela e quem a defende?

4. Entregue o texto impresso aos alunos. Faça a leitura compartilhada com a turma; no decorrer da atividade, esclareça dúvidas e verifique se as hipóteses levantadas (item 2) correspondem ao texto. Ler com os alunos é uma estratégia de trabalho importante, pois estimula o hábito da leitura, favorece a reflexão e a troca de ideias sobre o conteúdo do texto. Além de garantir a compreensão do assunto do texto, oferece às crianças a possibilidade de realizar com maior segurança a atividade que será proposta a seguir, sobre o uso da pontuação em notícias.

5. Terminada a leitura, peça para que os alunos guardem o texto lido, distribua para cada grupo as questões impressas em folha A3 e os sinais de pontuação para serem recortados pelas crianças (ou já recortados por você). Observe que as letras maiúsculas em início de oração foram mantidas nos trechos da notícia para facilitar a compreensão do texto e a tomada de decisão quanto à pontuação que será utilizada.

6. Oriente os alunos a lerem juntos o trecho da notícia recebido e a discutirem qual pontuação devem utilizar para expressar o sentido pretendido pela autora no trecho recebido. Em caso de dúvida quanto às intenções da autora, sugira às crianças que recordem da leitura realizada e se apoiem nas discussões e explicações realizadas durante a leitura compartilhada. Lembre que todos podem consultar o quadro de pontuações comumente usadas em notícias e estabeleça 10 minutos para a realização desta tarefa. Peça aos alunos que apenas sinalizem a pontuação a lápis, a colagem deverá ser feita no momento da socialização das respostas, após a correção. Estabeleça um local onde cada grupo deverá deixar seu texto pronto, com as devidas pontuações, ao final da atividade.

7. Faltando 5 minutos para o final desta etapa da aula, solicite aos alunos que se organizem para concluir a atividade e exponham o resultado do trabalho no local previamente combinado.

Material complementar:

Para imprimir o texto Baleias dão show durante visita ao ES e surpreendem banhistas, de Lais Magesky, acesse <https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2018/07/baleias-dao-show-durante-visita-ao-es-e-surpreendem-banhistas-1014141733.html>. Acesso em 10 de outubro de 2018.

Para imprimir a folha de questões, acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Defina a ordem de apresentação dos grupos e reorganize a sala em forma de círculo ou semicírculo, junto ao local onde estão expostos os textos pontuados. Combine com a turma que os sinais de pontuação sejam colados após a correção e discussão dos trabalhos.
  • Organize o momento de socialização das respostas, designando duplas de grupos onde um assumirá a função de “analista” do outro, de maneira que cada equipe comente e tenha seu trabalhado comentado.
  • Oriente os alunos a considerarem os seguintes critérios para avaliarem a atividade de pontuação realizada:
  • A pontuação é adequada às características de um texto do gênero “notícia”?
  • A pontuação usada está de acordo com os efeitos de sentido percebidos durante a leitura do texto?
  • Dê início às apresentações. Peça que cada grupo justifique a escolha das pontuações usadas no trecho da notícia e que a equipe responsável por analisar o trabalho se manifeste. Auxilie as crianças durante a socialização das respostas, fazendo mediações que conduzam à análise e reflexão quanto ao uso da pontuação escolhida.
  • Após a análise de cada um dos trechos, consulte o texto original com os alunos, promovendo uma comparação entre a pontuação utilizada pelo grupo e pela autora e, só então, oriente os alunos a colarem os sinais de pontuação. Acompanhe abaixo as propostas de intervenção e correção dos trechos da notícia:
  • Na questão 1, espera-se que os alunos não utilizem as aspas e os dois pontos. Contudo, caso isso ocorra, ajude-os observar que:
  • No texto não há palavras que demandem algum destaque especial e também não há expressões que indiquem que alguém está falando (verbos “de dizer”, como “disse” ou “explicou”).
  • Da mesma forma, não há necessidade de complementação de uma informação ou explicação nesta parte do texto, o que justificaria o uso de dois pontos. Nesta parte do texto, os alunos podem escolher usar vírgula no lugar do travessão, o que não estaria errado, mas daria outro efeito ao texto, observe:

Com a passagem das baleias jubarte pelo litoral capixaba, muita gente tem registrado imagens do momento, que é de deixar qualquer um emocionado e de queixo caído.

Caso isso ocorra, pergunte às crianças:

- Ao usar o travessão neste trecho do texto original, qual foi a intenção da autora?

- Qual é a diferença entre o efeito causado pelo uso da vírgula ou do travessão neste trecho da notícia?

- Vamos reler o que diz o quadro de pontuação sobre o uso do travessão em notícias? Por que o travessão combina mais nesse trecho do que a vírgula?

  • Na questão 2, espera-se que os alunos também não utilizem as aspas e os dois pontos. Caso isso ocorra, siga as orientações indicadas no texto 1.

- Os alunos podem não perceber a possibilidade de uso da vírgula para separar expressões explicativas. Chame a atenção da turma para o fato de a conjunção “porém” ter sido escrita com letra minúscula, o que indica que não se trata de início de oração. Retome com eles a função da vírgula em notícias, já listada no quadro elaborado na aula anterior.

  • Na questão 3, espera-se que os alunos não utilizem as aspas e os dois pontos. Caso isso ocorra, siga as orientações indicadas no texto 1. Se as crianças não perceberem que o texto apresenta a fala de uma pessoa, pergunte:

- Quais palavras do texto nos dão dicas de que há uma fala nesta parte da notícia (os verbos dicendi “informou” e “explicou”).

- Em textos com diálogos, usamos o travessão para indicar a fala dos personagens. Em uma notícia, qual é o sinal de pontuação utilizado?

  • Na questão 4, espera-se que os alunos não utilizem os dois pontos. Caso isso ocorra, siga as orientações indicadas no texto 1.

Pode acontecer de os alunos aqui também não perceberem que o texto apresenta um depoimento. Assim, se necessário, ajude-os a localizarem:

- O nome do depoente no início do parágrafo.

- A expressão “de acordo com”, indicativa de que alguém “irá dizer algo”.

- Os verbos “disse” e “brincou”.

Materiais complementares:

Para ver as respostas, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

  • Finalize a aula organizando, junto com os alunos, um painel para consultas posteriores. Nesse painel devem estar: O quadro de sinais de pontuação usados em notícias (elaborado na aula 7) e os textos pontuados pelas crianças com as devidas correções (os sinais de pontuação já devem estar colados).
  • Encerre a aula valorizando o empenho da classe na realização das atividades, afinal, foi um trabalho que demandou atenção e disposição para falar, ouvir e administrar ideias divergentes. Na nossa ação pedagógica, assegurar a troca de ideias e a elaboração coletiva são maneiras de favorecer o aprimoramento da convivência e o desenvolvimento cognitivo do grupo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano