Texto para impressão - Gigantes protegidas
Plano de Aula
Plano de aula: O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador, textos impressos, folhas de questões, quadro, giz (ou caneta), caderno, lápis, borracha.
Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.
A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado.O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.
A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas:
A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de se expressar oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.
Referências sobre o assunto:
A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.
Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Divida a turma em grupos e organize a sala de modo que as crianças possam se ver e ouvir .
- Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.
- Pergunte à turma quem sabe o que são textos jornalísticos e esclareça dúvidas. É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Introduza o assunto da aula perguntando à turma o que é notícia e o que é reportagem. Ouça as respostas das crianças e explique de modo breve as diferenças entre esses dois gêneros. Considere que, por coexistirem no mundo do jornalismo e muitas vezes serem confundidos, é importante que saibam fazer a distinção entre ambos. Não se preocupe em aprofundar a questão, a intenção aqui é apenas garantir que a turma saiba identificar o gênero do texto jornalístico que será trabalhado em cada aula.
Observe que:
A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado.O objetivo da notícia é relatar e descrever os fatos de forma clara e objetiva.
A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz temas de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
- Proponha aos alunos que procurem recordar o tipo de pontuação usada nas notícias que já leram. Caso respondam que não têm certeza ou não se lembram, peça que levantem hipóteses (supõe-se que percebam o uso predominante de vírgula e ponto final).
- Vá anotando as ideias principais no quadro com a ajuda da turma e continue perguntando às crianças:
- O título e a linha fina também são pontuados ou somente o corpo do texto tem pontuação? Observe que, na notícia que será lida nesta aula, ambos não são pontuados, o que é bastante comum. Porém, há publicações em que ambos recebem pontuação (geralmente vírgulas).
- Considerando o objetivo dos textos jornalísticos, no seu entender, qual é a função da pontuação nesses textos? Relembre o grupo de que as notícias têm o objetivo de relatar e descrever um fato de maneira objetiva e que, por isso, a pontuação deve atender às necessidades de veicular essas informações de forma clara e impessoal. Explique ainda que o uso da vírgula em uma notícia, de modo especial, por ser uma “marca de caráter rítmico” em um texto, também “revela a forma como o escritor gostaria que seu texto fosse lido ou interpretado pelo leitor” (CHACON, 1998 apud LIMA e NOGUEIRA: 2016, p. 4).
- Ainda considerando o objetivo dos textos jornalísticos, qual tipo de pontuação você entende que não é característica de textos jornalísticos? Por quê? Espera-se que percebam que há pouca presença de interrogações e de exclamações, pois as notícias pretendem relatar e descrever um fato de maneira objetiva; como interrogações e exclamações são pontuações expressivas, que podem indicar sentimentos ou posicionamentos do autor, não são habitualmente utilizadas.
- Encerre a introdução da aula lendo com os alunos o registro coletivo realizado a partir das ideias discutidas nesta etapa do trabalho.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos (15 minutos para leitura compartilhada do texto e 10 minutos para elaborar as respostas nos grupos).
Orientações:
- Projete a página de abertura e peça a ajuda da turma para localizar o título, a linha fina, a autoria da notícia, data, meio de publicação e nome do site.
- Mantenha as crianças nos grupos, entregue o texto “Gigantes protegidas” impresso e proponha uma leitura compartilhada. Realizar a leitura junto com os alunos é uma maneira de ensinar a ler e compreender um texto, pois cria um ambiente de compartilhamento de procedimentos leitores e de atribuições de sentido, favorecendo a ampliação de estratégias, de pontos de vista e aprofundamento da capacidade de compreensão.
- Dê início ao trabalho de leitura perguntando quem poderia responder qual a relação que o título estabelece com a linha fina, nesta notícia. Questione as crianças:
- Quem são as gigantes? Por que “protegidas”?
- O que a linha fina apresenta de informação que justifica o título “Gigantes protegidas”? Espera-se que observem que a linha fina informa que a proposta de liberar a caça de baleias foi rejeitada, por isso, “as gigantes estão protegidas”.
- Prossiga, intercalando a leitura feita pelos alunos com pequenas paradas para comentar o texto e esclarecer dúvidas.
- Garanta que as ideias principais do texto foram compreendidas pela turma e explique, em seguida, o trabalho que será realizado em grupos: as questões têm por objetivo analisar a pontuação utilizada na notícia.
- Entregue uma folha de questões para cada grupo ou imprima as questões em pequenas tiras para serem coladas no caderno. Peça que registrem as respostas no caderno.
- Solicite aos alunos que decidam quem irá apresentar as respostas para a classe e encerre a atividade em grupo.
Materiais complementares:
Texto “Gigantes protegidas” impresso: aqui
Fonte: https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/1006/ca%C3%A7a-rejeitada. Acesso em 6 de outubro de 2018.
Folha de questões para impressão: aqui
Acesse a resolução da atividade: aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Entregue uma cópia do quadro para cada aluno.
- Defina a ordem de apresentação dos grupos. Para agilizar o trabalho, peça que os alunos estejam atentos para comparar e analisar as respostas e combine que, a cada resposta apresentada, os demais grupos se manifestem apenas se houver dúvida ou discordância. É natural que todos queiram ler o que discutiram e registraram e não é incomum que insistam em fazê-lo, mesmo quando não há divergência com a resposta apresentada. As crianças precisam ser ouvidas e devem sentir que seu trabalho é valorizado, mas também é importante que exercitem capacidades que são fundamentais para a boa convivência em grupo, como por exemplo, ouvir, conciliar pontos de vista, cumprir regras e combinados.
- Faça a correção coletiva das questões. Ouça as respostas dos alunos e faça intervenções que ampliem as possibilidades de reflexão (para além das que já foram propostas na folha de questões) a respeito das funções e dos diferentes efeitos de sentido que decorrem do uso da pontuação. Por exemplo:
- Que impressão causaria ao leitor se a autora tivesse usado o ponto de exclamação em vez de ponto final no primeiro parágrafo do texto? Peça a um aluno que leia o parágrafo original e, a outro, que faça a leitura como se houvesse o ponto de exclamação no lugar do ponto final; pergunte à turma quais diferenças perceberam em relação ao efeitos causados com a mudança de pontuação. A ideia é fazer com que os alunos observem as diferenças de entonação (o ponto final pede um tom de voz decrescente, ao contrário do ponto de exclamação que apresenta vibração e tom de voz crescente) e os efeitos de sentido causados: calma, objetividade e encerramento de uma ideia (ponto final); envolvimento, empolgação e valorização de uma ideia (ponto de exclamação). Retome as características textuais do gênero “notícia” e promova uma reflexão sobre a adequação ou não do uso de pontos de exclamação nesses textos.
- Sobre o uso de aspas: questione os alunos sobre outros efeitos de sentido decorrentes desse sinal de pontuação (em situações em que o autor pretende ser irônico ou para destacar uma palavra usada fora do seu contexto habitual). Da mesma forma, retome as características textuais do gênero “notícia” e promova uma reflexão sobre a função das aspas em notícias.
- Finalize a correção e complete o quadro junto com os alunos.
- Encerre o trabalho perguntando aos alunos o que mais lhes chamou a atenção na aula, em relação ao estudo da pontuação nas notícias: Houve alguma surpresa? Havia alguma dúvida que foi esclarecida? Algum engano anterior na forma de entender a pontuação desse gênero textual?
Materiais complementares:
Acesse o quadro para impressão: aqui
Acesse a resolução do quadro: aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Zoom, Google Meet etc.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade via áudio, vídeo ou mensagem de texto. Diga a eles que, nesta atividade, lerão uma notícia e que devem pensar sobre a pontuação utilizada nos textos jornalísticos. Aproveite para explicar a diferença entre reportagem e notícia. Para isso, lance as questões propostas no slide de Introdução do plano de aula e oriente os alunos a refletir e responder por escrito, pensando sobre os textos lidos nas aulas anteriores.
Desenvolvimento
Envie um áudio ou um vídeo em que você faça a leitura da notícia em voz alta para os alunos. Fale um pouco sobre o texto e as características do gênero para ajudá-los a resgatar algumas informações das aulas anteriores. Envie o texto aos alunos e solicite que leiam com atenção e respondam às questões propostas na atividade disponível aqui. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts ou outra de sua preferência, para que os alunos dialoguem sobre as respostas. Aproveite esse momento para resolver possíveis compreensões equivocadas.
Fechamento
Proponha aos alunos que anotem no caderno o que aprenderam sobre a função da pontuação na notícia. Para isso, utilize a questão proposta no slide do Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem a notícia lida com seus familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia
Finalidade da aula: Compreender os efeitos de sentido decorrentes da pontuação comumente usada em em textos jornalísticos.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Pontuação
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF05LP04)
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.