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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre O uso da pontuação em textos jornalísticos - gênero notícia

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador, textos impressos, folhas de questões, quadro, giz (ou caneta), caderno, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado.O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de se expressar oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em grupos e organize a sala de modo que as crianças possam se ver e ouvir .
  • Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.
  • Pergunte à turma quem sabe o que são textos jornalísticos e esclareça dúvidas. É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Introduza o assunto da aula perguntando à turma o que é notícia e o que é reportagem. Ouça as respostas das crianças e explique de modo breve as diferenças entre esses dois gêneros. Considere que, por coexistirem no mundo do jornalismo e muitas vezes serem confundidos, é importante que saibam fazer a distinção entre ambos. Não se preocupe em aprofundar a questão, a intenção aqui é apenas garantir que a turma saiba identificar o gênero do texto jornalístico que será trabalhado em cada aula.

Observe que:

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado.O objetivo da notícia é relatar e descrever os fatos de forma clara e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz temas de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

  • Proponha aos alunos que procurem recordar o tipo de pontuação usada nas notícias que já leram. Caso respondam que não têm certeza ou não se lembram, peça que levantem hipóteses (supõe-se que percebam o uso predominante de vírgula e ponto final).
  • Vá anotando as ideias principais no quadro com a ajuda da turma e continue perguntando às crianças:
  • O título e a linha fina também são pontuados ou somente o corpo do texto tem pontuação? Observe que, na notícia que será lida nesta aula, ambos não são pontuados, o que é bastante comum. Porém, há publicações em que ambos recebem pontuação (geralmente vírgulas).
  • Considerando o objetivo dos textos jornalísticos, no seu entender, qual é a função da pontuação nesses textos? Relembre o grupo de que as notícias têm o objetivo de relatar e descrever um fato de maneira objetiva e que, por isso, a pontuação deve atender às necessidades de veicular essas informações de forma clara e impessoal. Explique ainda que o uso da vírgula em uma notícia, de modo especial, por ser uma “marca de caráter rítmico” em um texto, também “revela a forma como o escritor gostaria que seu texto fosse lido ou interpretado pelo leitor” (CHACON, 1998 apud LIMA e NOGUEIRA: 2016, p. 4).
  • Ainda considerando o objetivo dos textos jornalísticos, qual tipo de pontuação você entende que não é característica de textos jornalísticos? Por quê? Espera-se que percebam que há pouca presença de interrogações e de exclamações, pois as notícias pretendem relatar e descrever um fato de maneira objetiva; como interrogações e exclamações são pontuações expressivas, que podem indicar sentimentos ou posicionamentos do autor, não são habitualmente utilizadas.
  • Encerre a introdução da aula lendo com os alunos o registro coletivo realizado a partir das ideias discutidas nesta etapa do trabalho.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (15 minutos para leitura compartilhada do texto e 10 minutos para elaborar as respostas nos grupos).

Orientações:

  • Projete a página de abertura e peça a ajuda da turma para localizar o título, a linha fina, a autoria da notícia, data, meio de publicação e nome do site.
  • Mantenha as crianças nos grupos, entregue o texto “Gigantes protegidas” impresso e proponha uma leitura compartilhada. Realizar a leitura junto com os alunos é uma maneira de ensinar a ler e compreender um texto, pois cria um ambiente de compartilhamento de procedimentos leitores e de atribuições de sentido, favorecendo a ampliação de estratégias, de pontos de vista e aprofundamento da capacidade de compreensão.
  • Dê início ao trabalho de leitura perguntando quem poderia responder qual a relação que o título estabelece com a linha fina, nesta notícia. Questione as crianças:
  • Quem são as gigantes? Por que “protegidas”?
  • O que a linha fina apresenta de informação que justifica o título “Gigantes protegidas”? Espera-se que observem que a linha fina informa que a proposta de liberar a caça de baleias foi rejeitada, por isso, “as gigantes estão protegidas”.
  • Prossiga, intercalando a leitura feita pelos alunos com pequenas paradas para comentar o texto e esclarecer dúvidas.
  • Garanta que as ideias principais do texto foram compreendidas pela turma e explique, em seguida, o trabalho que será realizado em grupos: as questões têm por objetivo analisar a pontuação utilizada na notícia.
  • Entregue uma folha de questões para cada grupo ou imprima as questões em pequenas tiras para serem coladas no caderno. Peça que registrem as respostas no caderno.
  • Solicite aos alunos que decidam quem irá apresentar as respostas para a classe e encerre a atividade em grupo.

Materiais complementares:

Texto “Gigantes protegidas” impresso: aqui

Fonte: https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/1006/ca%C3%A7a-rejeitada. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Folha de questões para impressão: aqui

Acesse a resolução da atividade: aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia do quadro para cada aluno.
  • Defina a ordem de apresentação dos grupos. Para agilizar o trabalho, peça que os alunos estejam atentos para comparar e analisar as respostas e combine que, a cada resposta apresentada, os demais grupos se manifestem apenas se houver dúvida ou discordância. É natural que todos queiram ler o que discutiram e registraram e não é incomum que insistam em fazê-lo, mesmo quando não há divergência com a resposta apresentada. As crianças precisam ser ouvidas e devem sentir que seu trabalho é valorizado, mas também é importante que exercitem capacidades que são fundamentais para a boa convivência em grupo, como por exemplo, ouvir, conciliar pontos de vista, cumprir regras e combinados.
  • Faça a correção coletiva das questões. Ouça as respostas dos alunos e faça intervenções que ampliem as possibilidades de reflexão (para além das que já foram propostas na folha de questões) a respeito das funções e dos diferentes efeitos de sentido que decorrem do uso da pontuação. Por exemplo:
  • Que impressão causaria ao leitor se a autora tivesse usado o ponto de exclamação em vez de ponto final no primeiro parágrafo do texto? Peça a um aluno que leia o parágrafo original e, a outro, que faça a leitura como se houvesse o ponto de exclamação no lugar do ponto final; pergunte à turma quais diferenças perceberam em relação ao efeitos causados com a mudança de pontuação. A ideia é fazer com que os alunos observem as diferenças de entonação (o ponto final pede um tom de voz decrescente, ao contrário do ponto de exclamação que apresenta vibração e tom de voz crescente) e os efeitos de sentido causados: calma, objetividade e encerramento de uma ideia (ponto final); envolvimento, empolgação e valorização de uma ideia (ponto de exclamação). Retome as características textuais do gênero “notícia” e promova uma reflexão sobre a adequação ou não do uso de pontos de exclamação nesses textos.
  • Sobre o uso de aspas: questione os alunos sobre outros efeitos de sentido decorrentes desse sinal de pontuação (em situações em que o autor pretende ser irônico ou para destacar uma palavra usada fora do seu contexto habitual). Da mesma forma, retome as características textuais do gênero “notícia” e promova uma reflexão sobre a função das aspas em notícias.
  • Finalize a correção e complete o quadro junto com os alunos.
  • Encerre o trabalho perguntando aos alunos o que mais lhes chamou a atenção na aula, em relação ao estudo da pontuação nas notícias: Houve alguma surpresa? Havia alguma dúvida que foi esclarecida? Algum engano anterior na forma de entender a pontuação desse gênero textual?

Materiais complementares:

Acesse o quadro para impressão: aqui

Acesse a resolução do quadro: aqui

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador, textos impressos, folhas de questões, quadro, giz (ou caneta), caderno, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Reportagem e notícia são gêneros de textos jornalísticos que podem ser confundidos pelo fato de terem como objetivo a disseminação de informações. Este plano de aula propõe a análise de uma notícia e por essa razão, cabe aqui esclarecer a definição dos dois gêneros textuais.

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado.O objetivo da notícia é apresentar os fatos de forma simples e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz assuntos de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

A linha de trabalho proposta nesta aula envolve a participação ativa dos alunos, o que pode eventualmente gerar alguma insegurança nas crianças que apresentam dificuldade de se expressar oralmente. Fazer algumas mediações que ajudem esses alunos a elaborar suas ideias, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de exercício coletivo em que cada um poderá colaborar com suas habilidades são ações que devem auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo; valorizar a importância das capacidades individuais na construção do trabalho da equipe fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais, Alexsandro da silva. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Como ensinar pontuação, Beatriz Santomauro. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao. Acesso em 6 de outubro de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Divida a turma em grupos e organize a sala de modo que as crianças possam se ver e ouvir .
  • Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.
  • Pergunte à turma quem sabe o que são textos jornalísticos e esclareça dúvidas. É importante que as crianças saibam que textos jornalísticos são aqueles publicados em jornais e revistas, impressos ou online, com o objetivo de informar sobre algo ou alguém. Esclareça também que reportagem e notícia são os gêneros de textos jornalísticos que poderão ser trabalhados nesta e em outras aulas desta sequência de atividades.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Introduza o assunto da aula perguntando à turma o que é notícia e o que é reportagem. Ouça as respostas das crianças e explique de modo breve as diferenças entre esses dois gêneros. Considere que, por coexistirem no mundo do jornalismo e muitas vezes serem confundidos, é importante que saibam fazer a distinção entre ambos. Não se preocupe em aprofundar a questão, a intenção aqui é apenas garantir que a turma saiba identificar o gênero do texto jornalístico que será trabalhado em cada aula.

Observe que:

A notícia tem como foco a divulgação de um acontecimento, é relativa a fatos mais pontuais do cotidiano e por isso, para que tenha sentido, precisa ser publicada dentro de um prazo determinado.O objetivo da notícia é relatar e descrever os fatos de forma clara e objetiva.

A reportagem apresenta mais informações do que a notícia e não se restringe à divulgação de um fato. Geralmente traz temas de interesse público e parte do assunto de uma notícia, que é aprofundado com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

  • Proponha aos alunos que procurem recordar o tipo de pontuação usada nas notícias que já leram. Caso respondam que não têm certeza ou não se lembram, peça que levantem hipóteses (supõe-se que percebam o uso predominante de vírgula e ponto final).
  • Vá anotando as ideias principais no quadro com a ajuda da turma e continue perguntando às crianças:
  • O título e a linha fina também são pontuados ou somente o corpo do texto tem pontuação? Observe que, na notícia que será lida nesta aula, ambos não são pontuados, o que é bastante comum. Porém, há publicações em que ambos recebem pontuação (geralmente vírgulas).
  • Considerando o objetivo dos textos jornalísticos, no seu entender, qual é a função da pontuação nesses textos? Relembre o grupo de que as notícias têm o objetivo de relatar e descrever um fato de maneira objetiva e que, por isso, a pontuação deve atender às necessidades de veicular essas informações de forma clara e impessoal. Explique ainda que o uso da vírgula em uma notícia, de modo especial, por ser uma “marca de caráter rítmico” em um texto, também “revela a forma como o escritor gostaria que seu texto fosse lido ou interpretado pelo leitor” (CHACON, 1998 apud LIMA e NOGUEIRA: 2016, p. 4).
  • Ainda considerando o objetivo dos textos jornalísticos, qual tipo de pontuação você entende que não é característica de textos jornalísticos? Por quê? Espera-se que percebam que há pouca presença de interrogações e de exclamações, pois as notícias pretendem relatar e descrever um fato de maneira objetiva; como interrogações e exclamações são pontuações expressivas, que podem indicar sentimentos ou posicionamentos do autor, não são habitualmente utilizadas.
  • Encerre a introdução da aula lendo com os alunos o registro coletivo realizado a partir das ideias discutidas nesta etapa do trabalho.

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Tempo sugerido: 25 minutos (15 minutos para leitura compartilhada do texto e 10 minutos para elaborar as respostas nos grupos).

Orientações:

  • Projete a página de abertura e peça a ajuda da turma para localizar o título, a linha fina, a autoria da notícia, data, meio de publicação e nome do site.
  • Mantenha as crianças nos grupos, entregue o texto “Gigantes protegidas” impresso e proponha uma leitura compartilhada. Realizar a leitura junto com os alunos é uma maneira de ensinar a ler e compreender um texto, pois cria um ambiente de compartilhamento de procedimentos leitores e de atribuições de sentido, favorecendo a ampliação de estratégias, de pontos de vista e aprofundamento da capacidade de compreensão.
  • Dê início ao trabalho de leitura perguntando quem poderia responder qual a relação que o título estabelece com a linha fina, nesta notícia. Questione as crianças:
  • Quem são as gigantes? Por que “protegidas”?
  • O que a linha fina apresenta de informação que justifica o título “Gigantes protegidas”? Espera-se que observem que a linha fina informa que a proposta de liberar a caça de baleias foi rejeitada, por isso, “as gigantes estão protegidas”.
  • Prossiga, intercalando a leitura feita pelos alunos com pequenas paradas para comentar o texto e esclarecer dúvidas.
  • Garanta que as ideias principais do texto foram compreendidas pela turma e explique, em seguida, o trabalho que será realizado em grupos: as questões têm por objetivo analisar a pontuação utilizada na notícia.
  • Entregue uma folha de questões para cada grupo ou imprima as questões em pequenas tiras para serem coladas no caderno. Peça que registrem as respostas no caderno.
  • Solicite aos alunos que decidam quem irá apresentar as respostas para a classe e encerre a atividade em grupo.

Materiais complementares:

Texto “Gigantes protegidas” impresso: aqui

Fonte: https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/1006/ca%C3%A7a-rejeitada. Acesso em 6 de outubro de 2018.

Folha de questões para impressão: aqui

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia do quadro para cada aluno.
  • Defina a ordem de apresentação dos grupos. Para agilizar o trabalho, peça que os alunos estejam atentos para comparar e analisar as respostas e combine que, a cada resposta apresentada, os demais grupos se manifestem apenas se houver dúvida ou discordância. É natural que todos queiram ler o que discutiram e registraram e não é incomum que insistam em fazê-lo, mesmo quando não há divergência com a resposta apresentada. As crianças precisam ser ouvidas e devem sentir que seu trabalho é valorizado, mas também é importante que exercitem capacidades que são fundamentais para a boa convivência em grupo, como por exemplo, ouvir, conciliar pontos de vista, cumprir regras e combinados.
  • Faça a correção coletiva das questões. Ouça as respostas dos alunos e faça intervenções que ampliem as possibilidades de reflexão (para além das que já foram propostas na folha de questões) a respeito das funções e dos diferentes efeitos de sentido que decorrem do uso da pontuação. Por exemplo:
  • Que impressão causaria ao leitor se a autora tivesse usado o ponto de exclamação em vez de ponto final no primeiro parágrafo do texto? Peça a um aluno que leia o parágrafo original e, a outro, que faça a leitura como se houvesse o ponto de exclamação no lugar do ponto final; pergunte à turma quais diferenças perceberam em relação ao efeitos causados com a mudança de pontuação. A ideia é fazer com que os alunos observem as diferenças de entonação (o ponto final pede um tom de voz decrescente, ao contrário do ponto de exclamação que apresenta vibração e tom de voz crescente) e os efeitos de sentido causados: calma, objetividade e encerramento de uma ideia (ponto final); envolvimento, empolgação e valorização de uma ideia (ponto de exclamação). Retome as características textuais do gênero “notícia” e promova uma reflexão sobre a adequação ou não do uso de pontos de exclamação nesses textos.
  • Sobre o uso de aspas: questione os alunos sobre outros efeitos de sentido decorrentes desse sinal de pontuação (em situações em que o autor pretende ser irônico ou para destacar uma palavra usada fora do seu contexto habitual). Da mesma forma, retome as características textuais do gênero “notícia” e promova uma reflexão sobre a função das aspas em notícias.
  • Finalize a correção e complete o quadro junto com os alunos.
  • Encerre o trabalho perguntando aos alunos o que mais lhes chamou a atenção na aula, em relação ao estudo da pontuação nas notícias: Houve alguma surpresa? Havia alguma dúvida que foi esclarecida? Algum engano anterior na forma de entender a pontuação desse gênero textual?

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