A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais para vídeo e apresentação de slides.
Informações sobre o gênero:
O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer e identificar e utilizar em produções escritas os recursos de coesão pronominal em textos de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Leia o slide para os alunos.
2- Pergunte: sobre o que trataremos nesta aula? Deixe que exponham suas opiniões. Espera-se que recordem sobre as descobertas das aulas anteriores sobre as características do gênero e a função dos pronomes como recurso coesivo.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Apresente o slide aos alunos e pergunte:
Não dê respostas, mas deixe que falem o que pensam.
2- Diga aos alunos que irão ver um vídeo que responderá a essas dúvidas.
3- Esta atividade tem o propósito de introduzir o assunto e despertar o interesse dos alunos pelo tema que dará subsídios à realização das atividades propostas nesta aula.
Tempo sugerido: 39 minutos
Orientações:
O tempo desta etapa deve ser distribuído em: 3 minutos para o vídeo, 8 minutos para a leitura do texto e reflexões, 12 para revisão e reescrita e 16 minutos para correção coletiva e finalização.
1- Organize os alunos em círculo ou em U, favorecendo a dinâmica da atividade proposta.
2- Apresente o vídeo: “Por que vemos colorido?”. Caso seja possível, apresente o site aos alunos e informe que “Universidade das Crianças” é um projeto de divulgação científica que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. No site encontrarão algumas perguntas que as crianças fizeram sobre corpo humano, outros animais, plantas, astronomia e outros assuntos.
3- Realize a retomada de sentido através da realização da atividade “bate-volta”.
d) Finalize realizando a leitura corrente e de forma coletiva das perguntas e respostas.
Materiais complementares:
Orientações:
1- Apresente o slide aos alunos e realize a leitura do enunciado da questão.
2- Leia o texto aos alunos integralmente, sem pausas.
Pergunte:
Devem opinar se é um texto bem escrito ou se tem aspectos que podem ser melhorados. Estimule-os a justificarem suas respostas.
Professor, o propósito da aula é o uso dos pronomes como recurso de coesão textual, porém os alunos podem identificar outros aspectos a serem melhorados, como a pontuação. Explique que este não é o foco da aula e que tal aspecto será abordado em outro momento.
Devem considerar que, em alguns momentos, as palavras se repetem, tornando o texto cansativo e prejudicando a sequência e entendimento das informações apresentadas.
Devem ser capazes de identificar que as palavras selecionadas podem ser substituídas por pronomes, preservando as relações de sentido entre as informações apresentadas no texto.
3- Solicite aos alunos que retomem as anotações realizadas no “caderno de descobertas”.
Devem recordar que:
4- Proponha aos alunos a revisão e reescrita do texto apresentado no slide. Neste momento, organize os alunos em trios, proporcionando assim, momentos de troca sobre as decisões a serem tomadas na reescrita do texto.
Orientações:
1- Inicie esta etapa explicando aos alunos que realizarão uma atividade de correção coletiva do texto. Informe que você selecionará os alunos, um de cada vez, para irem ditando o texto, enquanto ele é escrito no quadro. Trecho a trecho, vá realizando pausas para refletirem sobre a maneira através da qual realizaram as escolhas para a melhoria do texto.
2- Lembre-se de que a coesão de um texto é construída a partir da ligação (costura) entre as informações apresentadas nesse texto. Nesta aula, os pronomes são os elementos responsáveis pelo encadeamento das ideias e pelas articulações entre as palavras, estabelecendo relações de sentido. O objetivo principal da atividade é o uso dos pronomes na revisão textual, porém, ouça as sugestões dos alunos e não desconsidere ideias coerentes.
3- Pergunte:
4- Proponha reflexões:
5- A intenção é o uso de pronomes como recurso coesivo, mas, neste caso, os alunos podem sugerir a supressão das palavras, substituindo o ponto final pela vírgula. Assim: “As cores não estão no objeto, são refletidas quando o objeto é iluminado.”
Orientações:
1- Após a correção coletiva, realize a releitura do texto para que percebam que o uso das estratégias coesivas de substituição melhoram a qualidade do texto escrito; no caso de textos expositivos de divulgação científica, a utilização dessa estratégia coesiva confere maior grau de formalidade ao texto.
2- Leia o slide, como sugestão de correção e finalize esta etapa da aula.
Pergunte:
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
1- Para sistematizar o conhecimento, realize a leitura do slide para os alunos.
2- Proponha: converse com o colega do seu lado e compartilhe o que você mais gostou da aula e o que você aprendeu nesta sequência de três aulas, tratando de coesão pronominal em textos de divulgação científica.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Vídeo disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos um áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp ou e-mail, para orientá-los sobre as atividades da aula. Diga o tema da aula e sugira que reflitam sobre o que deverá tratar. Envie a imagem disponível no slide de Introdução do plano de aula junto com as três questões propostas para reflexão. Sugira aos alunos que anotem suas respostas no caderno e compartilhem a imagem com seus familiares, para saber que percepção eles têm sobre a cor da rosa.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o vídeo "Por que vemos colorido?". Apresente a eles o vídeo e o site onde foi publicado, e proponha que o assistam com atenção, fazendo anotações, caso considerem necessário. Envie o texto para revisão, disponível no slide 2 do Desenvolvimento e explique para os alunos que o texto foi escrito por um aluno que assistiu ao vídeo. Oriente os alunos a se atentar aos trechos destacados no texto, explicitando para eles que há alguns aspectos que precisam ser melhorados em relação ao uso dos pronomes. Proponha que os alunos retomem suas anotações sobre o uso dos pronomes e façam uma revisão do texto para torná-lo mais bem escrito. Utilize as orientações propostas na segunda parte do Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que os alunos enviem o texto revisado, pois trata-se de um bom instrumento de avaliação.
Fechamento
Proponha aos alunos que retomem as anotações sobre o uso de pronomes e escrevam uma mensagem a um colega, contando sobre o que aprenderam.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem com os familiares o vídeo e o texto a ser revisado; depois, mostrem como ficou o texto revisado e peçam a opinião dos familiares.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: