14803
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A produção e a coesão textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre A produção e a coesão textual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Vídeo disponível aqui

Introdução
Envie aos alunos um áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp ou e-mail, para orientá-los sobre as atividades da aula. Diga o tema da aula e sugira que reflitam sobre o que deverá tratar. Envie a imagem disponível no slide de Introdução do plano de aula junto com as três questões propostas para reflexão. Sugira aos alunos que anotem suas respostas no caderno e compartilhem a imagem com seus familiares, para saber que percepção eles têm sobre a cor da rosa.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o vídeo "Por que vemos colorido?". Apresente a eles o vídeo e o site onde foi publicado, e proponha que o assistam com atenção, fazendo anotações, caso considerem necessário. Envie o texto para revisão, disponível no slide 2 do Desenvolvimento e explique para os alunos que o texto foi escrito por um aluno que assistiu ao vídeo. Oriente os alunos a se atentar aos trechos destacados no texto, explicitando para eles que há alguns aspectos que precisam ser melhorados em relação ao uso dos pronomes. Proponha que os alunos retomem suas anotações sobre o uso dos pronomes e façam uma revisão do texto para torná-lo mais bem escrito. Utilize as orientações propostas na segunda parte do Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que os alunos enviem o texto revisado, pois trata-se de um bom instrumento de avaliação.

Fechamento
Proponha aos alunos que retomem as anotações sobre o uso de pronomes e escrevam uma mensagem a um colega, contando sobre o que aprenderam.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem com os familiares o vídeo e o texto a ser revisado; depois, mostrem como ficou o texto revisado e peçam a opinião dos familiares.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA09

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas