14800
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Conhecendo o cardápio da escola

Para elaborar um cartaz com os alimentos oferecidos na escola, as crianças conduzirão uma conversa com os profissionais envolvidos na preparação deles.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Deborah Cristina Conceição Paiva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Faça um levantamento prévio do cardápio oferecido na escola (de 1 semana ou até 15 dias) e selecione imagens que representem esses pratos (opte por fotos reais dos pratos ou imagens de qualidade, evitando ilustrações de má qualidade e estereotipadas). Combine com integrantes da equipe da cozinha, como o nutricionista e os cozinheiros, para que possam participar do diálogo com as crianças.

Materiais:

Materiais simples para confecção do cartaz como cartolina, cola, tesoura e as imagens que irá utilizar.

Espaços:

O diálogo inicial será feito na sala da turma, prosseguindo para o refeitório ou outro lugar em que as crianças podem encontrar os alimentos da escola, como por exemplo, uma cantina.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 35 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Os diálogos realizados provocam novas descobertas das crianças sobre sua alimentação? Quais?

2. Como as crianças desenvolvem a comunicação entre elas e os adultos? De que maneira compreendem e se fazem compreendidas?

3. Durante os momentos de grande roda, quais relatos, experiências e fatos acontecidos as crianças citam?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. O diálogo sobre alimentação pode ser realizado por todas as crianças, de diferentes maneiras, respeitando sempre as características pessoaise acolhendo diversas formas de interação e de exploração. Utilize imagens, aromas e tato. Isso favorecerá a compreensão da turma e estimulará a participação de todos.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Organize os materiais necessários para confecção do cartaz contendo o cardápio da escola e/ou opções de cardápio oferecidas na cantina, o coloque sobre o chão ou em cima de uma mesa na sala (de maneira que todos possam reunir-se em torno dele), em um local de fácil visibilidade. Com a presença dos integrantes da equipe de cozinha (como nutricionista, cozinheiro ou algum outro representante) traga o grande grupo para o local.

Neste primeiro momento,deixe as crianças explorarem o cartaz, observarem-no e conversarem sobre o que está ali. Depois, convide-as a se sentarem em volta dele e contextualize a atividade aproveitando as observações delas sobre o que acabaram de fazer. Mostre o cardápio e dialogue sobre os tipos de alimentos que serão servidos na escola, quem os escolhem e o por que. Esteja atento a todas as contribuições e observações das crianças, pois com o decorrer do diálogo as contribuições delas podem mudar.


2

Distribua as imagens já recortadas para as crianças explorarem e conversarem sobre elas; estimule os diálogos entre a equipe que cuida da alimentação e as crianças sobre os alimentos oferecidos na escola. Enquanto as conversas ocorrem, convide as crianças em pequenos grupos ou até mesmo individualmente para que se aproximem do cartaz e ajudem na confecção, colando as imagens que lhes foram entregues. Observe indicações, preferências e curiosidades delas.


3

Ainda em grande roda, aproveite a presença do cozinheiro e/ou do nutricionista e pergunte às crianças o que sabem sobre as funções e sobre importância desses funcionários para a escola. Demonstre modelos de diálogos ao grupo, lançando perguntas simples, para que assim elas possam engajar-se e, também, questionar.

Observe e registre como cada criança se relaciona com os adultos e suas reações às ações de outros colegas de turma, se imitam perguntas, repetem falas e se participam ativamente ou tendem a ficar mais quietas. Esteja atento às falas, entre os diálogos faça intervenções apenas quando necessário, não iniba investigações das crianças.

Em paralelo, deixe disponível outras imagens recortadas que não tenham sido utilizadas na colagem do cartaz ou até mesmo as revistas das quais as imagens foram retiradas, para que fiquem disponíveis para as crianças que não estejam mais interessadas no diálogo, envolvendo-as na dinâmica.


4

Com a finalização do diálogo em grande roda, explique às crianças que o cardápio apresentado será fixado em algum local da escola que elas irão ajudar a escolher um lugar que considerem interessante para deixá-lo exposto. Assim, elas e outras crianças poderão sempre consultá-lo para saberem o que irão comer.

Caso queiram, saia da sala com o grande grupo e explore os arredores da escola, é possível que as crianças deem preferência aos locais como suas respectivas salas ou até mesmo o refeitório.


Para finalizar:

Ao encontrarem um local adequado, verifique se todas as crianças concordam com a escolha do grupo, caso não, peça para que ela exponha os motivos da discordância. Nesses momentos, apoie para mediar as negociações que possam surgir, ajudando as crianças a superar possíveis conflitos.

Com o lugar definido, peça ajuda para que todos juntos fixem o cardápio, finalizando assim a atividade.

Desdobramentos

O conhecimento prévio do cardápio pode se tornar uma atividade permanente.

Uma outra proposta possível seria as crianças escolherem um prato por semana, ou quinzenalmente (de acordo com a dinâmica da cozinha da escola). No dia em que escolhem o menu, é interessante que os pequenos possam ajudar no preparo dos alimentos, fazendo assim uma atividade de culinária prática, o que estimula não só a participação delas, mas também o engajamento em sua própria alimentação.

É possível também organizar um momento para que, após concluírem e exporem o cardápio, convidem uma outra turma para apresentá-lo como sugestão de uma boa alimentação.Outra ideia é aproveitar o cardápio para conversas sobre os alimentos preferidos de cada um, encontrando semelhanças e diferenças entre as crianças, que podem sugerir à equipe da escola o oferecimento de um ou mais alimentos dentre os mais queridos da turma.

Engajando as famílias

Combine com as crianças que, no momento da saída, elas convidem os pais para entrar na escola, para que possam ver o cartaz do cardápio. Estimule-as para que elas mesmas apresentem aos familiares quais pratos serão servidos. Deixe uma caixa de sugestões na qual os responsáveis possam depositar opiniões e dicas para o momento da alimentação, como algumas receitas.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Organizando a refeição

ATIVIDADE 02

Lanche comunitário

ATIVIDADE 04

Hábitos antes e depois de comer

ATIVIDADE 05

Brincando de banquete

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO04 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de imitar os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de usar o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita e exploração do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Revisitando histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da sua fralda?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pertences pessoais: Reconhecimento e cuidado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontrando objetos escondidos pelo espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Faz de conta na floresta: sentimentos e expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

História com teatro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Imitando um personagem

Creche / Educação Infantil / Unidade

Orientações para desfralde

Creche / Educação Infantil / Unidade

Levando livros para casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Identificando a sequência de personagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chamada como estratégia de leitura para crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida durante a adaptação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Trabalhando as palavras estáveis dos momentos da rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo o cardápio da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chegando na escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Atuando como personagens da história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Criando novas partes de uma história de repetição

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de banquete

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando a volta pra casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo o espaço da sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Etiquetando espaços

Creche / Educação Infantil / Unidade

Colhendo e compartilhando os alimentos da horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de outras culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Revisitando histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pertences pessoais: Reconhecimento e cuidado

Creche / Educação Infantil / Unidade

História com teatro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montando um Álbum de Expressões da Turma

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontro de contações de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com uma história musicada

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando personagens em uma história de repetição

Creche / Educação Infantil / Unidade

As danças e as culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo o cardápio da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chegando na escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando a volta pra casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção de barquinho de gelo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Coco de roda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Ampliação de repertório: os jogos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com esponjas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann