9976
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Praticando a divisão: jogo “Avançando com o resto”

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre 1. Praticar a divisão por meio de jogos; cálculo mental envolvendo a multiplicação e a divisão e a representação dos restos; raciocínio rápido e pensamento lógico-matemático.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Para este plano, foque na etapa Retomada e Discussão das soluções.

Retomada
Realize a Retomada deste plano com seus alunos em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto na atividade com os estudante. Você pode enviar em formato de texto ou o slide como imagem.

As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos enviem as respostas. Se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona, verbalize os questionamentos e permita que os alunos verbalizem as respostas.

Discussão das soluções
Como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você explique como ele se constitui mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independentemente da aula ocorrer de forma síncrona ou assíncrona, mostre para a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela ou enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, proponha que os alunos escolham uma equipe para “torcer”.

Expanda as situações de jogo das equipes vermelha e verde. Você pode utilizar dados online (disponível aqui) para gerar os números e pedir para os alunos realizarem a operação e indicarem quantas casas cada equipe andará em uma determinada situação. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, proponha que os alunos joguem criando um “faz de conta” e registrando o resultado de cada jogada. 

Proponha uma discussão/reflexão a partir dos questionamentos presentes no “Discuta com a turma” em cada slide. Você pode enviar em formato de texto e solicitar que os alunos escrevam as respostas e enviem.

Encerramento
Envie aos estudantes as conclusões presentes nesta etapa da aula, seja por texto ou compartilhando a imagem do slide. Envie por meio de texto os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Solicite que os alunos registrem nos cadernos as conclusões e respondam os questionamentos em formato de texto.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” para ser entregue em momento a combinado com a turma.

Convite às famílias
Sugiram que os alunos joguem “Avançando com o resto” com os familiares. No link (disponível aqui) eles encontram as regras, o tabuleiro e moldes para dados. Caso não seja possível fazer a impressão, sugira que desenhem o tabuleiro e usem os dados online.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_03NUM04

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas