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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Praticando a divisão: jogo “Avançando com o resto”

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre 1. Praticar a divisão por meio de jogos; cálculo mental envolvendo a multiplicação e a divisão e a representação dos restos; raciocínio rápido e pensamento lógico-matemático.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a divisão por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a multiplicação e a divisão (exata e não exata) compreendendo a representação dos restos.
  3. Estimular o raciocínio rápido e pensamento lógico-matemático.



Conceito-chave

Cálculo mental envolvendo divisão e multiplicação.

Recursos necessários

Para cada partida (dois grupos):

  • 1 tabuleiro,
  • dois dados,
  • duas fichas (marcadores), sendo uma de cada cor para representar o grupo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos a responderem as perguntas para recordarem os termos fundamentais das divisões exatas e não exatas. E relembrar que realizando a multiplicação (operação inversa) entre o quociente e divisor e somando-se ao resto obtém-se o dividendo, verificando assim se a operação está correta.

Propósito: Relembrar o conceito de divisões exatas e não exatas enfatizando o resto.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem resolver o problema proposto por Roberta, mentalmente?
  • O que Cauê quer dizer ao perguntar como podemos comprovar a divisão?
  • Faltava quanto para que a divisão fosse exata? Por quê?
  • Se estávamos dividindo entre seis amigos, quais as possibilidades de resto para a divisão ser inexata?
  • O que significa uma divisão inexata?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Esclarecer as regras do jogo aos alunos. Explicar que o grupo (dois alunos) deve calcular os resultados das divisões mentalmente e atentar-se ao resto, pois este valor corresponde ao número de casas que irá movimentar no tabuleiro.

Propósito: Apresentar as regras do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para saber calcular o valor da divisão e descobrir o resto?
  • No início do jogo é melhor obter restos menores ou maiores? Por quê?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Esclarecer as regras do jogo aos alunos. Explicar que o grupo (dois alunos) deve calcular os resultados das divisões mentalmente e atentar-se ao resto, pois este valor corresponde ao número de casas que irá movimentar no tabuleiro.

Propósito: Apresentar as regras do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para saber calcular o valor da divisão e descobrir o resto?
  • No início do jogo é melhor obter restos menores ou maiores? Por quê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organizar a sala em grupos com duas equipes com o mesmo número de alunos cada. Por exemplo: um grupo com 4 alunos, deverão ser organizados em duas equipes de 2 alunos cada (2 alunos da equipe verde e 2 alunos da equipe vermelha), para disputarem o jogo de forma coletiva. Em seguida, distribuir um tabuleiro, dois dados e duas fichas (uma de cada cor) para cada duas equipes que disputarão o jogo. Mediar e orientar os alunos sobre as diversas possibilidades de estratégias para realizar o cálculo mental da divisão com resto. Recorde-os que os números do tabuleiro representam os dividendos e a soma dos números dos dados são os respectivos divisores, o resto da divisão, corresponde ao número de casas que deverão avançar com o marcador.

O jogo é uma adaptação do material disponibilizado no site: http://mathema.com.br/jogos-fundamental1/avancando-com-o-resto-2/

Propósito: Chegar em primeiro lugar na palavra FIM, onde avançarão com o valor do resto das divisões.

Discuta com a turma:

  • Vocês aceitam o desafio desse jogo, que consiste em descobrir mentalmente o resto de uma divisão, para avançar no tabuleiro?
  • Vamos descobrir as diferentes estratégias que cada grupo irá desenvolver para avançar na partida?
  • Todos entenderam como procederá o jogo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explicar aos alunos as etapas do jogo, esclarecendo as estratégias que podem ser utilizadas para realizar os cálculos das divisões não exatas.

Propósito: Demonstrar e provocar a reflexão dos alunos sobre uma possibilidade de jogada e estratégia de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o resto das divisões, mentalmente?
  • Como a operação inversa pode facilitar a determinação do resto da divisão?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explicar aos alunos as etapas do jogo, esclarecendo as estratégias que podem ser utilizadas para realizar os cálculos das divisões não exatas.

Propósito: Demonstrar e provocar a reflexão dos alunos sobre uma possibilidade de jogada e estratégia de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o resto das divisões, mentalmente?
  • Quanto deve ser o divisor para a equipe vermelha passar a verde?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que a divisão é o inverso da multiplicação e aproveite a oportunidade para recordar a nomenclatura dos termos da divisão e a diferença da divisão exata da não exata. Demonstre que a operação inversa pode ser utilizada para tirar a prova real da divisão se for acrescentado o respectivo resto. E esta estratégia pode ser utilizada durante o jogo para facilitar o cálculo mental rapidamente. É importante recordar ainda que na divisão com números naturais o resto sempre será um número menor que o divisor.(por exemplo, uma divisão com divisor 6, o resto pode ser os números 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 apenas).

Propósito: Compreender o conceito de divisão, identificando as exatas e as não exatas com seu respectivo resto. Como também relembrar a possibilidade de verificar se a divisão está correta, usando a operação inversa.

Discuta com a turma:

  • Se o dividendo desse exemplo fosse 24, como ficaria a operação? Como a divisão seria denominada?
  • Para obter a prova real da divisão devemos realizar a operação inversa, ou seja a multiplicação. Se for uma divisão não exata, como você realizará esse cálculo mentalmente?
  • Por que é importante compreender esse conceito? Como essa estratégia pode nos auxiliar com as operações de divisão e multiplicação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a divisão não exata.

Propósito: Avaliar se os alunos realizam o cálculo da divisão com resto em um contexto diferente do abordado no jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual operação você utilizará para resolver o problema? Por quê?
  • Os quatro ônibus levarão a mesma quantidade de alunos cada um? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a divisão por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a multiplicação e a divisão (exata e não exata) compreendendo a representação dos restos.
  3. Estimular o raciocínio rápido e pensamento lógico-matemático.



Conceito-chave

Cálculo mental envolvendo divisão e multiplicação.

Recursos necessários

Para cada partida (dois grupos):

  • 1 tabuleiro,
  • dois dados,
  • duas fichas (marcadores), sendo uma de cada cor para representar o grupo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos a responderem as perguntas para recordarem os termos fundamentais das divisões exatas e não exatas. E relembrar que realizando a multiplicação (operação inversa) entre o quociente e divisor e somando-se ao resto obtém-se o dividendo, verificando assim se a operação está correta.

Propósito: Relembrar o conceito de divisões exatas e não exatas enfatizando o resto.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem resolver o problema proposto por Roberta, mentalmente?
  • O que Cauê quer dizer ao perguntar como podemos comprovar a divisão?
  • Faltava quanto para que a divisão fosse exata? Por quê?
  • Se estávamos dividindo entre seis amigos, quais as possibilidades de resto para a divisão ser inexata?
  • O que significa uma divisão inexata?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Esclarecer as regras do jogo aos alunos. Explicar que o grupo (dois alunos) deve calcular os resultados das divisões mentalmente e atentar-se ao resto, pois este valor corresponde ao número de casas que irá movimentar no tabuleiro.

Propósito: Apresentar as regras do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para saber calcular o valor da divisão e descobrir o resto?
  • No início do jogo é melhor obter restos menores ou maiores? Por quê?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Esclarecer as regras do jogo aos alunos. Explicar que o grupo (dois alunos) deve calcular os resultados das divisões mentalmente e atentar-se ao resto, pois este valor corresponde ao número de casas que irá movimentar no tabuleiro.

Propósito: Apresentar as regras do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para saber calcular o valor da divisão e descobrir o resto?
  • No início do jogo é melhor obter restos menores ou maiores? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organizar a sala em grupos com duas equipes com o mesmo número de alunos cada. Por exemplo: um grupo com 4 alunos, deverão ser organizados em duas equipes de 2 alunos cada (2 alunos da equipe verde e 2 alunos da equipe vermelha), para disputarem o jogo de forma coletiva. Em seguida, distribuir um tabuleiro, dois dados e duas fichas (uma de cada cor) para cada duas equipes que disputarão o jogo. Mediar e orientar os alunos sobre as diversas possibilidades de estratégias para realizar o cálculo mental da divisão com resto. Recorde-os que os números do tabuleiro representam os dividendos e a soma dos números dos dados são os respectivos divisores, o resto da divisão, corresponde ao número de casas que deverão avançar com o marcador.

O jogo é uma adaptação do material disponibilizado no site: http://mathema.com.br/jogos-fundamental1/avancando-com-o-resto-2/

Propósito: Chegar em primeiro lugar na palavra FIM, onde avançarão com o valor do resto das divisões.

Discuta com a turma:

  • Vocês aceitam o desafio desse jogo, que consiste em descobrir mentalmente o resto de uma divisão, para avançar no tabuleiro?
  • Vamos descobrir as diferentes estratégias que cada grupo irá desenvolver para avançar na partida?
  • Todos entenderam como procederá o jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explicar aos alunos as etapas do jogo, esclarecendo as estratégias que podem ser utilizadas para realizar os cálculos das divisões não exatas.

Propósito: Demonstrar e provocar a reflexão dos alunos sobre uma possibilidade de jogada e estratégia de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o resto das divisões, mentalmente?
  • Como a operação inversa pode facilitar a determinação do resto da divisão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explicar aos alunos as etapas do jogo, esclarecendo as estratégias que podem ser utilizadas para realizar os cálculos das divisões não exatas.

Propósito: Demonstrar e provocar a reflexão dos alunos sobre uma possibilidade de jogada e estratégia de cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o resto das divisões, mentalmente?
  • Quanto deve ser o divisor para a equipe vermelha passar a verde?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que a divisão é o inverso da multiplicação e aproveite a oportunidade para recordar a nomenclatura dos termos da divisão e a diferença da divisão exata da não exata. Demonstre que a operação inversa pode ser utilizada para tirar a prova real da divisão se for acrescentado o respectivo resto. E esta estratégia pode ser utilizada durante o jogo para facilitar o cálculo mental rapidamente. É importante recordar ainda que na divisão com números naturais o resto sempre será um número menor que o divisor.(por exemplo, uma divisão com divisor 6, o resto pode ser os números 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 apenas).

Propósito: Compreender o conceito de divisão, identificando as exatas e as não exatas com seu respectivo resto. Como também relembrar a possibilidade de verificar se a divisão está correta, usando a operação inversa.

Discuta com a turma:

  • Se o dividendo desse exemplo fosse 24, como ficaria a operação? Como a divisão seria denominada?
  • Para obter a prova real da divisão devemos realizar a operação inversa, ou seja a multiplicação. Se for uma divisão não exata, como você realizará esse cálculo mentalmente?
  • Por que é importante compreender esse conceito? Como essa estratégia pode nos auxiliar com as operações de divisão e multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a divisão não exata.

Propósito: Avaliar se os alunos realizam o cálculo da divisão com resto em um contexto diferente do abordado no jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual operação você utilizará para resolver o problema? Por quê?
  • Os quatro ônibus levarão a mesma quantidade de alunos cada um? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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