14797
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Hábitos antes e depois de comer

Use uma música do grupo Palavra Cantada para inspirar os cuidados pessoais das crianças.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Deborah Cristina Conceição Paiva

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Planeje de acordo com o tempo sugerido para que a atividade possa anteceder o momento de alimentação das crianças, conforme a linha do tempo da escola.

Música para apoio:

Palavra Cantada | Não Vou Ficar Doente

Materiais:

Itens de higiene que fazem parte da rotina da turma (como sabão, esponja, escova e pasta de dente etc).

Espaços:

Refeitório/cantina ou para o ambiente em que as crianças se alimentam.

Tempo sugerido:

35 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças demonstram compreensão quanto ao cuidado com o próprio corpo? Quais são as contribuições delas durante a grande roda e no decorrer da atividade?

2. Gradativamente as crianças demonstram maior engajamento nas ações antes e depois de comer, quais?

3. Nas ações dos hábitos de antes e depois de comer, as crianças demonstram compreender regras básicas de convívio social, como por exemplo, aguardar a sua vez, dividir o espaço com um colega etc? Caso ocorram, como elas têm superado os conflitos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. A atividade envolverá os diversos sentidos como tátil, visual, auditivo e até mesmo o paladar durante a escovação. Portanto, não se apoie apenas em um deles, explore as possibilidades garantindo que todas as crianças participem das propostas ativamente.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna toda a turma em grande roda e então provoque a curiosidade das crianças sobre o assunto a ser abordado, antecipe que estão próximos do horário do lanche e pergunte quais ações são necessárias para que eles possam iniciar o lanche. Caso nenhuma criança tenha citado, relembre as ações que elas já costumam fazer em suas rotinas, registre suas expressões e falas.

Forneça modelo para que as crianças imitem os gestos relacionados aos hábitos de cuidado com o corpo, configurando um modo de representação simbólica dos hábitos delas. Garanta neste momento imaginativo que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira de representação e imitação.


2

Estimule as crianças a se expressarem, e aproveite esse momento para cantar uma canção (sugestão dos contextos prévios), enquanto canta, neste momento garanta que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira cantada.

É possível que algumas crianças já não estejam mais tão envolvidas com, peça a elas ajuda para que comecem a organizar os itens necessários para ida ao refeitório ou cantina.

Possíveis falas do professor neste momento: “Consegue adivinhar o que eu estou fazendo? Lavando as mãos! E você o que está imitando?”.

3

Com a finalização da brincadeira, antecipe que agora todos devem pegar seus pertences (como escova de dentes, lancheira e etc.), pois irão se alimentar.

Esse será um momento de repetição da prática usual da escola, mas devido à sensibilização as crianças, elas estarão certamente mais engajadas em executar as ações corriqueiras. Cante a música junto a elas durante as ações, lembre-as sobre movimentos que imitaram.

É possível que conflitos surjam, como dividir o espaço com o colega para o uso da torneira, aguardar sua vez para escovar os dentes etc. Caso isso ocorra, apenas auxilie as crianças, possibilitando que cada uma posicione-se sobre o que incomoda e que assim possam chegar a um consenso, por exemplo, ceder a vez ao amigo ou então usar um espaço juntos.


Para finalizar:

Com o final do momento da alimentação, após todos terem escovado os dentes, reúna o grande grupo para parabenizar todos pelas ações de bons hábitos de higiene, converse sobre a importância dessas atitudes na rotina e pergunte como as crianças se sentem após fazê-las.

Desdobramentos

Essas ações devem ser repetidas rotineiramente e irão se ressignificar, conforme o desenvolvimento da autonomia das crianças. É possível variar a proposta, substituindo a canção sugerida por uma história que aborde a temática, baseando-se sempre em atividades que façam parte da rotina da escola. Sugestões de títulos: Sujo, eu?!, de David Roberts, da editora Companhia Editora Nacional; É assim que eu sou, de Pierre Winters, da editora Brinque-Book; O elefante que não sabia escovar os dentes, de João Luiz de Couto, da editora Giostri.

Engajando as famílias

As crianças tendem a aprender facilmente e a se divertir com canções. Compartilhe com as famílias o título da música e elabore um comunicado. Leia-o para as crianças e combine com elas que ficarão encarregadas de chamar os familiares para ver o mural assim que chegarem.

Sugestão de comunicado:

“Familiares, todos sabemos da importância da higiene pessoal antes e depois de comer, por isso, estamos desenvolvendo atividades em que as crianças dia a dia reforçam esse bons hábitos. Durante essas ações nós cantamos uma música que elas adoram! Que tal aprendê-la também?

Palavra Cantada | Não Vou Ficar Doente

Cantem com a gente também!”


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano