O que fazer antes?
Contextos prévios:
Planeje de acordo com o tempo sugerido para que a atividade possa anteceder o momento de alimentação das crianças, conforme a linha do tempo da escola.
Música para apoio:
Palavra Cantada | Não Vou Ficar Doente
Materiais:
Itens de higiene que fazem parte da rotina da turma (como sabão, esponja, escova e pasta de dente etc).
Espaços:
Refeitório/cantina ou para o ambiente em que as crianças se alimentam.
Tempo sugerido:
35 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. As crianças demonstram compreensão quanto ao cuidado com o próprio corpo? Quais são as contribuições delas durante a grande roda e no decorrer da atividade?
2. Gradativamente as crianças demonstram maior engajamento nas ações antes e depois de comer, quais?
3. Nas ações dos hábitos de antes e depois de comer, as crianças demonstram compreender regras básicas de convívio social, como por exemplo, aguardar a sua vez, dividir o espaço com um colega etc? Caso ocorram, como elas têm superado os conflitos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. A atividade envolverá os diversos sentidos como tátil, visual, auditivo e até mesmo o paladar durante a escovação. Portanto, não se apoie apenas em um deles, explore as possibilidades garantindo que todas as crianças participem das propostas ativamente.
O que fazer durante?
1
Reúna toda a turma em grande roda e então provoque a curiosidade das crianças sobre o assunto a ser abordado, antecipe que estão próximos do horário do lanche e pergunte quais ações são necessárias para que eles possam iniciar o lanche. Caso nenhuma criança tenha citado, relembre as ações que elas já costumam fazer em suas rotinas, registre suas expressões e falas.
Forneça modelo para que as crianças imitem os gestos relacionados aos hábitos de cuidado com o corpo, configurando um modo de representação simbólica dos hábitos delas. Garanta neste momento imaginativo que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira de representação e imitação.
2
Estimule as crianças a se expressarem, e aproveite esse momento para cantar uma canção (sugestão dos contextos prévios), enquanto canta, neste momento garanta que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira cantada.
É possível que algumas crianças já não estejam mais tão envolvidas com, peça a elas ajuda para que comecem a organizar os itens necessários para ida ao refeitório ou cantina.
Possíveis falas do professor neste momento: “Consegue adivinhar o que eu estou fazendo? Lavando as mãos! E você o que está imitando?”.
3
Com a finalização da brincadeira, antecipe que agora todos devem pegar seus pertences (como escova de dentes, lancheira e etc.), pois irão se alimentar.
Esse será um momento de repetição da prática usual da escola, mas devido à sensibilização as crianças, elas estarão certamente mais engajadas em executar as ações corriqueiras. Cante a música junto a elas durante as ações, lembre-as sobre movimentos que imitaram.
É possível que conflitos surjam, como dividir o espaço com o colega para o uso da torneira, aguardar sua vez para escovar os dentes etc. Caso isso ocorra, apenas auxilie as crianças, possibilitando que cada uma posicione-se sobre o que incomoda e que assim possam chegar a um consenso, por exemplo, ceder a vez ao amigo ou então usar um espaço juntos.
Para finalizar:
Com o final do momento da alimentação, após todos terem escovado os dentes, reúna o grande grupo para parabenizar todos pelas ações de bons hábitos de higiene, converse sobre a importância dessas atitudes na rotina e pergunte como as crianças se sentem após fazê-las.
Desdobramentos
Essas ações devem ser repetidas rotineiramente e irão se ressignificar, conforme o desenvolvimento da autonomia das crianças. É possível variar a proposta, substituindo a canção sugerida por uma história que aborde a temática, baseando-se sempre em atividades que façam parte da rotina da escola. Sugestões de títulos: Sujo, eu?!, de David Roberts, da editora Companhia Editora Nacional; É assim que eu sou, de Pierre Winters, da editora Brinque-Book; O elefante que não sabia escovar os dentes, de João Luiz de Couto, da editora Giostri.
Engajando as famílias
As crianças tendem a aprender facilmente e a se divertir com canções. Compartilhe com as famílias o título da música e elabore um comunicado. Leia-o para as crianças e combine com elas que ficarão encarregadas de chamar os familiares para ver o mural assim que chegarem.
Sugestão de comunicado:
“Familiares, todos sabemos da importância da higiene pessoal antes e depois de comer, por isso, estamos desenvolvendo atividades em que as crianças dia a dia reforçam esse bons hábitos. Durante essas ações nós cantamos uma música que elas adoram! Que tal aprendê-la também?
Palavra Cantada | Não Vou Ficar Doente
Cantem com a gente também!”