14797
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Hábitos antes e depois de comer

Use uma música do grupo Palavra Cantada para inspirar os cuidados pessoais das crianças.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Deborah Cristina Conceição Paiva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Planeje de acordo com o tempo sugerido para que a atividade possa anteceder o momento de alimentação das crianças, conforme a linha do tempo da escola.

Música para apoio:

Palavra Cantada | Não Vou Ficar Doente

Materiais:

Itens de higiene que fazem parte da rotina da turma (como sabão, esponja, escova e pasta de dente etc).

Espaços:

Refeitório/cantina ou para o ambiente em que as crianças se alimentam.

Tempo sugerido:

35 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças demonstram compreensão quanto ao cuidado com o próprio corpo? Quais são as contribuições delas durante a grande roda e no decorrer da atividade?

2. Gradativamente as crianças demonstram maior engajamento nas ações antes e depois de comer, quais?

3. Nas ações dos hábitos de antes e depois de comer, as crianças demonstram compreender regras básicas de convívio social, como por exemplo, aguardar a sua vez, dividir o espaço com um colega etc? Caso ocorram, como elas têm superado os conflitos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. A atividade envolverá os diversos sentidos como tátil, visual, auditivo e até mesmo o paladar durante a escovação. Portanto, não se apoie apenas em um deles, explore as possibilidades garantindo que todas as crianças participem das propostas ativamente.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna toda a turma em grande roda e então provoque a curiosidade das crianças sobre o assunto a ser abordado, antecipe que estão próximos do horário do lanche e pergunte quais ações são necessárias para que eles possam iniciar o lanche. Caso nenhuma criança tenha citado, relembre as ações que elas já costumam fazer em suas rotinas, registre suas expressões e falas.

Forneça modelo para que as crianças imitem os gestos relacionados aos hábitos de cuidado com o corpo, configurando um modo de representação simbólica dos hábitos delas. Garanta neste momento imaginativo que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira de representação e imitação.


2

Estimule as crianças a se expressarem, e aproveite esse momento para cantar uma canção (sugestão dos contextos prévios), enquanto canta, neste momento garanta que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira cantada.

É possível que algumas crianças já não estejam mais tão envolvidas com, peça a elas ajuda para que comecem a organizar os itens necessários para ida ao refeitório ou cantina.

Possíveis falas do professor neste momento: “Consegue adivinhar o que eu estou fazendo? Lavando as mãos! E você o que está imitando?”.

3

Com a finalização da brincadeira, antecipe que agora todos devem pegar seus pertences (como escova de dentes, lancheira e etc.), pois irão se alimentar.

Esse será um momento de repetição da prática usual da escola, mas devido à sensibilização as crianças, elas estarão certamente mais engajadas em executar as ações corriqueiras. Cante a música junto a elas durante as ações, lembre-as sobre movimentos que imitaram.

É possível que conflitos surjam, como dividir o espaço com o colega para o uso da torneira, aguardar sua vez para escovar os dentes etc. Caso isso ocorra, apenas auxilie as crianças, possibilitando que cada uma posicione-se sobre o que incomoda e que assim possam chegar a um consenso, por exemplo, ceder a vez ao amigo ou então usar um espaço juntos.


Para finalizar:

Com o final do momento da alimentação, após todos terem escovado os dentes, reúna o grande grupo para parabenizar todos pelas ações de bons hábitos de higiene, converse sobre a importância dessas atitudes na rotina e pergunte como as crianças se sentem após fazê-las.

Desdobramentos

Essas ações devem ser repetidas rotineiramente e irão se ressignificar, conforme o desenvolvimento da autonomia das crianças. É possível variar a proposta, substituindo a canção sugerida por uma história que aborde a temática, baseando-se sempre em atividades que façam parte da rotina da escola. Sugestões de títulos: Sujo, eu?!, de David Roberts, da editora Companhia Editora Nacional; É assim que eu sou, de Pierre Winters, da editora Brinque-Book; O elefante que não sabia escovar os dentes, de João Luiz de Couto, da editora Giostri.

Engajando as famílias

As crianças tendem a aprender facilmente e a se divertir com canções. Compartilhe com as famílias o título da música e elabore um comunicado. Leia-o para as crianças e combine com elas que ficarão encarregadas de chamar os familiares para ver o mural assim que chegarem.

Sugestão de comunicado:

“Familiares, todos sabemos da importância da higiene pessoal antes e depois de comer, por isso, estamos desenvolvendo atividades em que as crianças dia a dia reforçam esse bons hábitos. Durante essas ações nós cantamos uma música que elas adoram! Que tal aprendê-la também?

Palavra Cantada | Não Vou Ficar Doente

Cantem com a gente também!”


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Organizando a refeição

ATIVIDADE 02

Lanche comunitário

ATIVIDADE 03

Conhecendo o cardápio da escola

ATIVIDADE 05

Brincando de banquete

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG04 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da sua fralda?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Diferenças entre bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Orientações para desfralde

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a artista Niki e sua obra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidando da horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo vida e obra de Henri Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Hábitos antes e depois de comer

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando a refeição

Creche / Educação Infantil / Unidade

Desvio de obstáculos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Hábitos antes e depois de comer

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cenários das histórias preferidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Ampliação de repertório: os jogos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo a escola

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita ao jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Problemas de contagem no jogo de boliche

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando as Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de circuito com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando vegetais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Utilizando e explorando dados nos jogos de percurso

Creche / Educação Infantil / Unidade

Hábitos antes e depois de comer

Creche / Educação Infantil / Unidade

Plantando na horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo as brincadeiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livre escolha e construção

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de mágica e imitação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolha dos jogos preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cenários das histórias preferidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Grande ateliê de artes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo livros e histórias

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann