Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: receita de taça de suspiros, disponível aqui.
- Opcionais: Flippity, disponível aqui, para criar o jogo “Encontre o par”; Google Forms (tutorial disponível aqui).
Introdução
Jogo: “Encontre o par”. Compartilhe as palavras sugeridas no slide por WhatsApp ou e-mail, e convide os alunos para brincarem de achar o par das palavras. Envie a explicação por áudio, pelo WhatsApp. Eles podem copiar as palavras em pedaços de papel ou, se preferir, você pode criar o jogo online pelo Flippity, com as palavras do slide, e compartilhar com os alunos para que joguem. Depois, peça que os alunos agrupem as palavras seguindo a orientação do plano para que eles identifiquem que se tratam de ações e ordens.
Desenvolvimento
Compartilhe o texto proposto no slide. Pode ser pelo e-mail, em documento do Google, ou você pode criar um formulário com o texto (insira-o como imagem JPEG) e as perguntas sugeridas no slide. Crie uma seção para aqueles que identificaram que faltam os verbos. Prepare feedbacks que ajudem aqueles que não chegaram à conclusão. Apresente os verbos para que encontrem o lugar certo de cada um deles no texto.
Fechamento
Crie um quadro com a sugestão do slide, desafiando os alunos a encontrar o par das palavras: ação e ordem. Pode ser feito em um documento compartilhado, mas crie uma cópia para cada aluno. Se preferir, crie um formulário para que o aluno escreva as palavras correspondentes.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizar a receita com a criança. É fácil e deliciosa! Diga para que tirem fotos para compartilhar com os colegas.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_01SQA09
(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").
AULA 03
AULA 05
AULA 10
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes