14796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Receita: análise de verbos do modo imperativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: análise de verbos do modo imperativo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: receita de taça de suspiros, disponível aqui.

- Opcionais: Flippity, disponível aqui, para criar o jogo “Encontre o par”; Google Forms (tutorial disponível aqui).

Introdução
Jogo: “Encontre o par”. Compartilhe as palavras sugeridas no slide por WhatsApp ou e-mail, e convide os alunos para brincarem de achar o par das palavras. Envie a explicação por áudio, pelo WhatsApp. Eles podem copiar as palavras em pedaços de papel ou, se preferir, você pode criar o jogo online pelo Flippity, com as palavras do slide, e compartilhar com os alunos para que joguem. Depois, peça que os alunos agrupem as palavras seguindo a orientação do plano para que eles identifiquem que se tratam de ações e ordens.

Desenvolvimento
Compartilhe o texto proposto no slide. Pode ser pelo e-mail, em documento do Google, ou você pode criar um formulário com o texto (insira-o como imagem JPEG) e as perguntas sugeridas no slide. Crie uma seção para aqueles que identificaram que faltam os verbos. Prepare feedbacks que ajudem aqueles que não chegaram à conclusão. Apresente os verbos para que encontrem o lugar certo de cada um deles no texto.

Fechamento
Crie um quadro com a sugestão do slide, desafiando os alunos a encontrar o par das palavras: ação e ordem. Pode ser feito em um documento compartilhado, mas crie uma cópia para cada aluno. Se preferir, crie um formulário para que o aluno escreva as palavras correspondentes.

Convite às famílias
Convide os familiares a realizar a receita com a criança. É fácil e deliciosa! Diga para que tirem fotos para compartilhar com os colegas.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_01SQA09

(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas