14796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Receita: análise de verbos do modo imperativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: análise de verbos do modo imperativo

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), fichas de atividade impressas, lápis de cor, papel craft ou cartolina.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. L. F. F. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 30/07/2018.

DOLZ, J. G.; R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 127-142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30/07/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando o verbo imperativo como o recurso linguístico característico desse gênero estudado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Inicie a aula, projetando ou registrando no quadro, de forma aleatória, algumas ações (verbos no infinitivo) e as ordens derivadas delas (verbos no imperativo).

2. Convide os alunos para participarem do desafio “Encontre o par”. Explique a eles que o objetivo da atividade é ligar cada ação (verbo no infinitivo) à sua respectiva ordem (verbo no imperativo), formando assim o par adequado. Cabe ressaltar que a nomenclatura oficial referente aos verbos e seus diferentes modos não deverá ser exigida dos alunos nesse momento.

3. Inicie a atividade solicitando a leitura coletiva das palavras apresentadas. A seguir, proponha a um aluno que se dirija até o quadro e circule uma das ações lá presentes. Na sequência, solicite a participação de uma outra criança, a qual deverá selecionar a ordem correspondente à ação indicada pelo colega anterior, ou seja: se foi selecionada a ação “MEXER”, essa deverá ser ligada à ordem “MEXA”.

4. Incentive a participação da turma, a fim de que todos possam avaliar se o par foi constituído de acordo com as regras do jogo: cada ação com a ordem respectiva. Caso o par seja formado de forma indevida, solicite auxílio dos alunos para adequação da resposta. Dê prosseguimento ao desafio, seguindo a mesma dinâmica descrita acima.

5. Organize coletivamente uma listagem dos pares formados, registrando-os no quadro.

6. Lance alguns questionamentos à turma:

- Quem de vocês foi até o quadro para circular uma ação? (É esperado que manifestem-se aqueles que circularam as ações).

- Quais ações eram essas? (É esperado que citem: fritar, descascar, ralar, mexer, salpicar e servir).

- Que tipo de profissional costuma realizar com frequência essas ações? (É esperado que se refiram aos cozinheiros).

- Para formar os pares, juntamos cada ação à uma ordem. Que ordens eram essas? (É esperado que elenquem: frite, descasque, rale, mexa, salpique e sirva).

- Essas ordens são comuns em que ambiente? (É esperado que se refiram à cozinha, podendo ela ser de um restaurante, lanchonete, residência etc.).

- Em que texto podem ser encontradas? (É esperado que relatem se tratar de uma receita culinária).

- O que as ordens indicam em uma receita? (É esperado que exponham que as ordens indicam as ações que necessitam ser executadas na receita para que o alimento seja preparado com sucesso).

7. Reforce junto às crianças que as ordens referidas durante o jogo correspondem às ações que podem ser executadas durante o preparo de uma receita.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

1. Projete com auxílio de data show o texto “Taça de suspiros”. Caso não seja possível realizar a projeção, transcreva o texto no quadro. Providencie também uma cópia para cada aluno (modelo disponível no material complementar).

2. Solicite aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto para o primeiro contato com suas informações. A seguir, lance algumas questões exploratórias:

- Que tipo de texto é esse? (É esperado que relatem se tratar de uma receita culinária).

- O que te levou a essa conclusão? (É esperado que observem a presença do título e da ilustração sugestiva do alimento, da presença da lista de ingredientes e do modo de preparo).

- Essa é uma receita doce ou salgada? (É esperado que afirmem se tratar de um doce, uma vez que tem a presença de suspiros).

- Ela é de fácil ou de difícil execução? Justifique. (É esperado que avaliem ser uma receita de fácil execução, pois tem poucos ingredientes e não precisa ir ao fogo ou forno).

- Você acha que esse doce leva mais ou menos de 15 minutos para ser feito? Por quê? (É esperado que concluam que leva mais de 15 minutos, pois só o tempo de apenas um dos procedimentos consome esse tempo).

- Os procedimentos do modo de preparo estão claros? (É esperado que observem que faltam algumas informações que foram ocultadas com símbolos numéricos).

- O que deveria estar presente no lugar desses numerais que apareceram no modo de preparo? (É esperado que relatem a ausência das ações que devem ser executadas).

3. Exponha aos alunos que as ações foram retiradas do texto e que caberá a cada um vencer o desafio de colocá-las de volta na receita, tornando o modo de preparo compreensível e coerente.

4. Registre no quadro a listagem abaixo:

(1) MISTURAR

(2) LAVAR

(3) RESERVAR

(4) CORTAR

(5) DEIXAR

(6) COLOCAR

(7) DISTRIBUIR

(8) DECORAR

(9) SERVIR

5. Explique a todos que deverão reescrever o modo de preparo desta receita, substituindo os numerais lá escritos pelas ordens correspondentes às ações indicadas na listagem. Para garantir a compreensão da tarefa que deverão realizar, inicie a atividade de maneira coletiva, solicitando aos alunos que completem a frase “(1) o açúcar com o suco de uva”, instigando-os a identificarem a ação de número 1 da listagem (misturar) para, em seguida, escrevê-la em forma de ordem no texto: “Misture o açúcar com o suco de uva”.

6. Oriente os alunos para trabalharem em duplas, a fim de discutirem e compartilharem ideias.

7. Solicite que o registro do texto reescrito seja feito no caderno de cada aluno.

8. CIrcule entre os alunos durante o período de execução da atividade, observando se o trabalho está sendo realizado conforme o esperado. Proponha a cada dupla que leia as frases reescritas para observar se há coerência. Caso seja necessário, relembre também os pares de ação/ordem formados no início da aula para ajudar a sanar as dificuldades apresentadas.

Material complementar: Clique aqui para imprimir o texto “Taça de suspiros” (adaptado de JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Dê início a correção coletiva da atividade realizada, solicitando a algumas duplas que apresentem à turma o resultado do seu trabalho. Em casos de divergência de opinião, solicite a participação da turma para a resolução do conflito, levando-os a refletirem sobre os pontos levantados.

2. Apresente às crianças o texto original para validarem as respostas dadas. Para tanto, solicite que façam a leitura coletiva do modo de preparo e, em seguida, indiquem as ordens presentes nele, retomando a atividade anterior.

3. Retome com os alunos que as ações executadas durante o preparo de uma receita devem aparecer em forma de ordem. Reforce que essas ações são chamadas de verbo e que as ordens fazem parte do modo imperativo do verbo.

Material complementar: Clique aqui para imprimir o texto “Taça de suspiros” (JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Conclua os aspectos abordados na aula de hoje, distribuindo a cada aluno a ficha impressa com a atividade a ser proposta “Par perfeito” (modelo disponível no material complementar).

2. Proponha que, com base nas reflexões realizadas durante a aula, os alunos preencham coletivamente a tabela conforme o solicitado, formando pares de verbos no infinitivo e no imperativo.

3. Peça aos alunos que indiquem qual das colunas apresenta o modo verbal adequado para uma receita, instigando-os a refletirem sobre o porquê de usarmos os verbos no imperativo: indicação de ordens a serem seguidas durante a execução da receita.

3. Comente com os alunos que algumas pessoas podem não saber como escrever as ações no modo de preparo da receita. Convide-os a escreverem coletivamente uma dica que possa ajudá-las nesta escrita, tal como: “No modo de preparo as ações devem ser escritas em forma de ordem”.

4. Oriente as crianças que registrem no caderno essa dica elaborada por elas.

5. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Material complementar: Para imprimir a atividade “Par perfeito”, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), fichas de atividade impressas, lápis de cor, papel craft ou cartolina.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. L. F. F. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 30/07/2018.

DOLZ, J. G.; R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 127-142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30/07/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando o verbo imperativo como o recurso linguístico característico desse gênero estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Inicie a aula, projetando ou registrando no quadro, de forma aleatória, algumas ações (verbos no infinitivo) e as ordens derivadas delas (verbos no imperativo).

2. Convide os alunos para participarem do desafio “Encontre o par”. Explique a eles que o objetivo da atividade é ligar cada ação (verbo no infinitivo) à sua respectiva ordem (verbo no imperativo), formando assim o par adequado. Cabe ressaltar que a nomenclatura oficial referente aos verbos e seus diferentes modos não deverá ser exigida dos alunos nesse momento.

3. Inicie a atividade solicitando a leitura coletiva das palavras apresentadas. A seguir, proponha a um aluno que se dirija até o quadro e circule uma das ações lá presentes. Na sequência, solicite a participação de uma outra criança, a qual deverá selecionar a ordem correspondente à ação indicada pelo colega anterior, ou seja: se foi selecionada a ação “MEXER”, essa deverá ser ligada à ordem “MEXA”.

4. Incentive a participação da turma, a fim de que todos possam avaliar se o par foi constituído de acordo com as regras do jogo: cada ação com a ordem respectiva. Caso o par seja formado de forma indevida, solicite auxílio dos alunos para adequação da resposta. Dê prosseguimento ao desafio, seguindo a mesma dinâmica descrita acima.

5. Organize coletivamente uma listagem dos pares formados, registrando-os no quadro.

6. Lance alguns questionamentos à turma:

- Quem de vocês foi até o quadro para circular uma ação? (É esperado que manifestem-se aqueles que circularam as ações).

- Quais ações eram essas? (É esperado que citem: fritar, descascar, ralar, mexer, salpicar e servir).

- Que tipo de profissional costuma realizar com frequência essas ações? (É esperado que se refiram aos cozinheiros).

- Para formar os pares, juntamos cada ação à uma ordem. Que ordens eram essas? (É esperado que elenquem: frite, descasque, rale, mexa, salpique e sirva).

- Essas ordens são comuns em que ambiente? (É esperado que se refiram à cozinha, podendo ela ser de um restaurante, lanchonete, residência etc.).

- Em que texto podem ser encontradas? (É esperado que relatem se tratar de uma receita culinária).

- O que as ordens indicam em uma receita? (É esperado que exponham que as ordens indicam as ações que necessitam ser executadas na receita para que o alimento seja preparado com sucesso).

7. Reforce junto às crianças que as ordens referidas durante o jogo correspondem às ações que podem ser executadas durante o preparo de uma receita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

1. Projete com auxílio de data show o texto “Taça de suspiros”. Caso não seja possível realizar a projeção, transcreva o texto no quadro. Providencie também uma cópia para cada aluno (modelo disponível no material complementar).

2. Solicite aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto para o primeiro contato com suas informações. A seguir, lance algumas questões exploratórias:

- Que tipo de texto é esse? (É esperado que relatem se tratar de uma receita culinária).

- O que te levou a essa conclusão? (É esperado que observem a presença do título e da ilustração sugestiva do alimento, da presença da lista de ingredientes e do modo de preparo).

- Essa é uma receita doce ou salgada? (É esperado que afirmem se tratar de um doce, uma vez que tem a presença de suspiros).

- Ela é de fácil ou de difícil execução? Justifique. (É esperado que avaliem ser uma receita de fácil execução, pois tem poucos ingredientes e não precisa ir ao fogo ou forno).

- Você acha que esse doce leva mais ou menos de 15 minutos para ser feito? Por quê? (É esperado que concluam que leva mais de 15 minutos, pois só o tempo de apenas um dos procedimentos consome esse tempo).

- Os procedimentos do modo de preparo estão claros? (É esperado que observem que faltam algumas informações que foram ocultadas com símbolos numéricos).

- O que deveria estar presente no lugar desses numerais que apareceram no modo de preparo? (É esperado que relatem a ausência das ações que devem ser executadas).

3. Exponha aos alunos que as ações foram retiradas do texto e que caberá a cada um vencer o desafio de colocá-las de volta na receita, tornando o modo de preparo compreensível e coerente.

4. Registre no quadro a listagem abaixo:

(1) MISTURAR

(2) LAVAR

(3) RESERVAR

(4) CORTAR

(5) DEIXAR

(6) COLOCAR

(7) DISTRIBUIR

(8) DECORAR

(9) SERVIR

5. Explique a todos que deverão reescrever o modo de preparo desta receita, substituindo os numerais lá escritos pelas ordens correspondentes às ações indicadas na listagem. Para garantir a compreensão da tarefa que deverão realizar, inicie a atividade de maneira coletiva, solicitando aos alunos que completem a frase “(1) o açúcar com o suco de uva”, instigando-os a identificarem a ação de número 1 da listagem (misturar) para, em seguida, escrevê-la em forma de ordem no texto: “Misture o açúcar com o suco de uva”.

6. Oriente os alunos para trabalharem em duplas, a fim de discutirem e compartilharem ideias.

7. Solicite que o registro do texto reescrito seja feito no caderno de cada aluno.

8. CIrcule entre os alunos durante o período de execução da atividade, observando se o trabalho está sendo realizado conforme o esperado. Proponha a cada dupla que leia as frases reescritas para observar se há coerência. Caso seja necessário, relembre também os pares de ação/ordem formados no início da aula para ajudar a sanar as dificuldades apresentadas.

Material complementar: Clique aqui para imprimir o texto “Taça de suspiros” (adaptado de JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Dê início a correção coletiva da atividade realizada, solicitando a algumas duplas que apresentem à turma o resultado do seu trabalho. Em casos de divergência de opinião, solicite a participação da turma para a resolução do conflito, levando-os a refletirem sobre os pontos levantados.

2. Apresente às crianças o texto original para validarem as respostas dadas. Para tanto, solicite que façam a leitura coletiva do modo de preparo e, em seguida, indiquem as ordens presentes nele, retomando a atividade anterior.

3. Retome com os alunos que as ações executadas durante o preparo de uma receita devem aparecer em forma de ordem. Reforce que essas ações são chamadas de verbo e que as ordens fazem parte do modo imperativo do verbo.

Material complementar: Clique aqui para imprimir o texto “Taça de suspiros” (JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Conclua os aspectos abordados na aula de hoje, distribuindo a cada aluno a ficha impressa com a atividade a ser proposta “Par perfeito” (modelo disponível no material complementar).

2. Proponha que, com base nas reflexões realizadas durante a aula, os alunos preencham coletivamente a tabela conforme o solicitado, formando pares de verbos no infinitivo e no imperativo.

3. Peça aos alunos que indiquem qual das colunas apresenta o modo verbal adequado para uma receita, instigando-os a refletirem sobre o porquê de usarmos os verbos no imperativo: indicação de ordens a serem seguidas durante a execução da receita.

3. Comente com os alunos que algumas pessoas podem não saber como escrever as ações no modo de preparo da receita. Convide-os a escreverem coletivamente uma dica que possa ajudá-las nesta escrita, tal como: “No modo de preparo as ações devem ser escritas em forma de ordem”.

4. Oriente as crianças que registrem no caderno essa dica elaborada por elas.

5. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Material complementar: Para imprimir a atividade “Par perfeito”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano