Atividade para impressão - Receita
Plano de Aula
Plano de aula: Receita: análise de verbos do modo imperativo
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), fichas de atividade impressas, lápis de cor, papel craft ou cartolina.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. L. F. F. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 30/07/2018.
DOLZ, J. G.; R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 127-142.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30/07/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando o verbo imperativo como o recurso linguístico característico desse gênero estudado.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Inicie a aula, projetando ou registrando no quadro, de forma aleatória, algumas ações (verbos no infinitivo) e as ordens derivadas delas (verbos no imperativo).
2. Convide os alunos para participarem do desafio “Encontre o par”. Explique a eles que o objetivo da atividade é ligar cada ação (verbo no infinitivo) à sua respectiva ordem (verbo no imperativo), formando assim o par adequado. Cabe ressaltar que a nomenclatura oficial referente aos verbos e seus diferentes modos não deverá ser exigida dos alunos nesse momento.
3. Inicie a atividade solicitando a leitura coletiva das palavras apresentadas. A seguir, proponha a um aluno que se dirija até o quadro e circule uma das ações lá presentes. Na sequência, solicite a participação de uma outra criança, a qual deverá selecionar a ordem correspondente à ação indicada pelo colega anterior, ou seja: se foi selecionada a ação “MEXER”, essa deverá ser ligada à ordem “MEXA”.
4. Incentive a participação da turma, a fim de que todos possam avaliar se o par foi constituído de acordo com as regras do jogo: cada ação com a ordem respectiva. Caso o par seja formado de forma indevida, solicite auxílio dos alunos para adequação da resposta. Dê prosseguimento ao desafio, seguindo a mesma dinâmica descrita acima.
5. Organize coletivamente uma listagem dos pares formados, registrando-os no quadro.
6. Lance alguns questionamentos à turma:
- Quem de vocês foi até o quadro para circular uma ação? (É esperado que manifestem-se aqueles que circularam as ações).
- Quais ações eram essas? (É esperado que citem: fritar, descascar, ralar, mexer, salpicar e servir).
- Que tipo de profissional costuma realizar com frequência essas ações? (É esperado que se refiram aos cozinheiros).
- Para formar os pares, juntamos cada ação à uma ordem. Que ordens eram essas? (É esperado que elenquem: frite, descasque, rale, mexa, salpique e sirva).
- Essas ordens são comuns em que ambiente? (É esperado que se refiram à cozinha, podendo ela ser de um restaurante, lanchonete, residência etc.).
- Em que texto podem ser encontradas? (É esperado que relatem se tratar de uma receita culinária).
- O que as ordens indicam em uma receita? (É esperado que exponham que as ordens indicam as ações que necessitam ser executadas na receita para que o alimento seja preparado com sucesso).
7. Reforce junto às crianças que as ordens referidas durante o jogo correspondem às ações que podem ser executadas durante o preparo de uma receita.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
1. Projete com auxílio de data show o texto “Taça de suspiros”. Caso não seja possível realizar a projeção, transcreva o texto no quadro. Providencie também uma cópia para cada aluno (modelo disponível no material complementar).
2. Solicite aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto para o primeiro contato com suas informações. A seguir, lance algumas questões exploratórias:
- Que tipo de texto é esse? (É esperado que relatem se tratar de uma receita culinária).
- O que te levou a essa conclusão? (É esperado que observem a presença do título e da ilustração sugestiva do alimento, da presença da lista de ingredientes e do modo de preparo).
- Essa é uma receita doce ou salgada? (É esperado que afirmem se tratar de um doce, uma vez que tem a presença de suspiros).
- Ela é de fácil ou de difícil execução? Justifique. (É esperado que avaliem ser uma receita de fácil execução, pois tem poucos ingredientes e não precisa ir ao fogo ou forno).
- Você acha que esse doce leva mais ou menos de 15 minutos para ser feito? Por quê? (É esperado que concluam que leva mais de 15 minutos, pois só o tempo de apenas um dos procedimentos consome esse tempo).
- Os procedimentos do modo de preparo estão claros? (É esperado que observem que faltam algumas informações que foram ocultadas com símbolos numéricos).
- O que deveria estar presente no lugar desses numerais que apareceram no modo de preparo? (É esperado que relatem a ausência das ações que devem ser executadas).
3. Exponha aos alunos que as ações foram retiradas do texto e que caberá a cada um vencer o desafio de colocá-las de volta na receita, tornando o modo de preparo compreensível e coerente.
4. Registre no quadro a listagem abaixo:
(1) MISTURAR
(2) LAVAR
(3) RESERVAR
(4) CORTAR
(5) DEIXAR
(6) COLOCAR
(7) DISTRIBUIR
(8) DECORAR
(9) SERVIR
5. Explique a todos que deverão reescrever o modo de preparo desta receita, substituindo os numerais lá escritos pelas ordens correspondentes às ações indicadas na listagem. Para garantir a compreensão da tarefa que deverão realizar, inicie a atividade de maneira coletiva, solicitando aos alunos que completem a frase “(1) o açúcar com o suco de uva”, instigando-os a identificarem a ação de número 1 da listagem (misturar) para, em seguida, escrevê-la em forma de ordem no texto: “Misture o açúcar com o suco de uva”.
6. Oriente os alunos para trabalharem em duplas, a fim de discutirem e compartilharem ideias.
7. Solicite que o registro do texto reescrito seja feito no caderno de cada aluno.
8. CIrcule entre os alunos durante o período de execução da atividade, observando se o trabalho está sendo realizado conforme o esperado. Proponha a cada dupla que leia as frases reescritas para observar se há coerência. Caso seja necessário, relembre também os pares de ação/ordem formados no início da aula para ajudar a sanar as dificuldades apresentadas.
Material complementar: Clique aqui para imprimir o texto “Taça de suspiros” (adaptado de JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).
Desenvolvimento
Orientações:
1. Dê início a correção coletiva da atividade realizada, solicitando a algumas duplas que apresentem à turma o resultado do seu trabalho. Em casos de divergência de opinião, solicite a participação da turma para a resolução do conflito, levando-os a refletirem sobre os pontos levantados.
2. Apresente às crianças o texto original para validarem as respostas dadas. Para tanto, solicite que façam a leitura coletiva do modo de preparo e, em seguida, indiquem as ordens presentes nele, retomando a atividade anterior.
3. Retome com os alunos que as ações executadas durante o preparo de uma receita devem aparecer em forma de ordem. Reforce que essas ações são chamadas de verbo e que as ordens fazem parte do modo imperativo do verbo.
Material complementar: Clique aqui para imprimir o texto “Taça de suspiros” (JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Conclua os aspectos abordados na aula de hoje, distribuindo a cada aluno a ficha impressa com a atividade a ser proposta “Par perfeito” (modelo disponível no material complementar).
2. Proponha que, com base nas reflexões realizadas durante a aula, os alunos preencham coletivamente a tabela conforme o solicitado, formando pares de verbos no infinitivo e no imperativo.
3. Peça aos alunos que indiquem qual das colunas apresenta o modo verbal adequado para uma receita, instigando-os a refletirem sobre o porquê de usarmos os verbos no imperativo: indicação de ordens a serem seguidas durante a execução da receita.
3. Comente com os alunos que algumas pessoas podem não saber como escrever as ações no modo de preparo da receita. Convide-os a escreverem coletivamente uma dica que possa ajudá-las nesta escrita, tal como: “No modo de preparo as ações devem ser escritas em forma de ordem”.
4. Oriente as crianças que registrem no caderno essa dica elaborada por elas.
5. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.
Material complementar: Para imprimir a atividade “Par perfeito”, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: receita de taça de suspiros, disponível aqui.
- Opcionais: Flippity, disponível aqui, para criar o jogo “Encontre o par”; Google Forms (tutorial disponível aqui).
Introdução
Jogo: “Encontre o par”. Compartilhe as palavras sugeridas no slide por WhatsApp ou e-mail, e convide os alunos para brincarem de achar o par das palavras. Envie a explicação por áudio, pelo WhatsApp. Eles podem copiar as palavras em pedaços de papel ou, se preferir, você pode criar o jogo online pelo Flippity, com as palavras do slide, e compartilhar com os alunos para que joguem. Depois, peça que os alunos agrupem as palavras seguindo a orientação do plano para que eles identifiquem que se tratam de ações e ordens.
Desenvolvimento
Compartilhe o texto proposto no slide. Pode ser pelo e-mail, em documento do Google, ou você pode criar um formulário com o texto (insira-o como imagem JPEG) e as perguntas sugeridas no slide. Crie uma seção para aqueles que identificaram que faltam os verbos. Prepare feedbacks que ajudem aqueles que não chegaram à conclusão. Apresente os verbos para que encontrem o lugar certo de cada um deles no texto.
Fechamento
Crie um quadro com a sugestão do slide, desafiando os alunos a encontrar o par das palavras: ação e ordem. Pode ser feito em um documento compartilhado, mas crie uma cópia para cada aluno. Se preferir, crie um formulário para que o aluno escreva as palavras correspondentes.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizar a receita com a criança. É fácil e deliciosa! Diga para que tirem fotos para compartilhar com os colegas.