14793
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Receita: identificação de recursos linguísticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: identificação de recursos linguísticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: Whatsapp ou Meet; e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Formulários (tutorial disponível aqui) e Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Proponha o jogo “O que o cozinheiro ordena que seja feito com...”. Pode ser realizado pelo WhatsApp ou pelo Meet: explique que cada aluno que será o cozinheiro receberá uma (ou mais) palavras (disponíveis no material complementar do plano) pelo WhatsApp, no privado, e deverá pensar numa ordem que poderá ser dada a partir daquele objeto. Siga os orientações mais detalhadas no plano. Se optar pelo WhatsApp, a frase (com a ordem) deverá ser escrita no grupo para que todos possam ver e opinar.

Desenvolvimento
Compartilhe a receita através do link pelo WhatsApp. Peça que eles leiam o texto e faça as perguntas principais no grupo para que eles as respondam oralmente ou por escrito, enviando a resposta pelo WhatsApp. Se estiver usando o Meet, eles podem responder abrindo o microfone. Desafie os alunos a participarem de um caça-palavras! Aproveite a orientação 4 do plano e peça para que eles encontrem ordens escritas no texto parecidas com as que eles mandaram na proposta anterior. Eles podem enviar as palavras no chat do grupo ou ainda escrever e tirar uma foto para postar no grupo. Se estiver usando o Meet, siga as orientações do plano para a reflexão.

Fechamento
Para esse momento, crie um formulário com a proposta da ficha do slide de Fechamento seguindo as orientações, que poderão ser enviadas pelo WhatsApp ou no final do encontro pelo Meet. Mande a ficha preenchida para eles por e-mail ou WhatsApp.

Convite às famílias
Convide os familiares a realizar a receita com a criança, pedindo para que ela leia o texto, ajude a providenciar os ingredientes e participe do preparo fotografando esses momentos. Sugira que a criança compartilhe as fotos contando como foi cada parte do processo.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_01SQA07

(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas