Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o terceiro de um conjunto de três planos, com a finalidade de trabalhar as relações de sinonímia e antonímia - focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Exercitando a metodologia da sala invertida, inicie a aula enviando pelo WhatsApp a imagem do primeiro slide da introdução do plano original. Solicite que façam a leitura com atenção e observem as palavras destacadas (lembrando que é importante que os alunos já tenham noção dos conceitos de sinônimos e antônimos).
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e questione-os sobre o que observaram com relação a sinônimos/antônimos. Compartilhe sua tela, apresente o segundo slide da introdução do plano e siga algumas orientações do desenvolvimento para promover discussões relacionadas ao tema da aula. Por fim, ressalte que, na atividade a ser realizada, eles deverão criar dois personagens muito parecidos (sinônimos) ou dois personagens totalmente contrários (antônimos). Envie a atividade disponível aqui por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirado na escola, e coloque-se à disposição para auxiliá-los e tirar dúvidas.
Fechamento
Convide-os a gravar um pequeno vídeo apresentando um dos personagens criados e explicando os antônimos e/ou sinônimos utilizados como características.
Convite às famílias
Valorize a produção dos personagens e brinque com a criança incentivando a participação oral e levando-a a refletir e usar, de forma adequada, os sinônimos e antônimos. Por exemplo, se o personagem criado fosse a Fada Azul: A fada azul é paciente, feliz, engraçada e simpática. Peça para a criança falar características contrárias, como: A fada azul é impaciente, infeliz, séria e antipática; ou sinônimos: A fada azul é calma, alegre, divertida e carismática.
Junto à criança, também podem se divertir com o jogo online sobre sinônimos e antônimos (disponível aqui), pois algumas palavras podem ser desconhecidas para ela.
Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato
Código: LPO2_11ATS03
(EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes