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Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Estações para brincar de dançar

Organize estações com materiais para que as crianças brinquem de dançar, com base em um repertório de danças já conhecido por elas anteriormente.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Roselaine Pontes de Almeida

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta faz parte de uma sequência de 5 planos. São eles:

As crianças e suas danças

As danças e as culturas

Estações para brincar de dançar

Organizando coreografias

Dançando para os colegas

É importante já ter realizado junto às crianças atividades envolvendo música e dança de diferentes estilos e de diferentes culturas.

Materiais:

Cartelas com imagens de danças de diferentes culturas (você pode se inspirar ou utilizar o livro Artes integradas, de Ândrea Sulzbach, publicado em 2017 pela Intersaberes, pgs. 45-60, que traz imagens de diversos tipos de dança por região do Brasil: Carimbó, Frevo, Marujada, Catira, Jongo, Boi-de-mamão, etc.)

Tocador de som, reprodutor de vídeo: CD com músicas utilizadas no plano As crianças e suas danças ou músicas dos vídeos mostrados no plano As danças e as culturas

Roupas, tecidos, acessórios e instrumentos que façam parte do acervo da escola e possam enriquecer as brincadeiras: chapéus, penas, tules, plumas, colares, fitas, asas de brinquedo, capas, saias, coletes, flores, guarda-chuvas, leques, instrumentos musicais etc.

Banquinhos, mesinhas, toalhas estendidas no chão, cestos de vime, jornal, caixas de papelão, baús, araras e cabides para pendurar roupas.

Materiais para registro: câmera fotográfica ou celular, papel e caneta.

Espaços:

Esta atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, jardim, quadra). Organize o ambiente previamente, de modo que os materiais fiquem dispostos por todo o espaço e acessíveis às crianças. As cartelas com imagens devem contemplar diferentes tipos de dança e os materiais devem ser em quantidade maior do que o número de crianças, de modo a permitir a boa exploração e o enriquecimento das brincadeiras. Eles podem ficar dispostos em cima de banquinhos, mesinhas, toalhas estendidas no chão, dentro de cestos, caixas, baús ou pendurados em araras com cabides. Planeje que todo o grupo vá se dirigir junto até o espaço. Depois, as crianças serão divididas em pequenos grupos, mas podem ou não explorar os materiais individualmente.

Tempo sugerido:

Entre 45 e 60 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Quais ritmos chamam mais a atenção das crianças? Elas se mostram à vontade para se expressar por meio da dança? Como é possível perceber isso?

2. De que forma as crianças demonstram sua curiosidade em explorar os diferentes materiais disponíveis no ambiente? Como utilizam o corpo nessa exploração?

3. Quais sons, danças e brincadeiras as crianças reproduzem com os materiais disponíveis? Elas observam umas às outras? Imitam os colegas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude quem demonstra dificuldade de locomoção ou quem não explora o ambiente, independentemente do motivo. Disponibilize os materiais de forma acessível a todas as crianças e apresente cada um, favorecendo a percepção delas para as possibilidades oferecidas. Respeite as preferências das crianças na escolha dos materiais e dos parceiros para danças e brincadeiras.

O que fazer durante?

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1

Contextualize a atividade, relembrando as propostas já realizadas com músicas de diferentes estilos, a partir do plano As crianças e suas dança se de diferentes culturas, a partir do plano As danças e as culturas. Peça para que as crianças se recordem e comentem sobre a forma como as pessoas dançavam nos vídeos e sobre o tipo de roupas, acessórios ou objetos que utilizavam durante a dança. Incentive a participação de todos.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, há alguns dias fizemos algumas atividades sobre danças, vocês se lembram? Hoje vamos retomar esse tema e para isso vamos rever os vídeos sobre os diferentes tipos de dança. Agora que vimos novamente os vídeos, comentem: como as pessoas dançavam? O que vocês perceberam durante a música? E antes de a música começar, como os dançarinos se posicionaram? Como eram os movimentos da dança? Eram lentos ou rápidos? E o da outra dança?

Possíveis ações das crianças neste momento: Pode ser que algumas crianças prefiram se manifestar reproduzindo o movimento da dança, imitando a utilização de um objeto/ instrumento ou gesticulando. Incentive a comunicação delas também por meio da fala.


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Conte que você irá colocar essas músicas para que elas possam brincar e dançar da forma como preferirem, podendo utilizar os materiais disponíveis no ambiente. Caso a atividade seja realizada em ambiente externo, convide as crianças para irem com você até o local. Deixe que elas se organizem a partir de seus próprios interesses.


3

Chegando ao espaço, circule por ele. Algumas crianças irão circular com você, outras irão encontrar seus caminhos de exploração. Incentive-as a observar e a explorar todos os materiais disponíveis, para que possam escolher quais vão querer utilizar durante as danças e brincadeiras. Com intuito de ajudar as crianças a se familiarizar com os materiais, você pode provar alguns e brincar com elas.


4

Depois de as crianças terem explorado os materiais dispostos, coloque a música para tocar. Conforme elas vão se apropriando do ambiente, observe as ações e escolhas que realizam: se reproduzem sons com os objetos, se buscam variedade de acessórios para se enfeitar, se usam um ou outro objeto de cada vez, se observam o colega para se inspirar, se partilham suas escolhas com as outras crianças, se preferem se movimentar sem nenhum objeto etc.


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Enquanto a música toca, observe e registre as iniciativas e os comportamentos das crianças: se dançam livremente, se realizam movimentos diversos, se imitam o colega, se apenas observam, se fazem de conta que estão tocando algum instrumento, se reproduzem sons, se demonstram alegria e espontaneidade ao se movimentar, se convidam outras crianças para que dancem juntos, se utilizam conceitos básicos de tempo durante a dança (agora, durante, depois, lento, rápido, depressa, devagar). Deixe-as livres para se expressarem como quiserem. Dance junto com elas, entre na brincadeira e interaja com elas, incentivando movimentos em grupo a partir da utilização de variados acessórios e objetos, dentre outras oportunidades detectadas a em sua observação.

Possíveis ações do professor neste momento: ao observar a criança que, por qualquer motivo, prefere não se envolver na proposta ou demonstra cansaço e vontade de não mais participar, você pode escolher algum acessório para se enfeitar e solicitar sua ajuda para colocá-lo. Você também pode dançar próximo à criança, fazendo movimentos que a convidem-na para dançar junto com você. Se mesmo assim ela não se envolver ou quiser parar, respeite a vontade dela e convide-a para observar ou fotografar os colegas junto com você.


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Troque a música, colocando outros estilos, que sugiram movimentos de dança diferentes: mais rápidos, mais devagar, pular, abaixar, deslizar etc. Observe a reação das crianças e interaja com elas. Procure conhecer a forma como elas se expressam pela dança, com uso do corpo e de seus movimentos, além de perceber os materiais que utilizam durante esse momento.


Para finalizar:

Conforme o tempo da atividade for acabando, coloque músicas mais lentas e dramáticas e avise a todos que em cinco minutos a proposta irá se encerrar. Solicite a ajuda das crianças para guardar os materiais. Você pode, seguindo o ritmo da dança, ir se movimentando em direção a elas, levando caixas ou sacolas, para que os materiais sejam guardados ao som da música. Passado os cinco minutos, diga que a atividade acabou. Reúna todo o grupo em roda e peça para as crianças contarem como foi a experiência: se as agradou, do que mais gostaram de dançar e brincar, o que escolheram para usar durante a dança e se dançaram sozinhas ou junto com os colegas. Incentive todos a participar dando opiniões.

Desdobramentos

O reencontro com a mesma proposta é fundamental e garante a continuidade das ações exploratórias. Você pode propor uma brincadeira na qual as crianças dancem seguindo orientações específicas (pular, girar), combinando movimentos (gira para um lado, gira para outro, um passo pra frente, um pulo para trás). Elas próprias podem sugerir os movimentos que devem ser imitados pelos colegas. Além disso, é possível que criem coreografias para brincar e dançar junto aos colegas maiores da escola.

Engajando as famílias

Aproveite o poder agregador que a música e a dança tem para as pessoas e convide as famílias para participar de um bailinho de final de dia. A ideia é que, em um momento rápido da rotina, como na hora da saída, as crianças recepcionem seus familiares ao som de algumas músicas, utilizando acessórios e oferecendo alguns adereços para que eles se sintam convidados a dançar. A intenção é promover uma vivência da temática das diversas danças junto com as famílias, envolvendo a todos numa gostosa e simples confraternização. A família ainda pode participar da proposta enviando para a escola roupas, acessórios e adereços que incrementem o acervo do grupo.


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