14790
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo da Memória com sinônimos e antônimos

Ensine estudantes a relacionarem palavras com seus devidos sinônimos e antônimos através de um jogo de memória com imagens e textos no caderno

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Este é o segundo de um conjunto de três planos, com a finalidade de trabalhar as relações de sinonímia e antonímia - focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.

Introdução
Para esta aula, é importante que as crianças já tenham alguma noção dos conceitos de sinônimos e antônimos. Devem saber que as palavras da Língua Portuguesa podem apresentar diferentes antônimos, em alguns casos, formados com e sem o acréscimo de prefixos de negação (focando nas palavras que recebem in-/im-), como ocorre com FELIZ/INFELIZ/TRISTE, por exemplo. Inicie a aula por videochamada, pelo WhatsApp, para retomar o conhecimento já adquirido sobre o conteúdo, e brinque, de forma breve, com palavras antônimas e sinônimas através de um jogo parecido com o STOP, descrito no plano original. Se optar por fazer o registro, utilize o mural do Padlet. Para a atividade, foram sugeridas palavras que serão trabalhadas no jogo da memória, na etapa de desenvolvimento (disponível aqui). Porém, de acordo com o tempo disponível da aula síncrona, podem ser selecionadas apenas algumas.

Desenvolvimento
Ainda de forma síncrona, explique que será disponibilizado um jogo da memória (com imagens e textos). Eles deverão formar pares de antônimos e sinônimos (2 de cada) e jogar com suas famílias. Ao contrário do jogo da memória tradicional, em que quem acerta segue na procura pelos pares, cada um terá apenas 1 jogada por vez, ou seja, mesmo que acerte o par, logo após sua jogada, o jogador deverá passar a vez para outro. Na segunda etapa, após encontrarem os pares de sinônimos e antônimos, os alunos deverão preencher as tabelas da atividade (no modelo disponibilizado) e formar frases escritas com algumas palavras do jogo. Envie por WhatsApp, e-mail ou impresso, para ser retirado na escola, o jogo da memória (disponível aqui) e a folha de atividade (disponível aqui).

Atenção, professor: o plano original orienta a formação de grupos; portanto, o jogo da memória está composto por 5 grupos com diferentes palavras/imagens, sendo importante que os organizem em arquivos separados para enviar apenas um jogo a cada aluno.

Fechamento
Pelo WhatsApp, pergunte as impressões que tiveram das atividades realizadas, convide-os a socializarem através de áudios ou vídeos. Faça algumas reflexões sobre o uso dos sinônimos e antônimos no contexto trabalhado.

Convite às famílias
Convite especial! Para esta atividade, é importante que dois integrantes da família disponibilizem um tempo para brincar com o jogo da memória junto com a criança.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_11ATS02

(EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas