9975
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Dominó: praticar a divisão brincando

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Praticar a divisão por meio de jogos. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de divisão. Estimular o raciocínio rápido.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a divisão por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de divisão.
  3. Estimular o raciocínio rápido.



Conceito-chave

Cálculo mental envolvendo divisão.

Recursos necessários

  • Para cada grupo: 28 peças de dominó conforme disponibilizado.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Estimular os alunos a responder a pergunta e comentar a afirmação das personagens, levando-os a recordarem que a divisão e a multiplicação são operações inversas, o que contribui para o cálculo mental de ambas operações.

Propósito: Mobilizar os alunos a recordarem a multiplicação e divisão como operações inversas, a fim de utilizar como estratégia de cálculo.

Discuta com a turma:

  • Como se chamam as operações realizadas nos exemplos de Carolina, a segunda personagem?
  • Observando as contas, vocês percebem alguma relação entre elas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Explicar que o aluno deve calcular os resultados das divisões mentalmente para que encaixe a peça corretamente ao respectivo quociente, ou encaixar o quociente nos seus respectivos dividendos e divisores correspondentes.

Propósito: Esclarecer as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para encaixar as peças do dominó corretamente?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Explicar que o aluno deve calcular os resultados das divisões mentalmente para que encaixe a peça corretamente ao respectivo quociente, ou encaixar o quociente nos seus respectivos dividendos e divisores correspondentes.

Propósito: Esclarecer as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para encaixar as peças do dominó corretamente?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Organizar a sala em grupos. Distribuir um jogo de dominó (28 peças) para cada grupo de alunos. Esclarecer e recordar que os números grandes são os quocientes e as operações são compostas pelo dividendo e divisor. O professor deve circular entre os grupos para realizar as intervenções necessárias.

O jogo é uma adaptação do material disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10748

Propósito: Estimular o cálculo mental envolvendo a divisão por meio de jogo de dominó.

Discuta com a turma:

  • Vamos utilizar a operação de divisão para jogar dominó?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para encaixarem as peças?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de encaixe das peças, observando que os quocientes se encaixam nos respectivos divisores e vice-versa. E a visualização prévia e antecipação do quociente ou divisores da peça com possibilidade de encaixe para prosseguir no jogo.

Propósito: Possibilitar a reflexão sobre as possibilidades de estratégias e raciocínio para realizar o jogo e calcular as divisões mentalmente.

Discuta com a turma:

  • Por que o segundo jogador utilizou a peça “12 / 48 : 4” para encaixe?
  • É necessário calcular mentalmente os quocientes das divisões das peças que possui para jogar e das que estão sobre a mesa. Por que?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de encaixe das peças, observando que os quocientes se encaixam nos respectivos divisores e vice-versa. E a visualização prévia e antecipação do quociente ou divisores da peça com possibilidade de encaixe para prosseguir no jogo.

Propósito: Possibilitar a reflexão sobre as possibilidades de estratégias e raciocínio para realizar o jogo e calcular as divisões mentalmente.

Discuta com a turma:

  • O jogador B, na segunda rodada, calcula mentalmente primeiro 8 : 2 = 4 para depois concluir que 80 : 2 = 40. É possível fazer o cálculo diretamente, ou seja, sem 80 : 2? De que forma?
  • E assim, levantar questionamentos de todas as outras operações.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre relembrando que a divisão é o inverso da multiplicação e aproveite a oportunidade para recordar a nomenclatura dos termos da divisão. Demonstre que a operação inversa pode ser utilizada para confirmar se o quociente está correto e esta estratégia pode ser utilizada durante o jogo para facilitar o cálculo mental rapidamente.

Propósito: Levar os alunos a constatarem que para saber o resultado de um divisão, pode-se realizar a multiplicação, ou seja a operação inversa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos notar que a divisão e a multiplicação são operações inversas?
  • Por que é importante compreender esse conceito? Como essa estratégia pode nos auxiliar com as operações de divisão e multiplicação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a divisão mentalmente.

Propósito: Avaliar as habilidades trabalhadas durante a aula em um contexto diferente do abordado nas atividades apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual operação você utilizará para resolver o problema? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a divisão por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de divisão.
  3. Estimular o raciocínio rápido.



Conceito-chave

Cálculo mental envolvendo divisão.

Recursos necessários

  • Para cada grupo: 28 peças de dominó conforme disponibilizado.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Estimular os alunos a responder a pergunta e comentar a afirmação das personagens, levando-os a recordarem que a divisão e a multiplicação são operações inversas, o que contribui para o cálculo mental de ambas operações.

Propósito: Mobilizar os alunos a recordarem a multiplicação e divisão como operações inversas, a fim de utilizar como estratégia de cálculo.

Discuta com a turma:

  • Como se chamam as operações realizadas nos exemplos de Carolina, a segunda personagem?
  • Observando as contas, vocês percebem alguma relação entre elas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Explicar que o aluno deve calcular os resultados das divisões mentalmente para que encaixe a peça corretamente ao respectivo quociente, ou encaixar o quociente nos seus respectivos dividendos e divisores correspondentes.

Propósito: Esclarecer as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para encaixar as peças do dominó corretamente?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Explicar que o aluno deve calcular os resultados das divisões mentalmente para que encaixe a peça corretamente ao respectivo quociente, ou encaixar o quociente nos seus respectivos dividendos e divisores correspondentes.

Propósito: Esclarecer as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para encaixar as peças do dominó corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Organizar a sala em grupos. Distribuir um jogo de dominó (28 peças) para cada grupo de alunos. Esclarecer e recordar que os números grandes são os quocientes e as operações são compostas pelo dividendo e divisor. O professor deve circular entre os grupos para realizar as intervenções necessárias.

O jogo é uma adaptação do material disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10748

Propósito: Estimular o cálculo mental envolvendo a divisão por meio de jogo de dominó.

Discuta com a turma:

  • Vamos utilizar a operação de divisão para jogar dominó?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para encaixarem as peças?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de encaixe das peças, observando que os quocientes se encaixam nos respectivos divisores e vice-versa. E a visualização prévia e antecipação do quociente ou divisores da peça com possibilidade de encaixe para prosseguir no jogo.

Propósito: Possibilitar a reflexão sobre as possibilidades de estratégias e raciocínio para realizar o jogo e calcular as divisões mentalmente.

Discuta com a turma:

  • Por que o segundo jogador utilizou a peça “12 / 48 : 4” para encaixe?
  • É necessário calcular mentalmente os quocientes das divisões das peças que possui para jogar e das que estão sobre a mesa. Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de encaixe das peças, observando que os quocientes se encaixam nos respectivos divisores e vice-versa. E a visualização prévia e antecipação do quociente ou divisores da peça com possibilidade de encaixe para prosseguir no jogo.

Propósito: Possibilitar a reflexão sobre as possibilidades de estratégias e raciocínio para realizar o jogo e calcular as divisões mentalmente.

Discuta com a turma:

  • O jogador B, na segunda rodada, calcula mentalmente primeiro 8 : 2 = 4 para depois concluir que 80 : 2 = 40. É possível fazer o cálculo diretamente, ou seja, sem 80 : 2? De que forma?
  • E assim, levantar questionamentos de todas as outras operações.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre relembrando que a divisão é o inverso da multiplicação e aproveite a oportunidade para recordar a nomenclatura dos termos da divisão. Demonstre que a operação inversa pode ser utilizada para confirmar se o quociente está correto e esta estratégia pode ser utilizada durante o jogo para facilitar o cálculo mental rapidamente.

Propósito: Levar os alunos a constatarem que para saber o resultado de um divisão, pode-se realizar a multiplicação, ou seja a operação inversa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos notar que a divisão e a multiplicação são operações inversas?
  • Por que é importante compreender esse conceito? Como essa estratégia pode nos auxiliar com as operações de divisão e multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a divisão mentalmente.

Propósito: Avaliar as habilidades trabalhadas durante a aula em um contexto diferente do abordado nas atividades apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual operação você utilizará para resolver o problema? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano