14789
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Corrida do Sapo

Com base em uma história, as crianças irão tentar imitar os movimentos do sapo e participar de uma competição.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adamari Rodolfo Depetris

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Solicite antecipadamente o auxílio de um outro profissional que esteja disponível para interagir com as crianças em diferentes cantos de atividades enquanto você estará com o pequeno grupo no espaço externo realizando a atividade. Comunique aos outros profissionais da escola o local que você usará para a atividade, para garantir que a proposta seja realizada com a sua turma de forma mais autônoma. Leia a história e se aproprie dela para realizar a leitura em voz alta pelo professor.

Materiais:

Livro: O Coelho e o Sapo - Thelma Andrade. Caso não encontre a obra impressa, procure na internet uma versão da mesma e conte a história com fantoches, dedoches, formas animadas, dentre outras possibilidades. Como dica você pode encontrar uma adaptação da historia neste link (http://marciamunozconta.blogspot.com/2010/08/o-sapo-e-o-coelho.html) ou neste vídeo com a contação da história do Programa Quintal da Cultura (https://youtu.be/nnuaZ7EeFW8).

Fita adesiva para marcação dos pontos de saída e de chegada. Para cantos de atividades diversificadas: livros, jogos, bonecas, carrinhos, papel, riscantes, dentre outros.

Espaços:

A atividade iniciará em roda de conversa na própria sala de atividades. Depois, as crianças irão para um espaço externo da escola que seja adequado para a realização de uma corrida.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças se deslocam no momento da corrida?

2. Quais atitudes delas demonstram confiança e superação em seus movimentos?

3. De que forma elas incentivam e influenciam os colegas para também ampliarem as possibilidades de utilização do corpo, dos gestos e dos movimentos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e Às diferenças de cada criança ou do grupo. Auxilie as crianças que possuem alguma dificuldade de locomoção, incentivando-as e apoiando-as. Perceba, para além da comunicação oral, também gestos e movimentos que propiciam a interação das crianças. Busque contar a história de forma atrativa, fazendo uso de gestos, adereços e alterações na voz.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para sentar em roda e converse com o grande grupo, explicando que você irá contar uma história e que, depois, vocês farão uma corrida usando os movimentos de um dos personagens. Comente que a atividade será realizada em pequenos grupos e, quem ficar na sala, poderá escolheralguns cantos de atividades (artes, jogos leitura e faz de conta) para organizar e então brincar de forma autônoma e interativa.


2

Conte a história do livro O Coelho e o Sapo, de Thelma Andrade. Caso não encontre a obra impressa, na internet você pode acessar várias versões da história adequadas à faixa etária das crianças e assim realizar uma contação dela utilizando formas animadas, fantoches, dedoches etc. Caso você for realizar a leitura com o livro, faça a mesma imitando a postura de leitor e fazendo entonações na voz para identificar os personagens. Se for fazer uma contação, será necessário que você tenha lido e se apropriado da história para que possa contá-la de forma livre, utilizando os elementos que escolher para esse momento. Permita que os pequenos interajam no momento da contação, conversando sobre o que vai acontecer e sobre as impressões deles a respeito dos personagens.

Possíveis falas do professor neste momento: Essa é a história que eu vou contar hoje. Pelo título, alguém sabe do que se trata? O que será que vai acontecer com o Sapo? Quem vai ganhar a corrida?


3

Converse com as crianças sobre os personagens da história, os movimentos dos animais, a diferença entre eles. Convide-as a irem até a área externa para imitar os personagens, brincando com seus movimentos. Em especial, pergunte a elas sobre o movimento que o Sapo faz para andar, e imite-o junto com o grupo. É provável que algumas crianças comecem a imitar os movimentos e que logo as outras estejam repetindo os movimentos e participando da ação também.


4

Sugira às crianças que se organizem em pequenos grupos, escolhendo seus próprios pares. É importante que nesse primeiro momento a atividade seja realizada em grupos menores, para garantir que você consiga dar atenção às crianças e atenda às necessidades delas, auxiliando-as sempre que necessário, já que é o primeiro contato delas com a proposta. Convide um pequeno grupo para permanecer na área externa ampla, em que possa ser realizada uma corrida. Para as que forem para a sala, enquanto não for sua vez de realizar a corrida, peça ajuda de um outro profissional que esteja disponível e monte junto com as crianças alguns cantos de atividades como artes, jogos, faz de conta e leitura; para que possam brincar de maneira autônoma e interagir uns com os outros. Caso as crianças não queiram ir para a sala, converse com elas explicando que todos farão a atividade, mas que é importante que seja em grupos menores para que possam interagir uns com os outros.


5

Já no local escolhido, sugira às crianças que corram livremente e de forma autônoma, imitando os movimentos do sapo, explorando e testando possibilidades corporais. Então convide-as para demarcar com fitas os lugares de saída e de chegada para a corrida propriamente dita, escolhendo a distância a ser percorrida. Acompanhe-as nessa tarefa e auxilie-as, caso seja necessário. Feito isso, ajude-as a se posicionar no local da saída e lembre-as de que elas devem correr como um sapo. Combine qual será o sinal da partida e, assim, deixe-os preparados para correr.


6

Ao sinal, deixe as crianças correrem imitando os movimentos do Sapo. Algumas chegarão mais rápido do que as outras, então, incentive-as a torcerem pelos colegas, para que também cheguem até o final. Auxilie as crianças oferecendo apoio e incentivo. Parabenize todas as crianças por terem conseguido alcançar a linha de chegada e por terem participado, elogiando a superação delas. Reforce que o mais importante não é chegar em primeiro, mas sim conseguir alcançar o objetivo da brincadeira. Repita-a quantas vezes as crianças se mostrarem dispostas.


Para finalizar:

Leve as crianças de volta para a sala e repita a atividade com os próximos grupos até que todos tenham conseguido participar. Na volta, convide as crianças para andar imitando o movimento do sapo ou de outros animais que gostem.

Desdobramentos

É possível repetir a atividade utilizando os movimentos de outros animais (cobra, pássaro, cavalo etc). Inclua em sua rotina esse tipo de brincadeira, tanto dentro da sala como nos momentos de parque e uso da área externa. Também é possível fazê-la em um momento de integração com as outras turmas, incentivando a boa relação entre as crianças.Outra sugestão é fazer o momento da corrida com todo o grande grupo reunido, no qual os pequenos possam participar, assistir e torcer pelos colegas.

Engajando as famílias

Faça uma pesquisa com os familiares das crianças para descobrir de quais brincadeiras de corrida eles participavam durante a infância. Exponha os relatos em um mural, para que todos possam apreciar. Em roda, sugira às crianças que convidem alguns deles para ir à escola ensinar as brincadeiras que relataram. Faça junto com elas um convite e envie-o para as famílias.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano