14788
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Brincadeiras com cordas

Nesta atividade, as crianças explorarão diversos movimentos (como saltar, agachar, correr) para brincar com cordas de diversas maneiras.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adamari Rodolfo Depetris

Brincadeiras com cordas

Apresente a proposta
Envie para as famílias, via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação utilizada pela rede, um áudio explicando a atividade com cordas. Fale que será uma atividade para envolver toda a família e que todos poderão brincar juntos de diversas maneiras, explorando as possibilidades do material.

Adaptações necessárias
Caso a família não tenha cordas em casa, e nem a possibilidade de adquirir uma, sugira que emendem alguns tecidos, como lençóis e toalhas, com nós, dando o formato de cordas.

Sugira às famílias
Oriente as famílias para que escolham um lugar amplo da casa, como o quintal, varanda, jardim ou sala, para realizar a brincadeira. Convide-as para brincarem com a criança utilizando a corda, permitindo que ela dê significados ao objeto e crie novas brincadeiras. Oriente que os familiares balancem a corda e incentivem a criança a pensar que o objeto se parece com um animal, e que ela não pode encostar nele, deixando que ela se movimente à vontade. Depois, oriente que segurem a corda, esticando-a de um lado para o outro, de modo que a criança possa ser desafiada a passar por baixo dela em diversas alturas. Por fim, oriente que coloquem a corda no chão em linha reta e sinuosa, e convidem a criança para passar por cima e descalça, para sentir a corda. Mostre aos familiares a importância de vivenciarem a brincadeira com a criança, apoiando as ações e se divertindo com ela.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que registrem com fotos os diversos momentos da brincadeira com corda, e enviem o registro para você, via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede tem utilizado. Dê uma devolutiva para as crianças, parabenizando-as pelas brincadeiras com a corda. Guarde as fotos para socializar com o grupo no retorno à escola.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_14UND03

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas