14787
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Desvio de obstáculos

Nesta atividade, crianças montarão um percurso com obstáculos que não podem ser tocados e derrubados e terão que realizá-lo.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti

Desvio de obstáculos

Apresente a proposta
Verifique com a equipe se vocês têm fotos das crianças em percursos com obstáculos na escola. Caso tenham, envie-as para as famílias, para aguçar o desejo das crianças e tornar a proposta mais atrativa. Envie pela plataforma que estej usando em sua rede ou por Whatsapp.

Selecione obstáculos e componha o percurso com os critérios que o plano traz, porém, utilizando materiais mais acessíveis e adaptados para o contexto domiciliar e faixa etária das crianças menores (o plano é recomendado para 3 anos). Clique aqui para acessar ideias que te ajudarão na orientação desses percursos. Convide:
- Que tal brincarem em um percurso com obstáculos que não podem ser tocados e derrubados? Quem será que vai conseguir, na sua família? Registre para me contar depois!

Adaptações necessárias
Os percursos serão organizados com os materiais que você recomendar e de acordo com cada realidade. Oriente que é muito importante que alguém acompanhe a criança durante toda atividade, para a segurança dela. Sugira que uma terceira pessoa fotografe enquanto a outra está com ela, interagindo.

Sugira às famílias
Convide as famílias a montarem o percurso, organizando o local com participação da criança. Explique que o desafio é transpor o percurso sem tocar nem derrubar os obstáculos. Oriente que participem e incentivem a transposição dos obstáculos da forma orientada, permitindo que explorem de forma segura. Proponha momentos divertidos no circuito, para que não gere competição. Por exemplo, brincando e fazendo de conta que são a tartaruga e a lebre da fábula (um dorme e ronca enquanto outro ganha). Assim, memórias afetivas são geradas de forma prazerosa, com momentos leves em família.

Para compartilhar com o grupo
Solicite que as famílias compartilhem os registros desses momentos com você e socialize-os com as demais pela plataforma que estiver usando ou via Whatsapp. Assim, todas se sentirão estimuladas a fazerem a proposta. Selecione algumas imagens para compor uma exposição quando retornarem a escola. Desta forma, as crianças se sentirão representadas e participantes, ao estabelecerem conexão entre os fazeres em casa e na escola. Memórias afetivas serão evocadas, se tornando um importante apoio no processo de readaptação escolar.

 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_15UND03

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas