Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 3ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de sistematizar os conhecimentos sobre palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Site sugerido para este plano adaptado: Trava-línguas, disponível aqui.
Introdução
Vamos brincar com o jogo dos 7 erros utilizando trava-línguas? Essa deve ser a pergunta enviada no grupo de WhatsApp para despertar a atenção das crianças.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada e inicie questionando-os: quem lembra quais são as letras que representam apenas um som? Espera-se que os alunos respondam que as letras P, B, F, V, T e D representam apenas um som, mas, caso eles não respondam, faça as devidas intervenções; se for preciso, verifique as orientações do plano original. Organize a turma em duplas heterogêneas, de modo que os alunos com diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita possam debater e compartilhar saberes. Proponha o jogo dos 7 erros utilizando trava-línguas, para que encontrem sete palavras escritas de forma incorreta. Escolha trava-línguas com as letras P, B, F, V, T e D para que os alunos possam observar o som dessas letras. Desse modo, você pode trocar as letras das palavras do trava-línguas por outra que possui um som parecido, por exemplo, trocar a letra F pela letra V, T pela letra D e P pela letra B. Envie a atividade por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola. Uma sugestão de atividade contendo quatro trava-línguas com 7 palavras escritas de forma incorreta está disponível aqui; a resolução está disponível aqui. Outra sugestão que apresenta vários trava-línguas está disponível aqui; fica a critério do professor a seleção e organização da atividade.
Fechamento
Convide cada dupla para socializar, pelo WhatsApp, uma palavra incorreta que encontraram nos trava-línguas, escrevendo ao lado de forma correta, explicando qual foi a correção que fizeram. Analise as palavras junto com a turma e faça as devidas intervenções para o fechamento da aula, concluindo com os alunos que todos os trava-línguas possuíam um ou mais grafemas do grupo apresentado no início da aula (P, B, F, V, T e D) e que estes grafemas, apesar de terem sons parecidos, representam apenas um fonema e vice-versa, ou seja, possuem uma relação biunívoca (um para um) ou correspondência regular direta.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentive e auxilie a criança quando necessário. Em aulas remotas, essas ações favorecem a aprendizagem e estabelecem uma relação de confiança mútua.