Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondá-los sobre o que será tratado nesta aula. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito ou uma hipótese levantada.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Tanto na divisão proposta por Renata, quanto a de Elisa, as duas comerão a mesma quantidade de chocolate, pois 1/2 = 3/6.
Propósito: Instigar os alunos sobre uma situação onde as frações envolvidas sejam equivalentes, pois este conceito será ampliado e sistematizado nesta aula.
Discuta com a turma:
? Como é a divisão da barra proposta por Renata?
? Qual fração representa esta divisão de Renata?
? Como é a divisão que Elisa propôs?
? Qual fração representa a divisão de Elisa?
? Elisa está certa ao dizer que nas duas divisões elas ganharão a mesma quantidade de chocolate?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Os alunos serão dispostos em duplas. Cada uma delas receberá o tabuleiro que será o muro que deverão escalar com as peças que representam frações equivalentes. Os alunos podem recortar as peças ou você poderá já entregar recortado para eles. Deixe eles explorarem as peças do jogo.
Propósito: Iniciar a explicação das regras do jogo.
Discuta com a turma:
? Por que será que o jogo chama “Escala Muro”?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Sugestão de planos de aula, sequências didáticas ou jogos on-line:
Conteúdos Nova Escola:
Nem tudo acaba em problemas com pizza (link)
Debate animado sobre frações (link)
Enigma das frações (link)
O que são números racionais (link)
O valor das partes (link)
Conteúdos Mathema:
Papa Todas de Frações (link)
Matemática e Bandeiras (link)
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia e explique as regras do jogo para os alunos. Importante neste momento que você como professor tenha pleno domínio de como jogar para que possa intervir em qualquer dúvida que os alunos possam ter sobre o jogo. Caso os alunos joguem individualmente, tenha disponível um cronômetro para marcar o tempo feito por cada um. Se estiverem dispostos em duplas, organizá-los que se sentem um ao lado do outro, para que ambos tenham o mesmo ponto de vista do tabuleiro.
Propósito: Explicar as regras do jogo.
Discuta com a turma:
? Qual o objetivo do jogo?
? O que deve ser feito para ir escalando no muro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia e explique as orientações do jogo para os alunos. Esclareça qualquer dúvida que os alunos apresentem, pois é importante que todos tenham compreendido as regras para dar início ao jogo.
Propósito: Explicar as orientações do jogo.
Discuta com a turma:
? O que deve ser observado ao colocar as peças?
? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Apresente as peças do jogo e informe que estas que serão utilizadas no jogo. Mostre a peça do inteiro, que esta que finaliza a jogada.
Propósito: Apresentar as peças do jogo e deixá-los jogar.
Discuta com a turma:
? O que deve ser observado ao colocar as peças?
? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Apresente as peças do jogo e informe que estas que serão utilizadas no jogo. Mostre a peça do inteiro, que esta que finaliza a jogada.
Propósito: Apresentar as peças do jogo e deixá-los jogar.
Discuta com a turma:
? O que deve ser observado ao colocar as peças?
? Como conseguimos saber se a peça é equivalente ao local colocado no tabuleiro?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Este é o momento de discussão das possibilidades que os alunos poderão encontrar para colocar algumas peças do jogo. Aqui é proposto a discussão de três peças, mas caso sinta necessidade, pode ser escolhida outras peças para a turma. Projete esta imagem e discuta com eles onde as peças podem ser alocadas. Peça que a utilizem no tabuleiro da sua dupla para verificar sua resposta.
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas no jogo.
Discuta com a turma:
? Como vocês faziam para saber onde colocar a peça?
? O que vocês observavam?
? Como era feita a conferência para saber se a peça estava no lugar certo?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/2.
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.
Discuta com a turma:
? Quanto vale a peça 1/2 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/2 representa em cada linha.)
? Podemos dizer que 1/2 em comparação com estas frações são equivalentes?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/3.
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.
Discuta com a turma:
? Quanto vale a peça 1/3 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/3 representa em cada linha.)
? Podemos dizer que 1/3 em comparação com estas frações são equivalentes?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos sobre as possibilidades da peça 1/4.
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias utilizadas para esta peça.
Discuta com a turma:
? Quanto vale a peça 1/4 em cada um dos lugares que ela foi colocada? (Importante que a turma identifique qual fração o 1/4 representa em cada linha.)
? Podemos dizer que 1/4 em comparação com estas frações são equivalentes?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.
Propósito: Promover um encerramento da aula relatando sobre as estratégias para encontrar frações equivalentes.
Discuta com a turma:
? O que as peças do jogo “Escala Muro” representam?
? Quais foram as estratégias que usamos para encontrar frações equivalentes?
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.
Discuta com a turma:
? Como vocês fizeram para resolver esta situação problema?
? Quais são as frações equivalentes que encontramos?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar