Nesta atividade, as crianças irão fazer obras com recortes inspiradas no trabalho do artista Henri Matisse.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Braga Fonseca
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho)
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Abordagem didática: A arte e os elementos estéticos fazem parte da vida cultural e social das crianças desde cedo: está no mundo que as cerca, independentemente de sua condição social ou econômica. Por isso, trazer para a rotina da escola a perspectiva artística e a análise estética é muito importante para ajudar os pequenos a significarem o que os rodeia. O ideal é promover um equilíbrio entre a apreciação de obras de diversos artistas e o incentivo à produção das próprias crianças. Nesta faixa etária, a utilização da tesoura e da cola é uma ótima possibilidade de desafiá-las, tanto no que diz respeito à produção artística como ao controle e aprimoramento de seus movimentos.
Código: EDI2_19UND03
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes