Nesta proposta, convide as crianças a ajudar no planejamento do dia e refletir sobre como escrever os nomes das atividades que serão feitas por elas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Danielle Moreira de Oliveira Barroso
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos à 3 anos e 11 meses.
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação;
O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Abordagem didática: As crianças aprendem sobre o sistema de escrita quando estão imersas na cultura letrada. Ou seja, ao serem convidadas a interagir e fazer uso de tudo o que envolve o ato de ler e escrever em situações diversas, nas quais o porquê de tais ações esteja explícito, sem que essas sejam apenas tarefas escolares. O professor pode criar na sala um ambiente alfabetizador, com portadores textuais que tenham significado na rotina escolar (etiquetas com o nome em pertences pessoais, quadros de aniversariantes do mês, cartazes com a lista de histórias favoritas etc). É importante que os pequenos façam uso desses portadores para que possam compreender seu significado e propósito.
Código: EDI2_22UND03
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes