14772
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Trabalhando as palavras estáveis dos momentos da rotina

Nesta proposta, convide as crianças a ajudar no planejamento do dia e refletir sobre como escrever os nomes das atividades que serão feitas por elas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Danielle Moreira de Oliveira

Trabalhando as palavras estáveis dos momentos da rotina

Apresente a proposta
Nesta proposta, as crianças irão ajudar no planejamento do dia e refletir sobre como escrever os nomes das atividades que serão feitas por elas. Grave um vídeo para assistirem com a família e o envie via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando.

No vídeo, explique para todos que sempre temos muitas atividades para fazer no dia e que você gostaria de saber quais são as de rotina que, geralmente, as crianças fazem em casa. Faça um cartaz da sua rotina do dia, com imagens e palavras estáveis, e monte-o durante a explicação no vídeo, apresentando para as crianças e famílias um pouco da sua rotina. Após a montagem, convide as crianças a também fazerem o cartaz de rotina do dia delas. Para isso, apresente os materiais que serão necessários.

Adaptações necessárias
A família necessitará de imagens que representem os momentos da rotina escolhidos com a criança. Caso não tenham como imprimir imagens, os momentos podem ser representados com desenhos feitos pelas crianças e familiares.

Explique que é interessante que eles tenham um papel tipo cartaz para montarem o quadro. Mas diga que a atividade também pode ser feita em papel comum que, para ficar maior, pode ser emendado um no outro. As fichas para as palavras estáveis também poderão ser feitas em papel comum, utilizando canetas de tinta ou hidrográficas. Para colar as palavras no cartaz, ao lado das imagens, as famílias podem utilizar velcro, caso disponham em casa, ou fitas adesivas.

Sugira às famílias
Oriente as famílias que, após assistirem ao vídeo que você enviou, listem em um papel os momentos da rotina da criança, relembrando todas as atividades que, geralmente, ela faz durante o dia. Depois da listagem, oriente que apreciem as imagens que representam os momentos da rotina ou ofereçam folhas de papel comum para desenhá-los.

Seja qual for a opção escolhida, oriente os familiares a incentivarem a criança a falar sobre o que faz nesses momentos. Em seguida, sugira que escrevam nas fichas as palavras estáveis que representam cada momento da rotina, de modo que a criança acompanhe a escrita. Depois, oriente que convidem a criança a escolher algumas atividades do dia para colar no cartaz da rotina.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que fotografem o cartaz com os momentos da rotina, que foi produzido com a criança, e lhe enviem os registros via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Dê devolutivas, valorizando as iniciativas e investimentos de toda a família e, depois, socialize com o grupo como ficou o cartaz de cada criança.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_22UND03

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas