14769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Explorando personagens em uma história de repetição

Nesta atividade, as crianças participam ativamente da leitura, antecipando as partes que já conhecem e que se repetem.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Explorando personagens em uma história de repetição

EDI2_24UND03

Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças participam ativamente da leitura, antecipando as partes que já conhecem e que se repetem. Para isso, envie para as famílias o link da história Bruxa, bruxa, venha à minha festa e oriente, por áudio que poderá ser enviado via whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, explicando como elas poderão explorá-la junto com a criança. Explique que o vídeo sugere duas formas de conhecer e brincar com a história, sendo a primeira para ouvir a contação completa e a segunda para as crianças participarem fazendo uma parte da contação em cada página. Depois de ouvirem a história juntos, oriente a família que incentivem a criança a usar a história para brincar com os familiares.

Adaptações necessárias
Para ouvir e interagir com a história, é interessante que ela seja reproduzida em um aparelho como TV, computador, tablet ou celular, de modo que os familiares possam pausar e continuar o vídeo sem dificuldades.

Sugira às famílias
Sugira que a história possam ser ouvida em um momento mais tranquilo do dia, onde toda a família possa se envolver. Caso a criança não more com muitos familiares, sugira que, depois da história possam brincar com os familiares através de uma chamada de vídeo ou telefônica. Outra possibilidade, pode ser fazer a brincadeira com a história utilizando uma situação de faz de conta com os bonecos da criança. No momento da interação com a história e da brincadeira com os familiares, oriente a família que incentivem a criança a se expressar fazendo vozes e expressões diferentes para caracterizar cada personagem.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares gravem um áudio da criança contando o que achou da história e como aconteceu a brincadeira a partir dela. Ao ouvir os áudios das crianças, dê devolutivas para elas, através de áudios também demonstrando sua alegria em saber da experiência vivida em família.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_24UND03

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas