Nesta proposta, um jogo criará situações em que as crianças poderão formular hipóteses sobre contagem.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Evandro Tortora
Mentor: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: O Eu o Outro e o Nós.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Abordagem didática: Um dos objetivos da Educação Infantil é oferecer às crianças experiências significativas que permitam a construção e o aperfeiçoamento de procedimentos de contagem. Para isso, é preciso planejar atividades nas quais há necessidade de utilizar os números em diferentes contextos. Isso não significa apresentá-los um de cada vez, na ordem da sequência numérica, mas sim propor situações de interesse das crianças, em que o uso de procedimentos de contagem serve para resolver os problemas que surgem. A utilização de dados, por exemplo, deve ser ensinada de maneira contextualizada, privilegiando jogos e brincadeiras com regras simples.
Código: EDI2_29UND02
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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