9973
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Comparar e ordenar números racionais positivos - escala decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_06NUM03

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Discussão das soluções e Sistematização

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TzbUu2nth9Hy5Rt7YE3UJxpTTWBBDhJK8V3ZkQvjekeU9FmNEcA4eq4WTxRU/ativaula-mat5-06num03.pdf

Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a atividade explicando como ele se constitui mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo.

Sistematização
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavra, as estratégias que adotam para ordenar números decimais. Caso considere viável, compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem um novo exemplo.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos joguem “Escada decimal” com seus familiares o as regras do jogo e as fichas para reprodução podem ser encontradas em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TzbUu2nth9Hy5Rt7YE3UJxpTTWBBDhJK8V3ZkQvjekeU9FmNEcA4eq4WTxRU/ativaula-mat5-06num03.pdf.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_06NUM03

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas