9973
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Comparar e ordenar números racionais positivos - escala decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Objetivos específicos

- Observar e ordenar números racionais na forma de decimais;

- Compreender a composição de um número decimal em suas ordens (décimos, centésimos e milésimos);

- Ordenar números decimais corretamente;

Conceito-chave

Números decimais

Recursos necessários

  • Cópia do tabuleiro,
  • cópia das fichas,
  • dois peões (por dupla de alunos),
  • cópia das atividades,
  • lápis,
  • borracha.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, nem mesmo corrigir caso apresentem uma resposta errada, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que será tratado nesta aula. Caso sinta necessidade, registre as hipóteses que forem apresentadas neste momento e deixe visível no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome alguma.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Felipe e Marina poderão brincar na roda gigante.

Propósito: Levantar hipóteses e estratégias com seus alunos sobre os números decimais, sendo que para a realização da mesma deverão ter construído conceitos sobre o assunto.

Discuta com a turma:

? Quais são as alturas das crianças?

? Qual é a altura mínima para brincar na roda gigante?

? Como você fez para determinar quem poderia ir no brinquedo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Mostre o tabuleiro do jogo e peça que observem as fichas que serão utilizadas, para isso, a dupla de alunos deverá ter a sua disposição uma cópia do tabuleiro, as 72 fichas disponíveis para o jogo e os dois peões. Mostre a eles onde é a base da escada e onde é o objetivo de chegarem, o topo dela (descrita com o número 8). Oriente que cada jogador terá seu lado da escada para subir.

Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.

Discuta com os alunos:

? Qual o objetivo do jogo?

? O que tem nas fichas?

? O que vocês observam nelas?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestões de leitura e outros planos de aula – Nova Escola:

O que são números racionais (link)

Introdução aos números decimais (link)

O Uso das moedas e os números decimais (link)

Jogos on-line – Nova Escola:

Siga as regras (link)

Três dígitos decimais (link)

Loja de monstros (link)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia as regras do jogo que os alunos receberam (encontra-se no material para impressão) e esclareça eventuais dúvidas que surgirem. Após as regras terem sido esclarecidas, permita que eles joguem em duplas e vá caminhando pela sala e observando as estratégias de cada um para ordenar os números sorteados.

Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.

Discuta com a dupla:

? Como você fez para organizar os números sorteados?

? O que você observava primeiro?

? Se os décimos fossem iguais, o que você fazia?

? Se você tivesse que explicar para uma pessoa o que ela deve fazer para ordenar números decimais, como você faria?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia as regras do jogo que os alunos receberam (encontra-se no material para impressão) e esclareça eventuais dúvidas que surgirem. Após as regras terem sido esclarecidas, permita que eles joguem em duplas e vá caminhando pela sala e observando as estratégias de cada um para ordenar os números sorteados.

Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.

Discuta com a dupla:

? Como você fez para organizar os números sorteados?

? O que você observava primeiro?

? Se os décimos fossem iguais, o que você fazia?

? Se você tivesse que explicar para uma pessoa o que ela deve fazer para ordenar números decimais, como você faria?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é o momento de discussão das estratégias que os alunos tiveram para ordenar os números encontrar. Peça que verbalizem o que observaram para ordenar os números sorteados e questione se as duas jogadoras acertaram (Miranda errou a ordenação, colocando 1,3 depois de 1,36).

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de ordenação de números decimais.

Discuta com a turma:

? A ordenação de Miranda está correta?

? A ordenação de Raquel está certa?

? O que você observou para saber se estava certo as duas jogadas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é o momento de discussão das estratégias que os alunos tiveram para ordenar os números sorteados. Peça que verbalizem o que observaram para ordenar os números sorteados e questione se as duas jogadoras acertaram. Destacar a fala explicativa do erro de Raquel nesta rodada, pois é normal os alunos trazerem para os números decimais a regra de ordenação dos números naturais, onde neste caso o 9 jamais seria maior que 24 e 45.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de ordenação de números decimais.

Discuta com a turma:

? A ordenação de Miranda está correta?

? A ordenação de Raquel está certa?

? O que você observou para saber se estava certo as duas jogadas?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre as estratégias de ordenação, registrar com eles o passo-a-passo de como deve ser feito.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

? Qual a ordem seguida para ordenar os números?

? Que devemos fazer quando os números decimais comparados possuem o mesmo algarismo na mesma ordem?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula.

Propósito: Realizar uma um fechamento das ideias trabalhadas na aula.

Discuta com a turma:

? Onde fica localizado a ordem dos décimos em um número decimal?

? E os centésimos e milésimos?

? Como deve ser observado os números decimais para saber qual o maior?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e entenderam o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos construídos a respeito de ordenação de números decimais.

Discuta com a turma:

? O que os números decimais representam nesta situação?

? Quais ordens aparecem nos números que observaremos?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Objetivos específicos

- Observar e ordenar números racionais na forma de decimais;

- Compreender a composição de um número decimal em suas ordens (décimos, centésimos e milésimos);

- Ordenar números decimais corretamente;

Conceito-chave

Números decimais

Recursos necessários

  • Cópia do tabuleiro,
  • cópia das fichas,
  • dois peões (por dupla de alunos),
  • cópia das atividades,
  • lápis,
  • borracha.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, nem mesmo corrigir caso apresentem uma resposta errada, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que será tratado nesta aula. Caso sinta necessidade, registre as hipóteses que forem apresentadas neste momento e deixe visível no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome alguma.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Felipe e Marina poderão brincar na roda gigante.

Propósito: Levantar hipóteses e estratégias com seus alunos sobre os números decimais, sendo que para a realização da mesma deverão ter construído conceitos sobre o assunto.

Discuta com a turma:

? Quais são as alturas das crianças?

? Qual é a altura mínima para brincar na roda gigante?

? Como você fez para determinar quem poderia ir no brinquedo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Mostre o tabuleiro do jogo e peça que observem as fichas que serão utilizadas, para isso, a dupla de alunos deverá ter a sua disposição uma cópia do tabuleiro, as 72 fichas disponíveis para o jogo e os dois peões. Mostre a eles onde é a base da escada e onde é o objetivo de chegarem, o topo dela (descrita com o número 8). Oriente que cada jogador terá seu lado da escada para subir.

Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.

Discuta com os alunos:

? Qual o objetivo do jogo?

? O que tem nas fichas?

? O que vocês observam nelas?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestões de leitura e outros planos de aula – Nova Escola:

O que são números racionais (link)

Introdução aos números decimais (link)

O Uso das moedas e os números decimais (link)

Jogos on-line – Nova Escola:

Siga as regras (link)

Três dígitos decimais (link)

Loja de monstros (link)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia as regras do jogo que os alunos receberam (encontra-se no material para impressão) e esclareça eventuais dúvidas que surgirem. Após as regras terem sido esclarecidas, permita que eles joguem em duplas e vá caminhando pela sala e observando as estratégias de cada um para ordenar os números sorteados.

Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.

Discuta com a dupla:

? Como você fez para organizar os números sorteados?

? O que você observava primeiro?

? Se os décimos fossem iguais, o que você fazia?

? Se você tivesse que explicar para uma pessoa o que ela deve fazer para ordenar números decimais, como você faria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia as regras do jogo que os alunos receberam (encontra-se no material para impressão) e esclareça eventuais dúvidas que surgirem. Após as regras terem sido esclarecidas, permita que eles joguem em duplas e vá caminhando pela sala e observando as estratégias de cada um para ordenar os números sorteados.

Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.

Discuta com a dupla:

? Como você fez para organizar os números sorteados?

? O que você observava primeiro?

? Se os décimos fossem iguais, o que você fazia?

? Se você tivesse que explicar para uma pessoa o que ela deve fazer para ordenar números decimais, como você faria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é o momento de discussão das estratégias que os alunos tiveram para ordenar os números encontrar. Peça que verbalizem o que observaram para ordenar os números sorteados e questione se as duas jogadoras acertaram (Miranda errou a ordenação, colocando 1,3 depois de 1,36).

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de ordenação de números decimais.

Discuta com a turma:

? A ordenação de Miranda está correta?

? A ordenação de Raquel está certa?

? O que você observou para saber se estava certo as duas jogadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é o momento de discussão das estratégias que os alunos tiveram para ordenar os números sorteados. Peça que verbalizem o que observaram para ordenar os números sorteados e questione se as duas jogadoras acertaram. Destacar a fala explicativa do erro de Raquel nesta rodada, pois é normal os alunos trazerem para os números decimais a regra de ordenação dos números naturais, onde neste caso o 9 jamais seria maior que 24 e 45.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de ordenação de números decimais.

Discuta com a turma:

? A ordenação de Miranda está correta?

? A ordenação de Raquel está certa?

? O que você observou para saber se estava certo as duas jogadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre as estratégias de ordenação, registrar com eles o passo-a-passo de como deve ser feito.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

? Qual a ordem seguida para ordenar os números?

? Que devemos fazer quando os números decimais comparados possuem o mesmo algarismo na mesma ordem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula.

Propósito: Realizar uma um fechamento das ideias trabalhadas na aula.

Discuta com a turma:

? Onde fica localizado a ordem dos décimos em um número decimal?

? E os centésimos e milésimos?

? Como deve ser observado os números decimais para saber qual o maior?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e entenderam o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos construídos a respeito de ordenação de números decimais.

Discuta com a turma:

? O que os números decimais representam nesta situação?

? Quais ordens aparecem nos números que observaremos?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano