9476
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Figuras planas em ambientes

POR: Cibele Cristina Escudero 16/07/2018
Código: MAT2_15GEO02

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre fazer observações em ambientes da escola localizando figuras planas; Analisar, localizar e diferenciar as figuras planas como: retângulo, círculo, quadrado e triângulo

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?


Este plano de aula foi desenvolvido pelo Time de Autores de NOVA ESCOLA.

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentora: Cibele Diogo Kimura

Especialista da área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

Reconhecer as figuras planas  em diferentes posições em ambientes.

Objetivos específicos

Fazer observações em ambientes da escola localizando figuras planas;

Analisar, localizar e diferenciar as figuras planas como: retângulo, círculo, quadrado e triângulo de acordo com a característica da medida dos lados.

Conceito-chave

Figuras planas.

Recursos necessários

  • Lápis
  • Borracha
  • Folha de sulfite
  • Folha das atividades.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer o que são figuras planas e alguns exemplos. Verifique quais figuras eles conseguiram exemplificar como figuras planas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles nomeie cada uma delas. Posteriormente explore algumas com eles.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, quais são alguns exemplos de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Tem mais alguma figura que posso considerar como plana?
  • O círculo é considerado como figura plana ou não plana? Sabe me explicar porquê?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.

Explique que eles irão circular por três ambientes da escola sendo: pátio, quadra e refeitório e observar qual objeto tem a forma de figuras planas. Deverão registrar o local, o objeto e a figura plana. Ex: quadra de basquete (local) - tabela de basquete/chão da quadra (objeto) - retângulo (figura plana).

Observe como eles discutem nos ambientes da escola, circule por eles e verifique como eles estão registrando o que eles perceberam.

Após localizar três exemplos, os alunos retornarão para a classe para socializar com a turma os aspectos observados e registrados.

Em seguida realizarão a segunda etapa da atividade.

OBS: Caso a professora perceba que esses ambientes não são convenientes para exploração, poderá substituí-los.

Propósito: Fazer com que os alunos localizem e registrem, dentro do ambiente escolar, as figuras planas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram nos ambientes da escola?
  • Qual ambiente você localizou mais objetos com formato de figura plana?
  • Qual formato vocês mais identificaram no ambiente da escola? Qual foi o que menos apareceu?
  • Vocês conseguiram nomear as figuras planas encontradas?

Materias Complementares para impressão:

Atividade Principal - Parte 1

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.

Explique que após a socialização da parte 1 dos registros realizados, os alunos deverão observar a “tira descritiva” disponibilizada sobre a mesa da dupla que você professor irá colocar e de acordo com a indicação escrita na tira, deverão selecionar dentre as figuras disponibilizadas na caixa, aquela que corresponde a indicação pertencente a dupla. Retornarão a mesa para as discussões.

Enquanto eles realizam a atividade, circule por eles e observe como eles discutem no momento em que pegam a tira. Esses momentos são importantes para que o professor perceba as dificuldades encontradas pelos alunos a fim de realizar as comparações durante as discussões das resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos, identifique as figuras planas de acordo com suas características.

Discuta com a turma:

  • Qual característica foi selecionada para cada dupla?
  • Como vocês realizaram a discussão na dupla para conseguirem localizar a figura plana na caixa?

Materias Complementares para impressão:

Atividade Principal - Parte 2

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam identificar, nomear e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo e círculo) em diferentes posições no ambiente escolar.

Enquanto os alunos observam os ambientes da escola e realizam o registro, a professora deverá circular por eles e verificar se as duplas consideraram o mesmo objeto observado de maneiras diferentes. Ex: observaram a janela do pátio e uma dupla registrou como retângulo e outra como quadrado. Caso ocorra situações como esta, a professora deverá levar para discussão no quadro, a fim de que eles percebam as diferenças entre o objeto analisado e a figura registrada.

Propósito: Fazer com que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes soluções encontradas na análise dentro do ambiente escolar relacionadas às figuras planas.

Discuta com a classe:

  • O que vocês perceberam nos dois registros já que o objeto era o mesmo?
  • Que figura esse objeto tem de formato? Que nome têm essa figura?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Ela é a continuidade da atividade. Neste momento, a professora deve levar para o quadro as resoluções de algumas duplas, mas que proporcionam discussões, a fim de que haja reflexão.

Por exemplo: Você pode colocar a resolução de duplas no qual estavam com a mesma tira “Três lados diferentes” sendo que as escolhas das figuras foram: dupla 1: triângulo equilátero e dupla 2: triângulo escaleno.

Essas são situações que podem gerar boas reflexões acerca de suas características.

Propósito: Fazer com que os alunos durante a socialização perceba as diferentes resoluções em uma mesma tira e que saiba verificar a correta .

Discuta com os alunos:

Quando na tira está escrito: três lados diferentes:

  • Que tipo de figura vocês conseguem imaginar?
  • O que ela é de diferente do que quando falamos que são três lados iguais? Alguém sabe explicar porque chegou nessa conclusão?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade deixando claro que encontramos diversas figuras planas nos ambientes em que vivemos e que devemos sempre prestar atenção nos seus lados, pois nem sempre ter o mesmo número de lado significa que terão o mesmo tamanho, ou seja, a mesma medida.

Propósito: Fazer com que os alunos depois de terem vivenciado a aula toda, percebam as diferentes imagens de figuras planas nos ambientes e as suas características.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês perceberam durante a análise dos ambientes?
  • Por que algumas duplas mesmo estando com tiras com a mesma indicação selecionaram na caixa figuras diferentes? Como resolvemos isso? Alguém consegue explicar?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Contextualize aos alunos que na aula de hoje, eles observaram, nomearam e discutiram as características de algumas figuras planas encontradas na estrutura da escola durante o percurso e que nesta atividade, eles irão desenhar o que falta para formar a casa de Dona Julieta, utilizando as figuras que eles estudaram.

Leia o enunciado e oriente que a atividade será realizada individualmente. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo desenhar as figuras de acordo com sua nomenclatura. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo. Separe um momento para colocar a imagem no quadro e verificar como ficaria o desenho após as orientações e comparar com os demais alunos da classe.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam no desenho os conhecimentos adquiridos sobre figuras planas durante a aula.

Discuta com os alunos:

  • Como vocês estão desenhando o telhado?
  • Vocês já descobriram qual o formato da piscina? O retângulo possui quantos lados?

Materiais Complementares para Impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi desenvolvido pelo Time de Autores de NOVA ESCOLA.

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentora: Cibele Diogo Kimura

Especialista da área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

Reconhecer as figuras planas  em diferentes posições em ambientes.

Objetivos específicos

Fazer observações em ambientes da escola localizando figuras planas;

Analisar, localizar e diferenciar as figuras planas como: retângulo, círculo, quadrado e triângulo de acordo com a característica da medida dos lados.

Conceito-chave

Figuras planas.

Recursos necessários

  • Lápis
  • Borracha
  • Folha de sulfite
  • Folha das atividades.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes