14764
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Preparando uma salada de frutas com os bebês

Nesta atividade, as crianças irão acompanhar a preparação de uma salada de frutas e observar a transformação dos vegetais in natura nessa receita

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Rozemar Messias Candido dos Santos

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo durante a preparação de um bolo de laranja. Mostre o processo de transformação dos ingredientes durante a receita. Conte que essa receita é da sua avó, e gosta muito dela porque se lembra da época quando era criança. Se tiver uma foto dessa época, mostre-a para contextualizar melhor. Encerre com um convite: “Que tal cozinhar juntos uma receita de família?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Sugira que utilizem uma receita de família com os ingredientes que tiverem em casa. Convide as famílias a encaminhar uma foto ou vídeo enquanto elaboram a receito, bem como do resultado. Se possível, sugira ainda que um familiar registre a preparação enquanto outro acompanha o bebê, para garantir sua segurança durante a proposta.

Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição em que ele possa participar ativamente de todo o processo. Oriente que nomeiem os ingredientes e expliquem as ações, chamando a atenção do bebê para as transformações que acontecem com as misturas e convidando-o a fazer junto. Proponha que permitam e validem as iniciativas do bebê; assim, haverá novas descobertas a partir da exploração do que estiver disponível. Por exemplo: o bebê poderá manipular a laranja do bolo, sentindo seu formato, cheiro, gosto, textura etc. Proponha também momentos divertidos entre eles, como um batuque animado com a colher de pau nos potes da cozinha. Serão lembranças evocadas a partir da receita de família e revividas de forma afetiva entre os envolvidos, o que pode fortalecer o vínculo de confiança agora que estão em casa durante esse momento de crise.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar para você os registros e as receitas. Socialize-os com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a fazer também. Reúna-os num arquivo digital utilizando o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo, para compor um livro de receitas da sua turma. Envie-o pela plataforma que sua rede esteja utilizando para se comunicar no momento. Quando retornarem à escola, você pode expor esse material e compartilhá-lo com a comunidade escolar, oportunizando momentos de memórias afetivas que são fundamentais para apoiar o processo de retomada do convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_25UND04

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas