14763
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Exploração de caixas

Nesta proposta, as crianças irão brincar com caixas de diversos tipos e tamanhos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

Apresente a proposta
Selecione fotos de crianças brincando com caixas de diversos tipos e tamanhos. Verifique na sua escola se há registros desses momentos; se tiverem, será ainda mais significativo. Envie pela plataforma que tem utilizado em sua rede ou via WhatsApp. Conte para as famílias como faziam na escola e diga que agora podem dar continuidade a essa proposta no contexto domiciliar, ampliando as experiências para que o bebê continue se desenvolvendo em casa. Com a intenção de aguçar a vontade de fazer, já convide: “Que tal experimentarem fazer juntos uma proposta bem divertida com exploração de caixas?”

Adaptações necessárias
Considerando o contexto familiar e a recomendação de não saírem de casa, oriente para que usem as caixas que já têm ali, limpas e higienizadas. Se for possível encapar com fotos e figuras, conforme sugerido no plano, será ótimo. Se não dispuserem de materiais para isso, a atividade poderá ser feita do mesmo modo, porque as caixas em si instigam a curiosidade e favorecem a interação dos bebês, gerando descobertas bem interessantes.

Sugira às famílias
Convide e sugira que o bebê esteja envolvido já no preparo, ao encapar e colar fotos e imagens chamativas. Oriente para que separem os materiais, nomeando os mesmos e também as ações e reações envolvidas no processo. Oriente também para que o bebê possa explorar de acordo com seus interesses e possibilidades. É importante que o adulto esteja presente e acompanhe o bebê em todos os momentos a fim de evitar acidentes, validando as iniciativas e chamando atenção para possíveis brincadeiras que surgirem. Por exemplo: uma caixa pode servir de apoio para o bebê que está aprendendo a ficar de pé. Um bebê menor pode ser convidado a entrar na caixa e reagir demonstrando desconforto, então o familiar poderá favorecê-lo oferecendo seu corpo como brinquedo, fazendo a brincadeira da formiguinha com seus dedos pela perna do bebê, gerando cócegas e tornando o momento leve e divertido. Depois, pode fazer com os dedos a formiguinha passeando na caixa, favorecendo a aproximação de outra forma. Proponha também que empilhem e derrubem caixas, outra rica exploração que tornará esse momento animado e divertido!

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a realizar a brincadeira com caixas e a fazer o registro (foto, vídeo, áudio etc.) desses momentos valiosos. Peça que compartilhem com você pela plataforma que estejam utilizando para se comunicar. Socialize com as demais famílias para que se sintam estimuladas a participar também, e aprendam umas com as outras diferentes formas de explorar esse rico recurso que os bebês amam. Organize os registros e monte um mural na escola quando retornarem. O mural poderá ser montado também digitalmente, com o Apresentações Google (disponível aqui), e encaminhado pela plataforma de comunicação que estejam utilizando. Desta forma, as famílias se sentirão parte desse processo e perceberão que a casa e a escola estão juntas na ação de educar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_08UND04

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas