14761
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Cuidando da horta

Nesta proposta, as crianças conhecerão quais são as ações necessárias para cuidar das plantas da escola.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza

Cuidando da horta

Apresente a proposta
Para essa proposta, solicite que os familiares disponibilizem uma planta que tiverem em casa, propondo que as crianças participem das ações necessárias para cuidarem dela. Grave um pequeno vídeo demonstrando essas ações de forma animada, como: afofando a terra e colocando água. Explique que você teve esse cuidado pois observou que a terra estava seca e compactada, e conte como faz para acompanhar o crescimento e bom desenvolvimento da planta. Conclua dizendo que esta é uma maneira das crianças se relacionarem com a natureza nesse momento de isolamento e enfatize o quanto isso é importante.

Envie as orientações por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Convide as famílias para acompanharem as crianças a conhecerem quais são as ações necessárias para cuidar das plantas da casa. Oriente que acompanhem-nas, para que as manipulações sejam seguras. Peça para registrarem esses momentos e enviarem para você.

Sugira às famílias
Oriente os familiares para conversarem e favorecerem a exploração de acordo com as plantas que tiverem em casa, observando para detectarem quais são as necessidades e providenciando o que for necessário a partir disso (mais água ou completar a terra, por exemplo). Sugira que oportunizem o desenvolvimento das hipóteses levantadas, à medida que pensarem nas ações e acompanharem o desenvolvimento da planta através dos cuidados necessários. Proponha que esse momento seja animado, ao ouvirem músicas para crianças inspiradas na natureza (clique aqui para acessar a seleção da professora Carol Thomé, do site “Ser criança é natural”).

Para compartilhar com o grupo
Reúna e compartilhe os registros recebidos com a turma, para que outras famílias se sintam estimuladas a fazerem essa atividade. Você pode usar o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. No retorno, exponha os registros da forma que costumam fazer na sua escola. Isso irá facilitar a readaptação através das memórias afetivas evocadas por essas experiências que tiveram em casa.

 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_32UND03

(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas