Nesta atividade, as crianças trazem vegetais de casa e os apresentam aos colegas. Eles também podem degustá-lo ou utilizá-lo para brincadeiras.
Experimentando vegetais
Apresente a proposta
Envie uma breve mensagem às crianças perguntando quais vegetais elas gostam de comer em casa e solicitando que enviem uma foto, se possível. Reúna o material pelo Apresentações Google (disponível aqui), e inclua as de sua preferência, contando que prepara algum prato bem saboroso a partir dela.
Aproveite e faça o convite:
- Tive uma ideia, que tal trocarmos receitas bem gostosas a partir desses vegetais que vocês enviaram?
Envie as orientações pela plataforma de comunicação que estiverem usando ou por Whatsapp.
Adaptações necessárias
Convide as famílias a enviarem as fotos dos legumes que as crianças mais gostam. Depois, oriente que brinquem que estão cozinhando e preparando comidinha de faz de conta, da forma que costumam comer em casa. Sugira que as famílias compartilhem esses registros, juntamente com as receitas. Se for possível, também podem fazer a receita e degustar em família.
Sugira às famílias
Sugira que os familiares convidem as crianças para brincarem de cozinhar o legume preferido. Oriente que envolvam-nas na separação dos utensílios e demais materiais necessários para montarem a brincadeira. Sugira que instiguem as crianças sobre os tipos de alimentos que viram no material que você enviou, ampliando o repertório delas para o que já conhecem sobre os legumes e a forma de preparo da receita.
Proponha que brinquem de misturar e experimentar os sabores diferentes usando a imaginação. Depois, caso optem por cozinhar a receita, oriente-os a favorecerem a associação de ideias no sentido de experimentarem novos sabores. Desta forma, poderão incorporar naturalmente essas sugestões de forma leve e gradual, a partir da aceitação das crianças.
Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares enviarem os registros da proposta e agregue esse material ao arquivo digital já iniciado, gerando um “Livro de comidas preferidas da turma”. À medida que compartilha os registros com as famílias, estimula que participem mais e troquem experiências entre elas.
No retorno, selecione algumas imagens e coloque na sala de referência para recepcionar as crianças. Essa será uma estratégia para apoiar a transição, durante a readaptação escolar, através de memórias afetivas construídas em casa, agora associadas ao contexto escolar, de forma recíproca.
Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca
Código: EDI2_32UND04
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes